Parque Nacional de Pacaás Novos
Parque Nacional de Pacaás Novos

Turismo no Parque Nacional de Pacaás Novos

O Parque Nacional de Pacaás Novos é um dos destinos brasileiros voltados ao ecoturismo e pouco conhecido no país, está localizado no extremo-oeste do estado de Rondônia (RO).

O Parque Nacional Pacaás Novo possui 764 mil hectares distribuídos por 650km quadrados e distribuído por oito municípios.

Parque Nacional de Pacaás Novos

Fundado no final da década de 70 com o intuito de proteger a biodiversidade da região, a imensa unidade de conservação é praticamente intocada e possui uma grande variedade de espécies animais e vegetais oriundas da Amazônia. Aliás o parque abriga ainda uma reserva indígena onde vivem indígenas das etnias Uru-Eu-Wau-Wau e Uru-Pa-In.

Parque Nacional de Pacaás Novos. Foto: Emanoel Javoski.

Vale ressaltar, porém, que embora essa seja uma das regiões mais bonitas do Norte do país, a infraestrutura do local é praticamente inexistente, pois como se trata de uma Unidade de Conservação, a exploração turística não foi tão difundida quanto em outros lugares da Amazônia.

Hotel na Selva Amazônica do Parque Nacional de Pacaás Novos. Hotel na Selva Amazônica. Foto: Drone Ariquemes.

Agora, se você está pretendendo viver uma experiência única e é daqueles que não dispensa o ecoturismo, turismo de aventura e boas doses de adrenalina, esse é o lugar.

Cachoeiras no Parque Nacional de Pacaás Novos
No Parque Nacional de Pacaás Novos possuem diversas cachoeiras. Foto: Araquém Alcântara.

O que é uma Unidade de Conservação?

Antes de continuar falando sobre o destino, é bacana entender melhor o que são Unidades de Conservação. Bem, uma Unidade de Conservação nada mais é do que uma área natural demarcada e protegida pelo Poder Público com o objetivo de preservar fauna, flora e assegurar às populações tradicionais que nelas vivem, como comunidades ribeirinhas e populações indígenas, por exemplo, o uso de recursos naturais para sua subsistência. Portanto no caso do Parque Nacional de Pacaás Novos, trata-se de uma APA (Área de Proteção Ambiental).

Como chegar ao Parque Nacional de Pacaás Novos

O acesso à região não é dos mais fáceis, afinal, estamos falando de uma Unidade de Conservação. Seja como for, o acesso pode ser feito por via aérea, terrestre ou fluvial.

Por via terrestre, a mais utilizada, o visitante deve fazer o seguinte: sair de Porto Velho, seguir pela BR-364 até o município de Ariquemes, em um trajeto de 205km ao todo. Em seguida, deve-se virar à direita na BR-421 e seguir por mais 50km até o município de Montenegro – mais 60km – até o município de Campo Novo. Por fim, de Campo Novo até o Parque Nacional de Pacaás Novas são mais 40km.


Pela dificuldade de acesso, é necessário consultar o IBAMA e o órgão responsável pela administração do parque, no caso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para verificar disponibilidade à visitação.

Quando ir

Ainda que não haja uma época específica para se visitar o parque, a nossa dica é que você visite a região entre os meses de junho, julho e agosto – época de seca e com temperaturas mais amenas que giram em torno dos 25ºC.

Atrativos

Foto da Serra. Foto: Flávio Terassini.

O Parque Nacional de Pacaás Novos oferece diversos atrativos naturais como cachoeiras, pequenos rios, regiões montanhosas e florestas majestosas. Além disso, a área abriga o Pico do Tracoá, ponto mais elevado de Rondônia com (impressionantes) 1.130 metros de altitude.

Para mais informações sobre o parque e seus arredores, clique aqui (http://www.icmbio.gov.br/portal/parna-de-pacaas-novos).

E aí? Já tinha ouvido falar no Pacaás Novos? Deixe aí nos comentários!

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.