Passeios Imperdíveis em Belém do Pará
Passeios Imperdíveis em Belém do Pará

Passeios Imperdíveis em Belém do Pará para curtir a natureza

Explore 10 passeios imperdíveis em Belém do Pará para mergulhar na exuberante natureza da Amazônia. Além de ser reconhecida pela UNESCO como a Cidade Criativa da Gastronomia, Belém é um tesouro de patrimônio histórico e cultural, além de oferecer inúmeras oportunidades para o ecoturismo.

Situada no coração da Floresta Amazônica, Belém do Pará é uma cidade que harmoniza perfeitamente sua modernidade com suas ricas raízes culturais e tradições do passado. Aqui, você não precisa percorrer longas distâncias para se conectar com a natureza. Ao explorar a cidade, seus parques ecológicos e as incríveis 18 ilhas que a cercam, você descobrirá que a proximidade com a beleza natural é surpreendentemente acessível.

Devido a sua posição geográfica, Belém do Pará é considerada a porta de entrada para a Amazônia. Situada às margens do Rio Guamá, na foz do Rio Amazonas, o acesso por ela pode ser vias aéreas, terrestres e marítimas. A cidade é bastante úmida e chove quase todos os dias durante o ano. Mas nada que atrapalhe, pois a maioria são passageiras e com hora marcada.

10 Passeios Imperdíveis em Belém do Pará para curti a natureza da Amazônia

1 – Mangal da Garças

Passeios Imperdíveis em Belém do Pará. Mangal das Garças. Mangal da Garças. Foto: Marcos Rodrigues. 

O Mangal das Garças, um dos principais pontos turísticos de Belém do Pará, é considerado um dos cinco melhores parques do Brasil. Apesar do nome, este parque abriga não apenas garças, mas também uma diversidade de outras aves que voam livremente pelo local, além de uma variedade de outros tipos de animais. Um passeio pelo parque é uma oportunidade única para explorar a rica fauna e flora da Amazônia.

Este é um parque naturalista, situado em uma área alagada de impressionantes 40.000 metros quadrados, às margens do Rio Guamá. Foi revitalizado e transformado em um verdadeiro paraíso, oferecendo entrada gratuita para os visitantes, exceto nos espaços de visitação monitorada, que incluem o Borboletário José Márcio Ayres, o Farol de Belém, o Viveiro das Aningas e o Memorial Amazônico da Amazônia.

Entrada: Franca
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9 às 18h.
Endereço: R. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha
Restaurante Manjar das Garças: Terça a quinta-feira das 12h às 15h e das 20h à 0h

2 – Jardim Botânico Da Amazônia – Bosque Rodrigues Alves

Jardim Botânico Da Amazônia - Bosque Rodrigues Alves. Jardim Botânico Da Amazônia – Bosque Rodrigues Alves. 

Outro destino imperdível para os amantes da natureza em Belém do Pará é o Jardim Botânico da Amazônia, também conhecido como Bosques Rodrigues Alves ou Jardim Zoobotânico da Amazônia. É um refúgio sereno e tranquilo, ideal para contemplar a rica fauna e flora amazônica sem pressa.

Este oásis de mata nativa amazônica, inaugurado em 1883, abriga uma incrível diversidade de mais de 80 mil espécies de plantas e animais. Enquanto você percorre suas trilhas e se entrega à beleza da natureza, esquecerá completamente que está dentro de uma grande cidade urbana.

Entrada: R$ 2
Horário de visitação: de terça a domingo, das 8 às 17h.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 2453 – Marco.

3 – Ilha de Mosqueiro

Ilha de Mosqueiro em Belém do Pará Ilha de Mosqueiro em Belém do Pará. Foto: Eloi Raiol. 

Praia de rio com ondas? Sim, você leu certo! Na encantadora Ilha de Mosqueiro, situada a 70 km do centro de Belém, você pode desfrutar de mais de 20 praias que variam de faixas de areia branca à beira do rio a pitorescos igarapés.

Além de suas belas praias, a Ilha de Mosqueiro também é famosa por seus chalés do século XIX, que exibem traços arquitetônicos europeus. Geralmente, as praias da ilha são tranquilas, proporcionando um ambiente perfeito para relaxar, a menos que seja um feriado ou período de férias, quando podem ficar mais movimentadas.

Uma parada imperdível é a renomada Tapiocaria, uma das principais atrações da ilha. Não deixe de experimentar a deliciosa tapioca molhada, uma variação da tradicional tapioca paraense, que é regada com leite de coco, proporcionando um sabor autêntico da região.

4 – Ilha de Cotijuba

Praia em Belém do Pará: Praia da Saudade, umas das melhores praias do Pará
Praia da Saudade. Foto: @BudaRaoníAverequete

Outra joia das ilhas de Belém que merece sua visita é a encantadora Ilha de Cotijuba. Esta ilha rústica é um verdadeiro paraíso, com suas 11 praias paradisíacas que vão encantar os amantes da natureza. Cotijuba é uma área de proteção ambiental, onde a entrada de carros e motos é estritamente proibida. No entanto, você pode se locomover pela ilha usando veículos autorizados, como mototáxis, motorretes (semelhantes aos tuk-tuks comuns na Ásia) e bondinhos, que são tratores puxando um ou dois vagões de passageiros.

Essa restrição de veículos motorizados ajuda a preservar a beleza natural e o charme rústico da Ilha de Cotijuba, tornando-a um refúgio perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

5 – Ilha do Combú

Passeios Imperdíveis em Belém do Pará. Ilha do Combú. Ilha do Combú. Foto: Divulgação. 

Outra ilha fascinante em Belém que merece sua visita é a pitoresca Ilha do Combu. Você só pode chegar lá de barco, tornando-a um destino bastante exclusivo. Nos fins de semana, ela atrai muitos visitantes graças aos seus diversos restaurantes espalhados por toda a ilha, oferecendo uma autêntica experiência gastronômica amazônica. Além disso, é um local perfeito para se conectar com a natureza da Amazônia e se refrescar nas águas do Rio Guamá.

Se você busca um dia tranquilo, onde possa saborear a deliciosa culinária da região amazônica e desfrutar de vistas panorâmicas de Belém, a Ilha do Combu é a escolha ideal. Surpreendentemente, esse destino é muito apreciado pelos moradores locais, mas ainda é pouco explorado pelos turistas. Portanto, não deixe de incluí-lo em seu roteiro de turismo em Belém do Pará. A experiência certamente valerá a pena.

6 – Parque do Utinga

Parque do Utinga em Belém do Pará Parque do Utinga. Foto: Divulgação. 

O espaço ecológico mais frequentado pelos moradores de Belém do Pará, ideal para aqueles que desejam estar em contato direto com a natureza, é o Parque do Utinga, também conhecido como Parque Estadual do Utinga. Este parque foi criado com o objetivo de proteger ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, além de promover a pesquisa científica e fomentar atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico. É um lugar onde os visitantes podem observar a rica fauna da região amazônica, com destaque para a ararajuba.

Com uma área equivalente a 1400 campos de futebol, o Parque do Utinga está estrategicamente localizado entre os municípios de Belém e Ananindeua. Além de preservar parte da excepcional biodiversidade da Amazônia, oferece uma ampla gama de atividades de lazer para os visitantes. Entre elas, destacam-se trilhas na mata, passeios de bicicleta, passeios de barco, boia-cross, stand-up paddle, caiaque e até mesmo uma área para a prática de rapel. É um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre.

Entrada: Franca
Horário de visitação: Todos os dias, exceto às terças-ferias, das 6:00 às 17:00h.
Endereço: Avenida João Paulo II, S/nº, Curió-Utinga.

7 – Passeios de Caiaque ou stand up paddle pela Baía de Guajará

Passeios de Caiaque ou stand up paddle pela Baía de Guajará em Belém do Pará. Passeios de Caiaque ou stand up paddle pela Baía de Guajará. Foto: Marenteza Canoagem.

Se você é apaixonado por turismo de aventura e ao mesmo tempo aprecia a beleza da natureza, um passeio de caiaque ou stand up paddle pela Baía de Guajará em Belém é uma experiência imperdível.

Explorar a baía de Guajará é uma excelente escolha para se conectar com a natureza e, com um pouco de sorte, talvez até aviste um boto pelo caminho. Esses passeios costumam ser realizados nos fins de semana e feriados, mas também é possível encontrar opções para aproveitar a tranquilidade da manhã bem cedo.

8 – Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi

Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Foto: Divulgação. 

O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil. Fundado em 1895, é o mais antigo Parque Zoobotânico do país, dedicado ao estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia.

Este museu é uma referência internacional em diversas áreas de pesquisa, incluindo geografia, geologia, climatologia, agricultura, fauna, flora, arqueologia, etnologia e museologia. Além de seu compromisso com a produção de conhecimento sobre a Amazônia, o Museu Paraense Emílio Goeldi também oferece espaços de lazer muito apreciados.

No parque, mais de 1.790 animais de 80 espécies amazônicas vivem em cativeiro e em áreas de preservação, com um notável sucesso na reprodução. Além disso, o museu abriga exemplares de mais de 500 espécies de plantas, contribuindo significativamente para a conservação e estudo da riqueza da Amazônia.

Hoje em dia, a coleção viva do Museu Goeldi é formada por animais vítimas do desmatamento e do tráfico ilegal, trazidos por órgãos ambientais.

Entrada: R$ 3,00
Horário de visitação: Todos os dias, exceto às segundas-ferias, das 9:00 às 16:15.
Endereço: Av. Gov Magalhães Barata, 376 – São Brás.

9 – Ilha dos Papagaios

Ilha dos Papagaios em Belém do Pará. Ilha dos Papagaios. Foto: Divulgação. 

Se você deseja testemunhar o nascer do sol na Amazônia e presenciar o espetáculo do despertar de uma revoada com mais de 4 mil papagaios em uma ilha, então não deixe de considerar um passeio fluvial até a Ilha dos Papagaios.

Diversas empresas de turismo oferecem passeios fluviais ao longo da orla e das ilhas de Belém, incluindo a emocionante visita à Ilha dos Papagaios. Este passeio requer uma dose adicional de disposição, já que você terá que acordar bem cedo para presenciar o nascer do sol e a incrível revoada dos papagaios durante esse período.

A aventura começa ao amanhecer, e os preços podem variar de R$ 130 a R$ 200, dependendo da agência de turismo escolhida e do roteiro específico oferecido. É uma experiência inesquecível que vale cada centavo investido para quem deseja vivenciar a magia da Amazônia em sua plenitude.

10 – Pôr do Sol na Estação das Docas

Passeios Imperdíveis em Belém do Pará. Estação das Docas. Estação das Docas. Foto: Divulgação. 

Por fim, nossa jornada de turismo em Belém do Pará culmina na Estação das Docas, um dos destinos mais populares tanto para os moradores locais quanto para os turistas. Este espaço encantador abriga uma variedade de bares e restaurantes à beira da Baía do Guajará, oferecendo uma vista deslumbrante.

Além disso, a Estação das Docas possui um museu, um teatro, lojas de artesanato e espaços culturais, tornando-se um local completo para entretenimento e cultura. Sua excelente infraestrutura o tornou uma referência nacional em turismo e lazer. É, sem dúvida, um dos melhores lugares para apreciar a gastronomia paraense, desfrutar do espetáculo do pôr do sol e contemplar a imensa beleza da Amazônia à beira da Baía do Guajará.

Belém do Pará possui a gastronomia melhor avaliada por turistas estrangeiros segundo o Ministério do Turismo. Também faz parte do seleto grupo de Cidades Criativas da Gastronomia pela UNESCO. Portanto é uma ótima cidade também para o turismo gastronômico.

Conclusão: Se você sonha em conhecer a Amazônia, considere fortemente Belém do Pará como sua a porta de entrada

Você está absolutamente correto! Para desfrutar de um turismo de natureza na Amazônia, não é necessário percorrer longas distâncias dentro da floresta. Cidades como Belém do Pará e Manaus, no Amazonas, oferecem excelentes atrativos para o ecoturismo pertinho ou dentro das suas cidades.

COMPARTILHE:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.