As 10 melhores Praias do Pará
As 10 melhores Praias do Pará

As 10 Melhores Praias do Pará

Praias da Amazônia

É incrível como o estado do Pará, situado na região norte do Brasil, se destaca não apenas por sua rica biodiversidade amazônica, mas também por suas praias paradisíacas, muitas das quais ainda são pouco conhecidas pelos brasileiros. A diversidade de praias que o Pará oferece é realmente impressionante, incluindo praias de água doce, água salgada e água salobra (uma mistura de água doce e água salgada).

É um convite para explorar e desfrutar das maravilhas naturais que o Pará tem a oferecer, com uma variedade de praias incríveis esperando para serem descobertas.

As 10 Melhores Praias do Pará

1 – Praia do Amor – Alter do Chão ( Santarém)

A Praia do Amor está entre as melhores Praias do Pará e uma das mais belas do BrasilPraia do Amor. Foto: Divulgação.

A Praia do Amor é, sem dúvida, um dos tesouros naturais mais deslumbrantes do Pará e figura entre as praias mais bonitas do Brasil. Localizada em Alter do Chão, um distrito de Santarém, a Praia do Amor é caracterizada pela presença de vários restaurantes que oferecem cadeiras e mesas para seus visitantes às margens do Rio Tapajós. É um local perfeito para relaxar e apreciar a singular beleza natural desta região da Amazônia.

2 – Praia de Joanes – Marajó – Salvaterra

Praia de Joanes no município de Salvaterra na Ilha de Marajó.

A Praia de Joanes, situada na Ilha de Marajó, que é o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo (cercado por rios de um lado e pelo mar do outro), é realmente um dos cenários ecológicos mais importantes do Brasil. Esta bela praia está localizada em uma vila histórica, conhecida por sua tranquilidade, e oferece alguns restaurantes que servem deliciosas comidas regionais. É um lugar encantador para aproveitar a beleza natural e a culinária típica da região.

3 – Praia do Pesqueiro – Marajó ( Soure )

Praia do Pesqueiro em Soure.Praia do Pesqueiro no município de Soure na Ilha de Marajó.

A extensa Praia do Pesqueiro na Ilha de Marajó oferece uma variedade de cenários que mudam de acordo com as marés, criando pequenas piscinas naturais em algumas áreas. Sua natureza é verdadeiramente exótica, destacando-se especialmente pelas imponentes árvores de manguezal que se espalham pela praia. Além disso, essa praia é ideal para fazer passeios de bicicleta e explorar todos os detalhes da sua rica natureza. É um destino que convida os visitantes a apreciarem a beleza única dessa região marajoara.

4 – Praia da Princesa – Ilha de Maiandeua

Praia da Princesa em Algodoal.

A deslumbrante Praia da Princesa está situada no vilarejo de Algodoal, que faz parte da Ilha de Maiandeua. Essa ilha é banhada pelo Oceano Atlântico e é parte de uma Área de Proteção Ambiental. Embora o vilarejo de Algodoal tenha uma boa infraestrutura, com bares e pousadas, isso de forma alguma tira a tranquilidade daqueles que buscam paz e contato com a natureza. É um local verdadeiramente encantador para desfrutar da beleza natural e da serenidade dessa região.

5 – Praia de Fortalezinha – Ilha de Maiandeua

As melhores praias do Pará: Praia de Fortalezinha na Ilha de Maiandeua.
Praia de Fortalezinha, Ilha de Maiandeua.

Praia de Fortalezinha, que dá nome ao vilarejo local. Essa região da ilha é ainda mais rústica, e do alto de seu morro, os visitantes podem contemplar uma vista panorâmica deslumbrante da Praia de Fortalezinha.

Embora Algodoal e Fortalezinha estejam localizados na mesma ilha, a recomendação é passar pelo menos um dia em cada um dos vilarejos para aproveitar ao máximo a singularidade de cada lugar e desfrutar das belezas que eles têm a oferecer. É uma maneira maravilhosa de explorar a diversidade da Ilha de Maiandeua

6 – Praia do Maguari (Belterra)  

Praia no Tapajós: Praia do Maguari.Praia do Maguari. Foto: Amazônia DC.

A Praia do Maguari, localizada em Belterra, é uma área de preservação ambiental inserida na Floresta Nacional do Tapajós e é administrada pelo ICMBio. O acesso a essa linda e tranquila praia é realizado exclusivamente por meio de passeios de barco e lancha, proporcionando uma experiência única de estar em plena Floresta Amazônica. É um destino que permite aos visitantes desfrutarem da natureza intocada desse ambiente preservado.

7 – Praia do Muretá – (Santarém)

Praia do Mureta, uma das mais belas Praias do ParáPraia da Mureta. Foto: Rio Paramotor

Essa praia deserta é perfeita para contemplar um esplêndido pôr-do-sol na Amazônia. Para chegar até ela, é necessário fazer passeios de barco, que proporcionam uma experiência única. Além da bela vegetação que cerca a praia, há também um tranquilo lago onde os turistas podem se refrescar, tornando-a um local ideal para desfrutar da natureza intocada da região.

8 – Praia do Atalaia (Salinas)

Praia de mar na Amazônia: Praia do AtalaiaPraia do Atalaia. Foto: Divulgação.

A praia mais badalada do Pará é conhecida por sua extensa faixa de areia às margens do Oceano Atlântico, com uma excelente infraestrutura que inclui restaurantes, bares, pousadas e hotéis à beira-mar. Além da praia, essa região é caracterizada por suas dunas e por uma lagoa de água escura, conhecida como Lago da Coca-Cola. É um destino popular que oferece diversão, relaxamento e uma vista deslumbrante do oceano.

9  – Praia de Ajuruteua (Bragança)

Praia de Mar no Pará: Praia de Ajuruteua em Bragança.Praia de Ajuruteua. Foto: Expedição Pará

A Praia de Ajuruteua é caracterizada por sua areia fina e branca, mar de águas claras e ondas fortes, além de estar cercada por dunas e vegetação de mangue. Essa região é ideal tanto para aqueles que desejam descansar e relaxar quanto para os amantes de esportes radicais, como windsurf, kitesurf e surf. É um destino versátil que atende a diferentes gostos e interesses, proporcionando aos visitantes uma experiência única à beira-mar.

10 –  Praia da Saudade –  Ilha de Cotijuba (Belém)

Praia em Belém do Pará: Praia da Saudade, umas das melhores praias do ParáPraia da Saudade. Foto: @BudaRaoníAverequete

Belém, a capital do Pará, é realmente um lugar incrível com belas praias pouco exploradas pelos turistas. A cidade é composta por um arquipélago de 39 ilhas, muitas das quais escondem praias paradisíacas. Um exemplo é a Praia da Saudade, localizada na Ilha de Cotijuba. Essa é uma das praias mais tranquilas e bonitas da ilha. Com suas muitas palmeiras e árvores, oferece sombra e uma brisa agradável, tornando-a perfeita para quem busca paz, natureza e um refrescante banho de rio. É um verdadeiro refúgio natural em Belém.

Conclusão

As praias do Pará, embora muitas vezes pouco exploradas pelos turistas, revelam verdadeiros paraísos naturais àqueles que têm o privilégio de descobri-las. Com uma diversidade surpreendente, que vai desde praias de água doce a salgada, dunas, manguezais e lagoas, esses destinos oferecem não apenas belezas cênicas deslumbrantes, mas também a oportunidade de experimentar a cultura e a culinária únicas da região amazônica. Seja para relaxar à sombra de coqueiros, praticar esportes radicais ou simplesmente contemplar o pôr do sol na Amazônia, as praias do Pará cativam os corações dos viajantes em busca de experiências autênticas e contato íntimo com a natureza.

COMPARTILHE:

2 respostas

  1. Conheço as praias de mosqueiro,joanes,salinas,gostei muito de salinas,praia do atalaia, maravilhosa, recomendo,mas tem q ter cuidado com a enchente da maré é muito rápida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.