Como chegar no Jalapão
Como chegar no Jalapão

Como chegar no Jalapão? Ecoturismo no Tocantins

Saiba como chegar no Jalapão, este destino de ecoturismo que vêm sendo cada vez conhecido

As belezas naturais do Tocantins destacam-se por sua beleza singular, resultado do encontro dos biomas do Cerrado, Mata Atlântica e Amazônico. No Jalapão possui águas abundantes, chapadões e serras, dunas, cachoeiras, nascentes e impressionantes formações rochosas. Fique ligado, saiba como chegar no Jalapão, bem como nossas dicas de turismo.

Fervedouro Bela Vista, Jalapão. Fervedouro Bela Vista. Foto: Divulgação. 

O Parque Estadual do Jalapão possui uma área de 34 mil quilômetros, sendo os principais municípios para o turismo são: Ponte Alta, Mateiros e São Félix.

Saindo de Palmas, normalmente o roteiro turístico realizado começa em Ponta Alta, segue logo depois por Mateiros, vai para São Félix e retorna para Palmas.

Como chegar no Jalapão

Como chegar no Jalapão. Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas, Tocantins.

O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, está a cerca de 190 quilômetros do Parque Estadual do Jalapão. 

Como não há aeroportos próximos ao Jalapão, o único meio de se chegar ao destino é por via terrestre. Para os viajantes vindos de outros estados, a melhor opção é vir de avião até Palmas e de lá seguir de carro até o destino. O Aeroporto de Palmas recebe voos diretos vindos de São Paulo, Brasília e Goiânia e com escalas do restante do país.

Se a intenção é conhecer o Jalapão dirigindo por suas estradas, é altamente aconselhável alugar um veículo 4×4. Carros populares encontram-se grandes dificuldades para trafegarem por essas estradas que quase todas não são asfaltadas, visto que grande parte são de solo arenoso.

Como chegar no Jalapão. Carro 4x4 Como chegar no Jalapão. Carro 4×4.Foto: Renato Sarreto. 

Aliás se for alugar um carro, não deixa também de contratar um guia. Trafegar pelas estradas que não dispõe sinal de internet ou telefone e placas mal sinalizadas, ao deixar de contratar esse serviço poderá sofrer muitos perrengues.

Saindo de Palmas até Ponte Alta do Tocantins (160 km)

Considerada a porta de entrada do Jalapão, para chegar em Ponta Alta você segue pela TO-050 até o Porto Nacional, depois segue pela TO-255.

Saindo de Palmas até Novo Acordo (124 km)

Outra opção para chegar na região é pelo município Novo Acordo, para chegar nesse destino você segue pela BR-010 e depois pela TO-020.

Saindo de Ponte Alta até Mateiros ( 161 km)

Mateiros é onde concentra a maioria das atrações, para chegar ao município siga pela TO-255 ou TO-030, depois dirija-se para o TO-255, saindo de Novo Acordo.

Caso não queira fazer os passeios por conta própria, outras possibilidades de conhecer o Jalapão são através de agências de turismo e empresas especializadas. Nesse sentido poderá encontrar roteiros de 2 a 7 dias, alguns incluindo hospedagem.

Quando ir

O turismo no Jalapão pode ser feito o ano todo. A única ressalva, porém, é com o período de chuvas que vai de outubro a abril. Mesmo assim, como ocorre com qualquer outro destino, o Jalapão também tem seu período ideal para visitação que vai de maio a julho – nada de chuvas e nem de um tempo super seco que contribui para o desconforto nasal.

Custo

Um ponto alto para quem visita o Jalapão é não precisar organizar a viagem com antecedência por medo de o lugar ficar superlotado e os preços super salgados. Embora seja super viável ir por conta própria para o Jalapão, recomendamos que você contrate os serviços de uma agência de viagens para otimizar tempo e dinheiro.

Geralmente, os pacotes oferecidos pelas agências seguem um padrão, embora os valores variem de agência para agência. Os preços vão de 1200 a 2900 reais e o número de dias vai de dois a sete dias. Vale ressaltar ainda que, no geral, os pacotes podem ser parcelados e incluem: transporte, hospedagem, alimentação, serviços de guia, entrada das atrações. Em contrapartida, alguns pacotes não incluem hospedagem em Palmas que podem variar de 80 a 250 reais.

Checklist

Na hora de preparar sua bagagem, escolha por uma mochila ao invés de mala. E não se esqueça dos seguintes itens:

• Lanterna;

• Máscara de mergulho;

• Protetor solar;

• Repelente;

• Produtos de higiene pessoal;

• Roupa de banho;

• Toalha;

• Casaco leve;

• Casaco impermeável;

• Boné ou chapéu;

• Óculos de sol;

• Câmera fotográfica;

• Protetor labial;

• Carregador externo de bateria.

Dicas Principais

Agora que você já sabe como chegar no Jalapão. Confira nossas dicas de viagem, aliás elas são sempre bem-vindas, né? Veja só as que separamos para você:

• Escolha levar dinheiro em espécie. No Jalapão não há caixas eletrônicos e ninguém aceita cartão de crédito;

• É proibido usar filtro solar e repelente antes de mergulhar nos fervedouros. Por isso fique atento(a) a isso, tudo bem? Preservar o local é fundamental;

• Hidrate-se! Leve água e comidinhas durante toda sua viagem, pois pode levar um tempo até você chegar a um local para comprar coisas desse tipo;

• Internet? Esqueça. O sinal de celular é praticamente inexistente e somente na pousada será possível achar algum tipo de comunicação neste sentido. Mas, quer um conselho? Aproveite que você está em um dos lugares mais fascinantes do Brasil e se esqueça do celular!

• Reserve pelo menos cinco dias para conhecer o Jalapão. As principais atrações do destino estão espalhadas por três municípios e então já viu, né? Muitas coisas para ver e se você não dedicar uns bons dias para conhecê-lo direitinho, vai ficar um sentimento de frustração.

Dicas Secundárias

• Sempre leve uma alimentação preparada para o dia todo, pois mesmo que alguns atrativos oferecem refeições, na maior parte do tempo você vai rodar muitos quilômetros sem avistar nenhum estabelecimento para comprar alimentos ou água.

• Você costuma enjoar em viagens? Então não se esqueça de levar seu remedinho, pois saindo de Palmas são cerca de 2 horas de asfalto + 3 horas no chão de terra até chegar ao destino (e durante a viagem também).

• Otimização de espaço: só leve tênis se for fazer uma trilha, pois dá para fazer tudo de chinelo. Caso você vá fazer trilhas, escolha um calçado confortável.

• Se você for alugar um carro 4×4 em Palmas, o recomendável que seja solicitado com muita antecedência, visto que este transporte não chega ser tão abundante e pode correr o risco de não conseguir alugar um se for ver em cima da hora.

E aí? Curtiu nossas dicas? Já visitou o Jalapão? Tem mais dicas para nos dar? Bote tudo aí nos comentários!

Agora que você já sabe como chegar no Jalapão, confira também nosso artigo sobre os principais atrativos do Jalapão.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.