Turismo de Natureza em Manaus – 10 passeios imperdíveis

Turismo de Natureza em Manaus é o destino ideal para quem busca por riqueza cultural e histórica, culinária típica nortista e ecoturismo em meio à Amazônia. Sendo assim, confira 10 passeios imperdíveis espalhados pela cidade e aproveite!

Uma metrópole em meio à natureza. Essa é Manaus, capital do estado do Amazonas. Cercada pela Floresta Amazônica, portanto na maior floresta tropical do mundo, a cidade de pouco mais de dois milhões de habitantes recebe um número alto de turistas anualmente atraídos por suas belezas naturais e a imponência amazônica.

Com ótima infraestrutura hoteleira e turística, o Turismo de Natureza em Manaus contempla a todos, principalmente os amantes do ecoturismo. Nesse sentido, quem visita o destino com esse intuito, desembarca em um verdadeiro parque de diversões voltado à natureza. São diversas atividades que incluem trekking na mata, passeios de barco pelos rios Negro e Solimões, observação de espécies de animais provenientes da Amazônia e visitas às aldeias indígenas presentes na região.

Sem dúvida outro ponto de destaque em Manaus é a gastronomia. Seu paladar será conquistado de primeira pela gastronomia nortista, pode apostar! Portanto não deixe de provar o famoso caldo de piranha, espécie de peixe carnívoro recorrente em águas da região norte do país. Além disso, inclua em seu roteiro as festas regionais amazonenses, como a do Boi Bumbá, uma das mais tradicionais do estado, que ocorre no mês de junho.

Quer saber mais sobre esse destino incrível? Separamos 10 passeios imperdíveis para curtir o Turismo de Natureza em Manaus. Confira:

1 – Encontro das Águas

Turismo de Natureza em Manaus. Encontro das águas entre o rio negro e solimões Encontro das Águas em Manaus. Foto Clóvis Miranda – Amazonastur.
 

Em primeiro lugar o Encontro das Águas, é um dos pontos altos da sua visita a Manaus. Esse “encontro” ocorre quando as águas escuras do Rio Negro e as águas marrons do Rio Solimões se fundem e formam o Rio Amazonas. O fenômeno ocorre devido a uma série de fatores, entre eles: temperatura, densidade e velocidade dos rios.

Para contemplar de pertinho este atrativo natural, há a possibilidade de fazer um passeio de barco. Esses passeios são oferecidos por agências de viagem localizadas no centro da cidade, em shoppings e na hidroviária. Alguns passeios incluem no pacote: nadar com botos, conhecer aldeias indígenas e pesca. Ah! por certo aproveite também para ver o pôr do sol durante o passeio. A Amazônia é mesmo de emocionar!



2 – Reserva Florestal Adolpho Ducke

Reserva Florestal Adolpho Ducke Torre de Observação na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Foto: Divulgação.
 

Em segundo lugar, criado em outubro de 2000, a Reserva Florestal Adolpho Ducke, é parada obrigatória para os amantes de natureza. Através de trilhas guiadas é possível fazer uma imersão na Floresta Amazônica e toda sua magnitude.

Sua principal atração é o MUSA (Museu da Amazônia) que oferece uma variedade imensa de atrativos aos visitantes como: trilhas guiadas, exposições, viveiro de orquídeas e bromélias, borboletário, lago de vitórias-régias, bem como a atração mais procurada pelos turistas: uma torre de observação de 42 metros de altura com uma vista privilegiada de toda a reserva florestal. 

O Horário de funcionamento da Torre é de segunda a domingo (exceto quartas-feiras), das 9h às 17h (o portão de entrada do Musa fecha às 16h). Nascer e pôr do sol, observação de aves e visitas em horários especiais devem ser agendados.

  • Preço da subida na torre em horários normais: R$ 20,00 por pessoa.
  • Preço da subida na torre em horários especiais: R$50,00 por pessoa.
  • Informações e agendamentos: (92) 3582-3188 / 99280-4205 ou agendamento@museudaamazonia.org.br


Local:
Av Margarita, Cidade de Deus – Zona Norte de Manaus.

3 – Parque Municipal do Mindu

Turismo de Natureza no Municipal do Mindu Parque Municipal do Mindu. Foto: Ingrid Anne.
 

O Parque Municipal do Mindu foi fundado no final da década de 80 por pressão de um movimento popular criado por moradores do bairro Parque Dez. Portanto o movimento tinha como finalidade proteger o habitat natural do Sagui-de-Manaus, espécie de primata ameaçada de extinção e mascote da cidade. Deu certo.

Atualmente, o Mindu é uma das quatro unidades de conservação do estado amazonense e oferece aos visitantes uma ótima infraestrutura que inclui anfiteatro, bibliotecas (com um acervo de mais de 2 mil livros), lanchonetes e trilhas.

O nome “Mindu” é uma referência a um dos igarapés mais conhecidos da capital amazonense. O Mindu é o igarapé mais extenso de Manaus.

Local: Rua Perimetral, S/n – Parque Dez de Novembro / Aberto de terça-feira a domingo das 5h às 17h / Entrada franca.

4 – Praia da Ponta Negra

Praia da Ponta Negra em Manaus Praia da Ponta Negra. Foto: divulgação.

O Complexo Turístico da Ponta Negra é um dos principais “points” de Turismo de Natureza em Manaus. Localizada em uma das áreas mais nobres da capital amazonense, às margens do Rio Negro, a praia de areia fina e branquinha, amplo calçadão, quadras poliesportivas e mirantes, encanta a todos que a visitam. Por certo um lugar perfeito para repor as energias!



5 – Museu do Seringal

Museu do Seringal Museu do Seringal. Foto: Divulgação.
 

Fundando em 2002, em princípio o Museu do Seringal foi criado para servir de set de gravações do filme A Selva, dirigido por Leonel Vieira.

Durante a visita, os visitantes são convidados a mergulhar na era do ciclo da borracha na Amazônia, um dos momentos mais importantes da história econômica brasileira que ocorreu entre o final do século XIX e o começo do século XX. São vários ambientes, principalmente ao ar livre, portanto, não deixe de levar repelente e protetor solar, combinado?

Local: Igarapé São João, a 25 minutos de Manaus saindo de Tarumã Mirim (o acesso é feito por barcos saindo da Marina do David, na Praia de Ponta Negra).

6 – Praia da Lua

Praia da Lua em Manaus Praia da Lua: Foto Mário Oliveira – MTUR.
 

Mais uma praia de água doce para você se esbaldar no Amazonas! A Praia da Lua é um dos destinos mais cobiçados da região norte e fica na margem direita do Rio Negro, a cerca de 23 quilômetros de Manaus. O acesso é feito por barco ou lancha partindo da Marina do Davi, próximo à Praia da Ponta Negra. A travessia dura, em média, 10 minutos. Prepare a roupa de banho e bom mergulho!

7 – Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Centro Cultural dos Povos da Amazônia Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
 

Quer conhecer mais a fundo a cultura e diversidade amazônica? Então não deixe de incluir o Centro Cultural dos Povos da Amazônia de fora do seu roteiro de passeios imperdíveis para se fazer em Manaus.

O local abriga diversos atrativos, entre eles o Museu do Homem do Norte, que retrata, através de um acervo com mais de mil peças distribuídos em quatro ambientes, os vários aspectos do homem amazônico e sua relação com a natureza.

Além disso, é possível ficar mais perto da cultura amazônica através de uma imersão em ambientações. Sendo elas: Casas do Caboclo, a Casa da Farinha, o Barracão do Guaraná, Tapiri de Defumação da Borracha, Tapiri do Seringueiro e um das maiores atrações do tour cultural: a réplica da retinia Xapono Yanomam. Uma oportunidade único de conhecer de perto as tradições e costumes de indígenas Yanomamis. Não perca!

Local: Av. Silves, 2222 – Crespo / Aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 9h às 17h.



8 – Bosque da Ciência

Bosque da Ciência em Manaus Bosque da Ciência em Manaus. Foto: Caroline Rocha INPA.
 

O Bosque da Ciência é o atrativo perfeito para quem busca Turismo de Natureza em Manaus.

O local possui uma uma rica biodiversidade. Durante a visita não é incomum se deparar com animais silvestres como pacas, preguiças, capivaras, macacos, entre outras espécies. Além disso, é possível fazer uma visitinha a animais que foram resgatados como peixes-boi, jacarés e ariranhas. Vale muito a visita!

Local: Av. André Araújo, 2.936 / Aberto de terça a sexta-feira em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h e sábados e domingos das 8h às 16h / Mais informações aqui .

9 – Parque Estadual Sumaúma

Parque Estadual Sumaúma Parque Estadual Sumaúma. Foto: Yasmin Feitosa.
 

Fundado em 2003, o Parque Estadual Sumaúma é a primeira unidade de conservação do estado do Amazonas. Com 53 hectares de uma rica biodiversidade, além disso o local é visitado não só por estudantes, pesquisadores e também por turistas. Vale a visita!

Local: Av. Bacuri, s/n – Cidade Nova / Aberto de segunda a sábado das 8h às 17h

10 – Museu do Índio

Museu do Índio em Manaus Museu do Índio em Manaus. Foto: Divulgação.
 

Por fim, nossa última atração, o Museu do Índio é um ótimo passeio para aqueles que pretendem conhecer mais a fundo sobre a cultura dos povos indígenas residentes na região amazônica. O espaço é um convite para mergulhar nessa rica cultura.

Contudo, para quem quiser levar uma lembrança para casa, é possível comprá-la na lojinha do museu.

Local: Rua Duque de Caxias, 356 / Aberto de segunda a sábado das 8h30 às 11h30

O que você achou desse destino de Turismo de Natureza em Manaus? Com toda a certeza é um lugar incrível para viajar.

Deixe aí nos comentários se você mora ou já visitou a cidade. Conte-nos outros pontos que merecem destaque para passeios em meio a natureza.

Confira também no Amazonas