O que fazer em Presidente Figueiredo: As 10 Melhores Atrações

A cidade de Presidente Figueiredo é um dos principais pontos turísticos do Amazonas, são belezas naturais em meio às lindas cachoeiras, piscinas naturais e grutas.

Confira o que fazer em Presidente Figueiredo, como chegar ao local, além de saber qual é o melhor período do ano para visitar a cidade.

O que fazer em Presidente Figueiredo?

Cachoeira do Santuário

Cachoeira do Santuário. Foto: James Martins (wikimedia).

A Cachoeira do Santuário é um dos pontos mais visitados de Presidente Figueiredo, sendo um dos destinos mais bonitos de toda região. A cachoeira é formada por pequenas quedas que estão cercadas pela natureza e abrilhantam os olhos de quem vê.

Além disso, o local revela uma incrível piscina natural ótima para se banhar. A Cachoeira do Santuário está localizada dentro da Reserva Ecológica do Santuário, que possui uma ótima infraestrutura para receber turistas.

Cachoeira Iracema

A Cachoeira Iracema conta com uma queda de aproximadamente 8 metros de altura, contando com uma fantástica piscina natural. O local é bastante frequentado para quem busca o ecoturismo em Presidente Figueiredo, pois tem diversas trilhas, além de todas as belezas naturais presentes no local.

A Cachoeira Iracema fica no Parque Ecológico Iracema Falls, e também conta com uma infraestrutura voltada para quem busca passar o dia inteiro no local. Dessa forma, é um destino muito buscado pelas famílias.

Cachoeira do Mutum

Cachoeira do Mutum, uma das mais importantes de Presidente Figueiredo (Foto: Divulgação).

A Cachoeira do Mutum está localizada em meio a floresta, tendo como principal atração uma trilha de dificuldade mediana de acesso, dessa forma é um local para quem busca aventuras.

Porém, para os aventureiros que se desafiam, a cachoeira do local é incrível, contando com jacuzzis naturais cercados por belíssimas paisagens. O caminho é longo mas a satisfação de ver toda essa beleza, vale a distância.

Lagoa Azul do Maranhão

Cachoeira do Maranhão, Presidente Figueiredo. Foto: Renato Ramos (facebook)

Sem tantas dificuldades para os visitantes e com um cenário romântico e tranquilo, temos a linda Lagoa Azul do Maranhão. O local é perfeito para quem deseja curtir uma bela paisagem e passar momentos únicos.

O local conta com uma belíssima cachoeira, igarapés e com um fantástico fervedouro que encanta a todos.

Cachoeira da Pedra

Cachoeira da Pedra Furada. Foto: Divulgação / EMBRATUR

O local conta com 3 quedas d’água pequenas e uma linda e agradável piscina natural. Localizada a cerca de 60 km do centro e por poder ser acessada por uma trilha leve, é altamente recomendada para famílias e pessoas com um pouco mais de idade.

Gruta da Judéia e a Caverna do Maroaga

Deixamos esses dois destinos juntos, pois são visitados de forma conjunta por quem é fã de belas grutas e cavernas.

Além disso, em ambos os locais se encontram cachoeiras pequenas com lindas piscinas naturais. Os locais ficam a apenas 10 km do centro da cidade e seu acesso se dá através de uma trilha de dificuldade moderada.

Corredeira do Urubuí

Corredeira do Urubuí. Foto: Prefeitura de Presidente Figueiredo

O ecoturismo também é muito buscado nessa próxima dica de destino, a Corredeira do Urubuí. O local todo é voltado para aventura e adrenalina, contando inclusive com tirolesa e bóia cross.

A Corredeira do Urubuí fica bem perto do centro da cidade, por conta disso, fica bem próximo de hotéis, lojas de souvenirs e de restaurantes ótimos. Sendo uma opção de aventura e diversão sem precisar percorrer grandes distâncias (considerando que você já está em Presidente Figueiredo).

Cachoeira da Neblina

Cachoeira da Neblina. Foto: Divulgação.

A Cachoeira da Neblina é bastante famosa na região e é uma das cachoeiras mais disputadas da cidade.

O acesso à cachoeira passa por uma trilha de dificuldade moderada. Porém, é um destino que vale a pena o esforço. Depois de passar pela trilha, o local te recompensa com um banho relaxante e um sossego de dar inveja.

Lagoa Azul Park

Lagoa Azul Park. Foto Divulgação.

A Lagoa Azul Park conta com uma excelente infraestrutura, cheia de brinquedos aquáticos, um delicioso restaurante e agradáveis piscinas artificiais. É um excelente local para encerrar o seu passeio e ainda assim estar no clima de Presidente Figueiredo.

Onde fica e como chegar em Presidente Figueiredo?

O município de Presidente Figueire fica localizado no estado do Amazonas, a cerca de 130 km da capital do estado, Manaus e a aproximadamente 620 km da capital de Roraima, Boa Vista. As principais formas de acesso pelos turistas são feitas através de carro ou ônibus.

Para ir de carro, é preciso seguir por cerca de 2 horas na BR-174. Já para ir de ônibus existem diferentes agências que fazem esse percurso, dessa forma, é bastante simples de encontrar uma agência. Inclusive, muitas delas já tem um roteiro completo passando pelos principais destinos de Presidente Figueiredo.

Qual a melhor época para visitar Presidente Figueiredo?

A melhor época para curtir as cachoeiras de Presidente Figueiredo é no Verão Amazônico, período de poucas chuvas, que vai de maio a novembro, neste período as cachoeiras estão cheias, mas num volume de água seguro. É também neste período que o turismo fica mais em alta.

Independente da época em que você for visitar Presidente Figueiredo, quedas d’água para conhecer não vão faltar, pois as cachoeiras nunca secam ou fecham. Já as lagoas azuis têm seu tom mais azulado de fevereiro a agosto.

Quantos dias ficar em Presidente Figueiredo?

Essa resposta vai depender, primeiramente, da sua disponibilidade. É bastante comum um passeio bate-e-volta para quem está passando pela cidade, mas não tem planos de passar alguns dias.

Porém, esse tipo de passeio não permite conhecer muitos lugares. Por conta disso, muitos gostam de passar vários dias na cidade, ficando em hotéis e aproveitando mais a fundo a cidade.

Em termos gerais, podemos concluir que para ter uma experiência completa e conhecer a maioria dos locais, o recomendado é ficar entre 2 a 3 dias. Dessa forma será possível conhecer a maioria dos destinos que recomendamos e sair de lá renovado (ou renovada).

Onde ficar em Presidente Figueiredo?

Presidente Figueiredo também oferece boas hospedagens. Confira algumas das nossas sugestões que pode se adequar ao seu roteiro.

• Local Hostel Figueiredo: Preço mais acessível, acomodações confortáveis e boa localização.

• Hotel Cuca Legal. Oferece ótimas opções de lazer, sendo uma boa opção para famílias.

  • Aldeia Mari-Mari Amazon Lodge: Essa pousada segue um estilo hotel de selva e seus jardins são bastante charmosos.

Considerações Finais

Já “cantamos” a receita com os melhores destinos, te mostramos como chegar, melhor período para conhecer a região. Dessa forma, se você é fã da natureza e do ecoturismo, você não apenas deve como precisa conhecer essa linda região e aproveitar ao máximo a sua estadia no local. Seja ela curta ou um pouco mais longa. Afinal, são tantos lugares incríveis para conhecer, não é mesmo?!