Curiosidades sobre a Amazônia
Curiosidades sobre a Amazônia

Descubra 38 Curiosidades sobre a Amazônia. Surpreenda-se!

Atualizado 10/05/2020

Florestas tropicais, praias de água doce, arquipélagos, gastronomia e uma rica cultura ainda desconhecida por boa parte dos brasileiros. Descubra 38 Curiosidades sobre a Amazônia

O que você sabe sobre a Amazônia? Conheça nesse artigo as maiores curiosidades sobre a Amazônia. Por certo muitas das curiosidades provavelmente já sabe, mas outras provavelmente já não fazem a menor ideia, dúvida? Então confira o nosso artigo que foi produzido com muito carinho. Afinal somos apaixonadas pela Amazônia.

Seja um expert e descubra as maravilhas da maior floresta tropical do mundo, uma região que vai muito além da sua rica biodiversidade.

Se você nunca foi para a região norte do nosso país, sem dúvida está perdendo o que há de melhor no Brasil.

Descubra 38 curiosidades sobre a Amazônia

1- Maior parte do território brasileiro é composto pela Floresta Amazônica

Mapa da Floresta Amazônica. Curiosidades sobre a Amazônia. Mapa da Floresta Amazônica.

Cerca de 53% do Brasil é composto pelo bioma Amazônia. Portanto dessa floresta compõem todos os Estados da Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e partes do Tocantins. Um pedaço no Nordeste no Estado do Maranhão e outras áreas no Centro-Oeste do Estado do Mato Grosso e Goiás.

O Brasil abriga 60% da Floresta Amazônica, seguida pelo Peru com 13% e com partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa).

2 – Floresta Amazônica abriga surpreendentemente cerca de 20% de toda a fauna do Planeta

Curiosidades sobre a Amazônia. Fauna da Amazônia Curiosidades sobre a Amazônia. Fauna. Foto: Divulgação.

A Floresta Amazônica abriga a maior fauna do mundo. Até as últimas pesquisas foram catalogadas mais de 1294 espécies de aves, 427 de mamíferos, 378 de répteis, 3 mil espécies de peixes, 400 de anfíbios e mais de 100 mil invertebrados. Porém acredita-se que boa parte delas ainda nem foram catalogadas ou registradas.

A Amazônia é uma região que merece ser preservada, melhor ainda se alinharmos cada vez mais o turismo ecológico.

3 – A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais do mundo

Floresta Amazônica. Floresta Amazônica Foto: Acervo ICMBIO.

A Amazônia reúne mais da metade de todas as florestas tropicais do mundo e ocupa uma área de 5,5 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, o equivalente a duas Argentinas.

4 – Estima-se que 20% do oxigênio do mundo seja produzido pela Floresta Amazônica. Será?

Sobrevoo pela floresta amazônica. Sobrevoo pela floresta amazônica. Foto: Neil Palmer Wikipedia.

Os oceanos são o verdadeiro pulmão do mundo, isso por conta da produção de oxigênio realizados pelas algas marinhas. Apesar de por muitos anos criou-se um mito de que a Amazônia é o pulmão do mundo. Sendo assim responsável pelo produção de 20% do oxigênio da terra. Aliás, muitos ainda acreditam nisso.

No entanto, mesmo não sendo responsável por 20% do oxigênio, a flora amazônica ainda impressiona sendo uma grade usina produtora de oxigênio. Afinal, nela abriga aproximadamente 30 milhões espécies de vegetais, sendo mais de 400 bilhões de árvores de 16 mil espécies diferentes. Além do mais, a região é responsável também pelos abastecimentos das chuvas na América do sul. Os chamados “Rios Voadores“.

5 – Maior Parque Nacional do Brasil

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Foto: Zig Koch.

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é o maior Parque Nacional do Brasil e também o maior Parque Nacional em floresta tropical do mundo. Possui uma área de 3,8 milhões de hectares de floresta Amazônica, isto é, maior do que a Bélgica e quase do tamanho da Suíça. Está unidade de conservação está localizada nos estados do Amapá e Pará.

Em se tratando sobre Curiosidades sobre a Amazônia, são poucas as pessoas que sabem dessa informação. Você sabia?

6 – Maior arquipélago fluvio-marítimo do mundo

Maior Arquipélago fluvio-marítimo do mundo. Ilha do Marajó no município de Soure. Fazenda São Jerônimo.

O Marajó ou Ilha do Marajó, localizado no Pará, possui o maior arquipélago fluvio-marítimo do mundo, ou seja, o maior arquipélago localizado entre o rio e o mar. Logo boa parte das suas praias são de água salobra, ou seja, mistura de água doce com a agua salgada. O Marajó possui mais de 2500 ilhas. Por certo um ótimo destino para quem curte ecoturismo.

7 – Maior Arquipélago de água doce do mundo

Arquipélago de Mariuá, no Parque Nacional do Jaú. Arquipélago de Mariuá, no Parque Nacional do Jaú. Foto: Divulgação.

Arquipélago de Mariuá, localizado no município de Barcelos, no Amazonas, é o maior arquipélago de água doce do mundo. São mais de 1400 ilhas, são 140 km de extensão e 20 km de largura. Este arquipélago amazônico está localizado dentro do Parque Nacional do Jaú.

8 – Curiosidades sobre a Amazônia: Maior cachoeira do Brasil

Cachoeira do El Dorado, a maior cachoeira do Brasil A Cachoeira do El Dorado, no município de Barcelos (Amazonas). Foto: Eduardo Sozo.

A Cachoeira do El Dorado é a maior Cachoeira do Brasil, localizada na Serra do Aracá, no município de Barcelos, no Estado do Amazonas. A cachoeira do El Dorado, também conhecida como Cachoeira do Aracá, sua queda d’água possui 353 metros, equivalente a um prédio de 126 andares. Fazendo desta a maior cachoeira do Brasil em queda livre.

9 – A Praia de Rio mais Bonita do Mundo

A Praia de Rio mais Bonita do Mundo, alter do Chão. Praia do Amor – Alter do Chão – Pará. Foto: Cristiano Santa Cruz.

Você sabia que no Norte do Brasil existe um local conhecido como Caribe Amazônico? Nesta região existem diversas praias de areia branca e águas claras, a mais famosa é a Praia do Amor. Eleita a mais bela praia de agua doce do mundo, bem como já foi eleita como a praia mais bonita do Brasil pelo jornal britânico The Guardian.

A Praia do Amor está localizada em Alter do Chão, no município de Santarém, no Pará. O melhor período para visita-la é entre os meses de agosto e novembro, quando as águas baixam e as praias aparecem.

10 – Curiosidades sobre a Amazônia: A maior montanha plana do mundo

Monte Roraima é a maior montanha plana do Mundo Monte Roraima é a maior montanha plana do Mundo. Foto: Paolo Costa Baldi.

Suas belezas, trilhas, historias e de difícil acesso, fazem do Monte Roraima um dos lugares mais cobiçados do mundo por amantes de turismo de natureza. A montanha está na tríplice fronteira da região amazônica entre Brasil, Venezuela e Guiana. Já no lado Venezuelano é onde encontra-se a maior cachoeira do mundo, o Salto Angel.

Lugar único e misterioso, a região inspirou o escritor Conan Doyle, famoso pelo livro “O Mundo Perdido”. Também foi fonte de inspiração para o filme “Up Altas Aventuras”.

11 – Vitória Régia

A vitória-régia, símbolo da Amazônia, é uma das mais belas plantas aquáticas do mundo. A vitória-régia, símbolo da Amazônia, é uma das mais belas plantas aquáticas do mundo.

Em se tratando de curiosidades sobre a Amazônia, não poderíamos deixar de mencionar a planta símbolo da região. A vitória-régia , é uma planta aquática em forma de círculo. Surpreendentemente pode alcançar até 2,5 metros de diâmetro e aguentar até 40 quilos se o peso for bem distribuídos em sua superfície.

A Vitória Régia é a maior planta aquática do mundo e a que produz a maior flor das Américas.

12 – Maior Rio do Mundo

Curiosidades sobre a Amazônia. Rio Amazonas , o maior rio do mundo. Curiosidades sobre a Amazônia. Rio Amazonas , o maior rio do mundo.

O maior rio do mundo em extensão é o Rio Amazonas (6.850 km), apesar de haver controvérsias entre pesquisadores quanto ao Rio Nilo (6.435 km). O rio nasce nos Andes Peruanos, passa pelos Estados do Acre, Amazonas e desagua no oceano atlântico entre os Estados do Pará e Amapá.

O Rio Amazonas também com a maior vazão de agua do mundo, são mais de 200 milhões de litros de água doce despejadas no oceano, cerca de 20% da vazão dos rios do planeta. Surpreendentemente Se apenas 1% dessa vazão fosse aproveitada, daria para abastecer a região do nordeste e sudeste brasileiro juntas.

13 – A maior reserva de água doce do mundo

Rios da Amazônia. Rios da Amazônia.

Água é vida, sendo assim a Amazônia possui a maior reserva de água doce do mundo. Isto representa um quinto de toda a reserva de água potável do planeta e 90% da água doce do Brasil.

14 – Gastronomia Amazônica

Gastronomia Amazônica de Belém do Pará Gastronomia Amazônica – Belém do Pará.

Com uma das culinárias mais autênticas do planeta, a diversidade e os sabores da Amazônia fez de Belém do Pará estar em um seleto grupo de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. Além disso, a cidade também foi eleita como a melhor gastronomia do Brasil avaliada por turistas estrangeiros segundo pesquisas do Ministério de Turismo.

15 – Tribos indígenas isoladas

Tribos indígenas isoladas na Amazônia. Tribos indígenas isoladas na Amazônia. Foto: Guilherme Gnipper/Hutukara.

Ainda existem tribos indígenas isoladas e que nunca tiveram contato com civilizações modernas vivendo na Amazônia. Torcemos para que continue assim, afinal isso representa que ao menos essa região que habitam estão sendo protegidas e que possam sobreviver daquilo que a natureza oferece.

16 – O maior peixe de água doce do mundo

O Pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo Pirarucu, o maior peixe de água doce do mundo.

O Pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo. Dessa forma, o peixe pode atingir até 3 metros de comprimento e pesar até 250 quilos.

17 – Curiosidades sobre a Amazônia: Maior rebanho bubalino

Curiosidades sobre a Amazônia. Maior rebanho bubalino está na Ilha de marajó. Búfalos pelas praias na Ilha do Marajó. Foto: Divulgação.

O maior rebanho bubalino do Brasil está localizado na Amazônia, mais precisamente na Ilha do Marajó, no Pará. São mais de 500 mil búfalos de 4 raças de diferentes, esses animais por lá são tão comuns quanto cachorros, não é difícil encontrar um deles pelas ruas dos seus municípios.

18 – A Belle Époque

Belle Époque: Teatro Amazonas em Manaus Belle Époque: Teatro Amazonas em Manaus. Foto: Embratur.

Belle Époque: Mercado Ver-o-Peso em Belém. Belle Époque: Mercado Ver-o-Peso em Belém. Foto: Embratur.

Durante o ciclo da borracha (1879-1912), a Amazônia foi responsável por quase 40% das exportações brasileiras, diversas famílias e empresários europeus havia se mudando para a região norte devido a este grande negócio. Principalmente para as cidades de Belém e Manaus que se enriqueceram e se modernizaram muito durante esse período. Este período ficou conhecido como a Belle Époque, passeando por essas cidades você encontrará casarões, palacetes e palácios inspirados na arquitetura europeia.

A riqueza acabou quando ingleses levaram as mudas de seringais para a Malásia, até hoje líder mundial na produção de borracha natural. Acima mostram 2 construções trazidos da Belle Époque na Amazônia. O Teatro Amazonas em Manaus e o Mercado Ver-o-Peso em Belém.

19 – Curiosidades sobre a Amazônia: Stonehenge da Amazônia

Stonehenge da Amazônia no Amapá. Stonehenge da Amazônia no Amapá. Foto: Dado Galdieri/The New York Times.

O Megálito descoberto em 2005, que é uma construção de um monumento em grandes blocos de pedras rudes, virou um mistério para pesquisadores do mundo todo. Este monumento conhecido como Stonehenge da Amazônia, em alusão ao megálito na Inglaterra, virou patrimônio arqueológico para fins de pesquisas e estudos sobre civilização indígena que habitavam naquela região.

Este sítio arqueológico está localizado no Estado do Amapá, a 374 km da capital Macapá. Apesar das pesquisas ainda tentarem encontrar informações que cercam o megálito, o que já descobriram são urnas antropomórficas (espécie de urna funerária utilizada por indígenas onde depositam restos mortais) localizadas perto do monumento. Além disso, outros estudos apontam que as rochas poderiam ser utilizadas para observatório astrológico ou calendário.

20 – Curiosidades sobre a Amazônia: A cidade mais inacessível por estradas no mundo

Cidade de Iquitos, no Peru, é a cidade mais inacessível por estradas no mundo Cidade de Iquitos no Peru.

Na Amazônia Peruana, em Iquitos, é conhecida por ser a cidade de maior quantidade de habitantes em todo o mundo que não pode ser alcançada por rotas terrestres. Portanto a cidade mais inacessível por estradas no mundo, nela vivem aproximadamente 400 mil habitantes.

21 – Territórios Indígenas

Comunidade Baniwa de Tucumã-Rupitã Comunidade Baniwa de Tucumã-Rupitã, Alto Rio Içana, Terra Indígena Alto Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. Foto: Beto Ricardo/ISA.

O governo federal brasileiro reconheceu 690 territórios para a população indígena, o que abrange cerca de 13% do território brasileiro. Isto é, quase todas terras indígenas (98,5%) encontram-se na Amazônia.

22 – Desmatamento da Amazônia

Desmatamento da Amazônia. Desmatamento da Amazônia. Foto: Divulgação.

Desde que os portugueses chegaram no Brasil, no período de 1550 até 1970, o desmatamento da Amazônia não passava de 1%. Em contrapartida, nos últimos 40 anos estima-se que a floresta perdeu 18% da sua mata original. Triste situação 🙁

23 – Encontro das Águas

Curiosidades sobre a Amazônia. Encontro das águas. Rio Negro e Solimões em Manaus. Curiosidades sobre a Amazônia. Encontro das águas. Rio Negro e Solimões em Manaus.

O Encontro das Águas em Manaus (AM), é fenômeno hidrológico que ocorre em decorrência da diferença entre temperatura, a densidade e velocidade dos rios Negro e Solimões. Aliás, a água do Rio Negro é ácida e pobre em nutrientes. Como resultado, apenas 5% dos peixes vendidos em Manaus vêm do Rio Negro, que é que banha a cidade.

O encontro das águas é um fenômeno natural facilmente visto em muitos rios da Amazônia, portanto não somente em Manaus.

24 – Maior Montanha do Brasil

Pico da Neblina, a Maior Montanha do Brasil
Pico da Neblina. Foto: Divulgação.

O Pico da Neblina é a montanha mais alta do Brasil com com cerca de 2995 metros de altitude. Localizado no Estado do Amazonas, na Serra do Imeri, o seu nome vêm pelo fato do seu pico ficar encoberto pela neblina na maior parte do tempo.

25 – A Pororoca

Surf na Pororoca Campeonato de Surf na Pororoca, em São Domingos do Capim, Pará. Vence o prêmio para quem permanecer maior tempo surfando na onda. Foto: MÁCIO FERREIRA / AG. Pará.

Este fenômeno natural ocorre devido o encontro das águas do rio com o oceano. O termo Pororoca vêm do Tupi Guarani que significa estrondo. Embora ainda não se sabe ao certo como ela se origina, o que se tem conhecimento é que sua formação tem influência às mudanças das fases da lua.

26 – Castanha do Pará

Arvore da Castanha do Pará. Arvore da Castanha do Pará.

A famosa Castanha do Pará, ao contrário do que a maioria pensa, essa castanheira não ocorre somente no Pará. Isto é, ela é encontrada por todos os estados da Amazônia.

27 – Arte indígena: Cerâmica Marajoara

Arte indígena, Cerâmica Marajoara Artesanato Marajoara. Arte cerâmica inspirado na cultura indígena.

Considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas. A civilização indígena da Amazônia que habitou a Ilha do Marajó, no Estado do Pará, entre o período de 400 a 1400 d.C, mostraram ao mundo através dos seus sítios arqueológicos, uma rica e sofisticada arte cerâmica de rara beleza, que eram utilizadas para objetos rituais, utilitários e decorativos.

Por certo um dos mais belos artesanatos do mundo. Inclusive muito mais apreciado fora do país.

28 – Curiosidades sobre a Amazônia: O maior festival folclórico do Brasil

Parintins, O maior festival folclórico do Brasil Festa de Parintins, no Amazonas. Foto: Portal Marcos Santos.

Um espetáculo a céu aberto que mais parece uma opera gigante, assim é o festival de Parintins, no município de mesmo nome no Amazonas. Essa belíssima festa folclórica que cultua a natureza amazônica, são disputados por 2 grupos: O Boi Garantido (símbolo da cor vermelha) e a do Boi Caprichoso (símbolo da cor azul). Ganha quem fazer a melhor apresentação. Sem dúvida um espetáculo que vale a pena conhecer.

29 – Geoglifos da Amazônia

Curiosidades sobre a Amazônia. Geoglifos. Geoglifos da Amazônia no Acre. Atualmente os desenhos estão numa lista para serem declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Pouco se sabe a respeito sobre os geoglifos da Amazônia encontrados no Acre. Sua primeira descoberta ocorreu no ano de 1977. Porém devido ao desmatamento, atualmente já foram catalogados cerca de 500 no Estado. Alguns pesquisadores sugerem que os desenhos foram utilizados com intuito de comunicação espiritual e ritual com a natureza.

Os desenhos formados no solo apresentam diferentes formatos, como por exemplo quadrados, círculos, elipses e octógonos. Acredita-se que eles foram produzidos entre os anos de 3000 a.C. e 1000 d.C.

30 -Densidade Demográfica da Amazônia

Densidade Demográfica da Amazônia Curiosidades sobre a Amazônia. Amazônia Legal. Imagem: Imazo.

Você sabia que pouca mais de 12,32% da população brasileira vive na Amazônia? Apesar de ser a maior região do Brasil, é a que possui menor população. Em resumo, 62% da população vivem na zona urbana e 38% na zona rural

31 – Círio de Nazaré

Círio de Nazaré Círio de Nazaré. Foto: SEGUP.

O Círio de Nazaré em Belém do Pará ocorre a maior procissão católica do mundo, reunindo mais de 2 milhões pessoas. A Padroeira Nossa Senhora de Nazaré, também é conhecida como Rainha da Amazônia.

32 – Curiosidades sobre a Amazônia: Fortaleza de São José de Macapá

Fortaleza de São José de Macapá. Fortaleza de São José de Macapá. Foto: Divulgação.

A Fortaleza de São José de Macapá, que é um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é a maior fortaleza da América Latina. Localizada na capital do Amapá, em Macapá, a fortaleza foi construída às margens do Rio Amazonas e levou 18 anos para ser concluída.

33 – Pets das tribos indígenas

Pets das tribos indígenas Indiazinha e seu animal de estimação. Curiosidades sobre a Amazônia.Foto: Divulgação.

Muitas tribos indígenas ainda vivem em completa harmonia com a selva amazônica, sendo que muitos índios adotam vários animais silvestres de estimação. Em algumas tribos é até comum índias amamentarem pequenos filhotes de macacos.

34 – A Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis (TO). A Praça dos Girassóis (TO). Foto: Márcio Di Pietro.

A Praça dos Girassóis localizada em Palmas, capital do Tocantins, é a maior praça da América latina e a segunda maior praça urbana do mundo. A praça é um complexo arquitetônico que reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais, além de funcionar também como área de lazer.

A estrutura da Praça dos Girassóis possui dezenas de monumentos e obras de arte que homenageiam o povo tocantinense e ajudam a contar a sua história. O piso da praça exibe painéis que nos mencionam às etnias indígenas do Tocantins, representadas pelos povos Apinajé, Krahô, Xerente, Karajá, Javaé e Xambioá, como forma de prestigiar os primeiros habitantes da região. Certamente uma das mais belas praças do Brasil.

35 – A maior Águia do mundo

Curiosidades sobre a Amazônia. A maior Águia do mundo Curiosidades sobre a Amazônia. Harpia, A maior Águia do mundo. . Foto: João Marcos Rosa.

A harpia, também conhecida como gavião-real, é a maior águia do mundo, bem como a mais poderosa. Possui envergadura de 2,5 metros e peso de até 12 kg. A harpia habita a região da Amazônia e em alguns pequenos trechos de Mata Atlântica. Infelizmente está bela ave está ameaçado de extinção.

36 -Curiosidades sobre a Amazônia: O menor Macaco do Mundo

O menor Macaco do Mundo O menor macaco do mundo – curiosidades sobre a Amazônia. Foto: Divulgação.

O macaco sagui-pigmeu, também chamado de sagui-leãozinho, é a menor espécie de macaco do mundo que vive sobre as florestas tropicais da bacia Amazônica. Pesando apenas 100 gramas em média, este macaquinho possui apenas 15 centímetros de comprimento (excluindo os outros 15 centímetros de sua cauda).

37 – Maior Incidências de Raios do Mundo

Maior Incidências de Raios do Mundo Raios na Amazônia. Foto: Divulgação.

A região da Amazônia é onde possui a maior concentração de raios do mundo. O clima quente e a localização geográfica favorecem a formação de tempestades e de raios. Como resultado, cerca de 30 milhões de raios por ano ocorrem na região.

38- O Deserto do Saara na Amazônia

O Deserto do Saara na Amazônia Curiosidades sobre a Amazônia. Deserto Saara lançando sua poeira na Amazônia.

Por fim chegamos a nossa lista das curiosidades sobre a Amazônia. Porém o que o Deserto do Saara tem haver com isso? Parece difícil de imaginar, mas o deserto alimenta a Amazônia através da fertilização de seus areais, é o que concluiu um estudo realizado pela NASA.

Estas 2 regiões tão distintas estão interligadas através de um “rio de poeira” que viaja 16 mil km pela atmosfera. A cada ano, as fortes rajadas de ventos do Deserto do Saara carregam enormes nuvens de poeira em uma viagem transatlântica até a Amazônia. Está poeira é rica em fósforo, isso porque sua composição se dá através do leito do lago Chad, onde possui os restos de organismos mortos há milhares de ano.

A quantidade de nutrientes trazidas por esses areias rica em fósforo, é o que ajuda na fertilização e no crescimento das plantas, uma vez que, não chega ser é tão abundante na floresta amazônica.

Considerações Finais

Infelizmente muitas pessoas acabam que olhando para a região norte, ou seja, para a Amazônia, como apenas uma “área de mato”. Porém a Amazônia vai muito além de ser “apenas uma floresta”. Com toda a certeza a Amazônia é o maior patrimônio do Brasil, por isso é muito importante que ela seja sempre preservada.

E aí? O que você achou dessas curiosidades sobre a Amazônia? Quantas você já sabia? Qual achou mais interessante?

A fim de explorar mais a região Amazônica? Então clique aqui para explorar cada estado da Amazônia.

Caso tenha interesse sobre uma ONG que se preocupa com os índios da Amazônia, acesse o Survival International. A ONG possui mais de 50 anos e inclusive é apoiada por várias celebridades internacionais. Para ajudar, basta que se cadastre o seu email e nome para apoiar a causa.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.