Localizada a 950 km de Cuiabá, em meio ao bioma Amazônia, Aripuanã se destaca como um destino turístico que oferece um verdadeiro oásis de natureza. Com sua densa floresta, a cidade é um paraíso para a observação de aves, além de possuir uma beleza natural deslumbrante, que a torna um destino especial para o ecoturismo e turismo de aventura.
Em Aripuanã, as paisagens naturais são dignas de cartão postal, com imponentes paredões de pedra cortando a paisagem, rios cristalinos e belíssimas cachoeiras que encantam os amantes da natureza. A cidade se encontra na Região Turística Vale do Juruena e é um lugar ideal para quem busca estar em contato com a natureza e desfrutar de momentos de aventura em um ambiente acolhedor e tranquilo.
O que fazer em Aripuanã
Observação de Aves em Aripuanã

Aripuanã está na quinta posição do Brasil com o maior número de aves catalogadas. O Santuário Pouso Milagroso é um dos melhores locais para se observar araras, andorinhas, tucanos, papagaios e outros pássaros.
Balneários em Aripuanã

A cidade também possui vários balneários ideais para banhos, como o Balneário Oásis, um dos locais preferidos dos moradores, que oferece acesso gratuito, quadras poliesportivas, quiosques, restaurante, área de camping e dezenas de quedas d’água. O Balneário Primavera, por sua vez, é ideal para a prática de boia-cross nas corredeiras, oferecendo tranquilidade e pontos de contemplação em meio à mata nativa.
Saltos e Cachoeiras em Aripuanã

O complexo Salto Dardanelos e Andorinhas são um conjunto de quedas d’água e um dos principais atrativos de Aripuanã. São uma das mais imponentes cataratas brasileiras, com cerca de 100 metros de altura e grande volume de água. O local é composto por diversas quedas, sendo que as principais são a cachoeira das Andorinhas, nomeada devido à grande presença dessas aves nas quedas, e o Salto Dardanelos.
Trilhas

Aripuanã oferece diversas opções para o ecoturismo e turismo de aventura, como trilhas e estradas circundantes que oferecem vistas únicas de cachoeiras, rios cristalinos e formações rochosas deslumbrantes.
As principais trilhas são a Salto das Andorinhas, Salto Dardanelos, Cachoeira dos Namorados, Balneário Oásis e Balneário Primavera. Aripuanã é um destino turístico completo e ideal para quem deseja se conectar com a natureza e desfrutar de momentos de aventura em um ambiente acolhedor e tranquilo.
Esportes aquáticos
O rio que dá nome à cidade de Aripuanã é rico em peixes e suas piscinas naturais são um atrativo para moradores e turistas. As águas do rio são ideais para a prática de diversos esportes aquáticos, como rafting, boia cross e canoagem.
Como Chegar em Aripuanã
Chegar em Aripuanã pode não ser tão simples quanto em outras cidades turísticas. Se você está vindo de Cuiabá, a forma mais comum de chegar é de carro. São cerca de 795 km de estrada asfaltada, seguidos de mais 203 km de estrada de terra até a cidade.
Para quem prefere viajar de ônibus tem as empresas Expresso Vampeta que realizam o trajeto de Cuiabá até Aripuanã na faixa de R$ 200. No entanto, é importante verificar a disponibilidade de horários e fazer a reserva antecipadamente.
Outra opção para chegar em Aripuanã é através de táxi aéreo da empresa ASTA, porém é a opção mais cara.
Quando visitar Aripuanã

Se o seu interesse é conhecer as cachoeiras da região através de trilhas e tomar banho nelas, o período ideal é entre os meses de agosto e novembro, quando é mais seguro e tranquilo passear. Já se a sua intenção é apreciar as cachoeiras com o maior volume de água, o melhor período é de dezembro a julho.
Conclusão
Aripuanã é uma cidade com potencial turístico gigantesco. Rodeado por paisagens deslumbrantes, rios e cachoeiras, o município é perfeito para os amantes de aventura. Além de desfrutar de banhos em diversos rios e balneários, os visitantes podem se aventurar em trilhas que levam a lugares incríveis