As 10 melhores Cachoeiras da Chapada Diamantina

As 10 melhores Cachoeiras da Chapada Diamantina

As 10 melhores Cachoeiras da Chapada Diamantina

Chapada Diamantina - Turismo de Natureza

Chapada Diamantina. Foto Divulgação.

Quem nunca ouviu falar da Chapada Diamantina? Essa região cobiçada e amada pelos apaixonados por natureza está certamente entre as queridinhas dos parques nacionais brasileiros, situada entre as serras no centro da Bahia. Ela é composta de um cenário que varia entre Mata Atlântica, Cerrado e Caating, sua área possui 70 mil quilômetros quadrados composta por 24 municípios.

O Parque da Chapada Diamantina possui diversas atrações turísticas, tais como: Escalada, cicloturismo, trekking, rapel, cavalgadas, cavernas, caiaque, stand up paddle, sítios arqueológicos, museus e claros muitas cachoeiras. Há quem diga que para conhecer as belezas da região por completo, são necessários pelo menos 10 dias de estada por lá.

Vamos então a nossa lista das 10 melhores cachoeiras da Chapada Diamantina em seus respectivos municípios.

1. Cachoeira da Fumaça (Palmeiras)

Cachoeira da Fumaça, segunda maior caichoeira do Brasil

Cachoeira da Fumaça – Foto: Branco Pires

Segunda mais alta do País, atrás apenas da Cachoeira Araçá, no Amazonas, a Cachoeira da Fumaça possui 360 metros queda d’água e tem esse nome devido a força provocada do vento sobre a agua que impede de chegar no chão, gerando uma espécie de fumaça com as gotículas empurradas para cima.

2. Cachoeirão (Vale do Pati)

Cachoeirão (Vale do Pati)

Cachoeirão. Foto: Dmitri de Igatu.

Com seus 270 metros de queda d’água, segunda maior queda d’água da Chapada Diamantina, essa cachoeira fica ainda mais bela em épocas de chuvas, pois nela ocorre-se várias saídas d’água, formando um espetáculo à parte.

Para conhecer o Cachoeirão, é preciso ter um bom preparo físico, para se chegar até ela são quase 20 km de uma trilha bem puxada, mas que no final acaba sendo compensando por ela, não é?

3. Cachoeira do Mosquito (Lençóis)

Cachoeira do Mosquito (Lençóis)

Cachoeira do Mosquito. Foto: Tulio Saraiva

Com uma queda d’água de 60 metros de altura, está belíssima cachoeira está localizada dentro de uma fazenda chamada Fazenda Santo Antônio, da fazenda até a cachoeira são 6km de caminhada.

Para entrar nela você precisa pagar uma taxa de R$ 15 para sua conservação. O nome Cachoeira do Mosquito originou-se na época em que se trabalha com mineração na região, os pequenos diamantes encontrados eram chamados pelos mineradores de mosquitos.

4. Cachoeira Encantada (Itaetê)

Cachoeira Encantada (Itaetê)

Cachoeira Encantada (Itaetê)

A chegada até essa cachoeira é através de uma trilha que é percorrida dentro de um cânion, nela se encontram piscinas naturais onde poderá tomar banho nelas tranquilamente e sua queda d’água possui 230 metros de altura.

5. Cachoeira Cristais (Andaraí)

Cachoeira Cristais (Andaraí)

Cachoeira Cristais. Foto: Caiã Pires

Não pensei que chegando lá irá enriquecer ao se deparar com vários cristais, com seus 90 metros de queda d’água, nas suas laterais da queda irá se deparar com “cristais brilhantes” que são reluzidos sobre a luz no sol, daí então seu nome, mas na verdade eles são quartzos.

6. Cachoeira do Buracão (Ibicoara)

Cachoeira do Buracão (Ibicoara)

Cachoeira do Buracão. Foto: Karsten Rau

A Cachoeira do Buracão possui 85 metros de queda d’água, no ponto inicial da trilha até a cachoeira são apenas 3 km, ideal para se fazer em trilha com família ou para quem não está muito acostumado a percorrer longas distancias.

7. Cachoeira da Fumacinha (Ibicoara)

Cachoeira da Fumacinha (Ibicoara)

Cachoeira da Fumacinha: Foto: Alex Uchoa

Com 100 metros de queda d’água, essa cachoeira tem esse nome devido a semelhança característica da Cachoeira da Fumaça. Para se chegar até ela é percorrida um longo percurso de trilha de aproximadamente 10 km. No entanto o esforço é compensado, pois através do seu trajeto poderá contemplar por outras belíssimas cachoeiras e também por cânions.

8 . Cachoeira do Herculano (Andaraí)

Cachoeira do Herculano (Andaraí)

Cachoeira do Herculano. Foto: Renato Grimm

Após 2 horas de trilhas, você ficará maravilhado por deparar com essa espetacular cachoeira de 3 quedas d’água de aproximadamente 100 metros, nessa trilha poderá realizar acampamento através do apoio dos guiais locais.

9. Cachoeira Poço do Diabo (Rio Mucugezinho)

Cachoeira Poço do Diabo (Rio Mucugezinho)

Cachoeira Poço do Diabo. Foto: Branco Pires

São 20 km percorridos de carro saindo do município de Lençóis, no entanto apenas 20 minutos caminhada até chegar até ela que é através do leito do Rio Mucugezinho que possui sua coloração Coca-Cola.

10. Ferro Doido ( Morro do Chapéu)

10. Ferro Doido ( Morro do Chapéu)

Cachoeira Ferro Doido. Foto: Renato Sampaio

Além de contemplar com um imenso cânion, está maravilha de 100 metros de altura conta com quatro quedas d’água. De fácil acesso, localizada no Município do Morro do Chapéu, ela é bastante frequentada por praticantes de rappel e saltos de paraquedas, já para quem curte trekking, o percurso até ela leva em torno de 3 a 4 horas.

E ai curtiu a matéria? Somos abençoadas por possuir diversas cachoeiras. Aliás você sabe onde fica maior cachoeira do Brasil? Sabia que o Brasil possui a cachoeira com maior queda d’água longitudinal do mundo? Ela possui quase dois quilômetros de cachoeira em extensão. Tem ideia de onde fica?

Conheça também outros atrativos turísticos da Bahia:

Turismo de Natureza em Salvador: 10 Passeios Imperdíveis

As 10 melhores Praias da Bahia

Quer saber mais sobre Turismo de Natureza? Siga-nos no Facebook.

Envie seu comentário