Passeios Imperdíveis na Chapada Diamantina

Os 15 melhores destinos para o ecoturismo da Chapada Diamantina

Vêm com a gente conferir os passeios imperdíveis na Chapada Diamantina, um dos destinos mais fabulosos do Brasil. Inegavelmente considerado um verdadeiro paraíso para fãs de ecoturismo.

Aôôô, Bahia! Que terrinha deliciosa, não é mesmo? Do acarajé aos destinos deslumbrantes espalhados pelo estado, a terra do escritor Jorge Amado é mesmo apaixonante. E um dos principais motivos para isso são os passeios imperdíveis da Chapada Diamantina em meio a natureza.

O Parque Nacional na Chapada Diamantina oferece uma série de atrações e atividades voltadas ao turismo de natureza, nesse sentido vão desde cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas formações raras e trilhas por paisagens extraordinárias, por isso não é de se estranhar que tantas pessoas se apaixonam por este lugar.

Pensa que acabou? Além de suas belezas naturais, a Chapada Diamantina ainda encanta com preciosas cidades históricas, uma gastronomia de primeira e um povo… Ah, o povo baiano! Super receptivos! Certamente um destino que você vai querer voltar uma, duas, cem vezes! Afinal, com seus mais de mais de 70 mil quilômetros quadrados, não é uma região para ser explorada em poucos dias.

Então vamos a nossa lista dos atrativos imperdíveis para se fazer na Chapada?. Confira:

Vamos então a nossa lista dos Passeios Imperdíveis na Chapada Diamantina?

1 – Pôr do sol no alto do Morro do Pai Inácio (Lençóis)

Passeios imperdíveis na Chapada Diamantina, Morro do Pai Inácio. Pôr do sol no alto do Morro do Pai Inácio. Foto: Ronaldo Tozzi.

Primeiramente, após um dia todo curtindo a Chapada Diamantina, que tal recarregar as energias e contemplar um pôr do sol no alto do Morro do Pai Inácio, o principal cartão postal da Chapada? Sem dúvida um dos melhores conselhos para se fazer na Chapada.

É possível subir até o alto do morro durante todo o dia, por outro lado, é no entardecer que o destino ganha uma paleta de cores fenomenal. A entrada é permitida até as 17h. Vale super a pena!

2 – Cachoeira do Buracão (Ibicoara)

Ecoturismo Bahia Chapada Diamantina Cachoeira do Buracão Ibicoara. Foto:Foto Karsten Rau.

A Cachoeira do Buracão é considerada uma das mais lindas de toda a Chapada Diamantina. A trilha para chegar até ela é considerada de nível leve a moderada e possui cerca de 3 quilômetros de extensão, portanto indicada para boa parte das pessoas.

No caminho é possível contemplar paisagens lindíssimas e se banhar em cachoeiras menores como a Cachoeira do Buracãozinho e a Cachoeira das Orquídeas. O acesso a trilha é permitido apenas com um guia, dessa forma recomendamos que contrate um.

3 – Cachoeira da Fumaça (Palmeiras)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Cachoeira da Fumaça Palmeiras. Foto: Branco Pires.

Certamente a Cachoeira da Fumaça é outra parada obrigatória dos Passeios Imperdíveis na Chapada Diamantina. A cachoeira apresenta é uma fina cortina de água que despenca por uma abertura de um paredão e se desfaz antes mesmo de tocar o chão.

Para chegar até ela é necessário fazer uma trekking de duas horas com muitos momentos de dificuldade que incluem muitas pedras, pouca sombra e um terreno extremamente íngreme. É puxado, sabemos disso, mas ao final valerá cada gota de suor derramada.

Se você não estiver acostumado a fazer trilhas, nossa dica é contratar um guia!

4 – Poço Azul (Andaraí)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Poço Azul. Foto: Branco Pires.

Já imaginou em flutuar em um poço de águas cristalinas que brotam de uma caverna? Uma experiência deliciosa, não? No Poço Azul, situado na cidade de Andaraí, é possível.

A melhor época para curtir a atração é entre os meses de fevereiro e outubro entre as 13h30 e 14h30, momento em que os raios solares deixam a água com tonalidades estonteantes de azul, portanto se você quiser tirar aquela foto top, recomendamos se dirija neste horário.

5 – Poço Encantado (Itaetê)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Poço Encantado Itaetê. Foto: Gus Takatori.

Assim como o Poço Azul, o Poço Encantado também fica dentro de uma caverna e possui tons lindíssimos de azul que enchem os olhos! No entanto, não é possível entrar na água.

6 – Vale do Pati (Mucugê, Andaraí e Palmeiras)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Vale do Pati (Mucugê, Andaraí e Palmeiras). Foto: iurikothe Flickr

Um dos passeios imperdíveis na Chapada Diamantina que não pode deixar de estar na sua lista é o Vali do Pati, antes de mais nada, você precisa saber que ele é considerado um dos trekkings mais bonitos do mundo. Isso mesmo! A região abriga uma mistura de vegetação rupestre com Mata Atlântica remanescente e, ao longo da atração, é possível se deparar com rios, cânions, cachoeiras e morros.

Ao todo, são cinco dias de caminhada (cerca de 15 a 25 km por dia) com pernoites dentro do próprio Vale. A cada novo dia, um atrativo de emocionar e que faz todo o esforço valer a pena. Entretanto vale ressaltar que esse trekking deve ser feito somente com guia.

7 – Gruta da Torrinha (Iraquara)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Gruta da Torrinha Iraquara. Foto: Daniel do Blog do Bambui.

Dentre todos os atrativos dos passeios imperdíveis na Chapada Diamantina, a Gruta da Torrinha é um dos mais cobiçados.

Considerada a caverna mais completa em formações raras do país, a gruta foi descoberta no ano de 1850 e fica em uma região onde há mais de 250 grutas e cavernas contabilizadas. Alguns dos destaques do atrativo são as bolhas de calcita, agulhas de gipsita e flores de aragonita, tudo explicado por guias locais.

Além disso, vale ressaltar que o destino é realmente único por se tratar de uma formação que não existe em outro lugar no mundo. Ou seja, a Gruta da Torrinha é realmente única, portanto não poderíamos deixar de listar ela sobre os 15 Passeios Imperdíveis na Chapada Diamantina.

8 – Gruta da Lapa Doce (Iraquara)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Gruta da Lapa Doce Iraquara. Foto: @grutalapadoce.

Guarde esta informação: a Gruta da Lapa Doce é a terceira maior do Brasil. Com mais de 17 quilômetros e 850 metros abertos para visitação, o atrativo é repleto de paisagens de tirar o fôlego. O passeio é feito apenas com a orientação de um guia e oferece uma boa infraestrutura turística com restaurantes e lanchonetes.

9 – Parque da Muritiba (Lençóis)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Parque da Muritiba Lençóis. Foto: Divulgação.

Fundado em 1986, o Parque Municipal da Muritiba – conhecido também como Serrano – é perfeito para quem busca atrativos voltados ao turismo de natureza. No total, são 5 quilômetros de trilhas com diversas atrações como cachoeiras, poços e até mesmo dunas de areia colorida.

10 – Vale do Capão

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Vale do Capão. Foto: Divulgação.

Conhecer o Vale do Capão é uma experiência e tanto. Situada aos pés do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a comunidade é considerada um santuário ecológico (com toda a razão). O clima que permeia a região é um clima de esoterismo e paz, herança dos jovens hippies que se mudaram para o local em meados nos anos 70.

Atualmente, muitas pessoas ainda saem dos centros urbanos e se mudam para o Vale do Capão em busca de autoconhecimento, espiritualidade e uma vida mais sustentável, nesse sentido este lugar é ideal se você está em busca de um local para relaxar e estar em meio a natureza.

Por lá é possível fazer passeios ligados ao turismo de natureza e ainda provar as delícias locais, em sua maioria pratos vegetarianos. Além disso, do Vale há acesso para alguns dos atrativos mais famosos da região como a Cachoeira da Fumaça e o Morrão.

11 – Morro do Camelo (Palmeiras)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Morro do Camelo Palmeiras. Foto: @diogoguia_.

Com uma das vistas mais lindas da Chapada Diamantina, porém, ainda pouco explorado pela maioria dos turistas, o Morro do Camelo é um atrativo e tanto!

O acesso é fácil, não exige trilhas e pode ser feito de carro. Escolha visitar a atração no final da tarde para contemplar o pôr do sol, quando a luz alaranjada bate nos rochedos e deixa o cenário ainda mais deslumbrante.

12 – Cachoeira Ferro Doido (Morro do Chapéu)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Cachoeira Ferro Doido. Foto: Ranato Sampaio.

Anote aí na sua lista sobre Passeios Imperdíveis na Chapada Diamantina que não pode deixar de conhecer é a Cachoeira Ferro Doido. Aliás esse lugar tem um visual de tirar o fôlego! Com mais de 90 metros de altura, a imponência dessa cachoeira impressiona. O acesso é um tanto árduo e leva cerca de duas horas por trilha, ao passo que não é recomendado visitar pessoas sedentárias.

O nome “Ferro Doido” foi criado por garimpeiros de diamantes, como indicativo da dificuldade de se trabalhar na área devido à presença de grandes blocos de arenito sobre o cascalho.

13 – Poço do Diabo (Lençóis)

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Poço do Diabo Lençóis. Foto: Lilian Leyve.

Por certo a Cachoeira Poço do Diabo é parada obrigatória para quem curte turismo de natureza. Além de um belo mergulho, é possível fazer rapel e tirolesa durante o passeio. A trilha até o atrativo dura apenas 15 minutos. Vá!

14 – Rio Pratinha (Iraquara)

Turismo de Natureza em Cachoeira do Buracão Ibicoara na Chapada Diamantina Rio Pratinha. Foto: @tailanyangeloo.

Está preparado(a) para conhecer um dos locais mais paradisíacos de toda a Chapada Diamantina? De qual atrativo estamos falando? Do Rio Pratinha! Situado em uma propriedade privada de mesmo nome. Este destino atrai uma grande quantidade de turistas devido ao visual incrível da água da: um azul quase indescritível, dessa forma este destino é ideal para quem curte passar o dia se refrescando.

Por lá você poderá aproveitar para fazer diversas atividades voltadas ao ecoturismo como conhecer o interior da gruta, fazer rapel e tirolesa, bem como nadar nas águas calmas e cristalinas. Enfim, não deixe de visitar este passeio imperdível!

15 – Conhecer os sítios arqueológicos

Ecoturismo Bahia na Chapada Diamantina Sítios arqueológicos. Foto: Divulgação.

Por fim a região nos surpreende com nada mais, nada menos, do que sítios arqueológicos! De valor histórico inestimável, esses locais abrigam provas de que a região foi habitada há alguns milhares de anos por humanos. Quais provas são essas? As figuras rupestres. Nesse sentido anote aí alguns exemplos de sítios arqueológicos para você visitar e programe-se:

• Complexo Arqueológico Serra das Paridas
• Sítio arqueológico do Matão
• Comunidade da Raposa
• Morro do Chapéu

Se apaixonou tanto quanto nós por esses passeios imperdíveis na Chapada Diamantina?

Por certo pode notar a falta de alguma atração caso já conheça a região, afinal são diversas atrações incríveis. Dessa forma deixe aí nos comentários que outros lugares recomendariam passear pela Chapada. Sem dúvida uma árdua tarefa de elegermos as 15 melhores.

Na Chapada Diamantina, são diversos atrativos naturais que garantem diversão para todas as pessoas. Com o intuito de ajudar, acesse o Guia da Chapada Diamantina.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre a Chapada, dessa maneira dê uma conferida sobre As 10 melhores Cachoeiras da Chapada Diamantina.

Veja também: