Patrimônios históricos, espaços culturas, gastronomia e belezas naturais de tirar o fôlego fazem de Salvador uma das cidades mais encantadoras do Brasil. Confira 10 Passeios Imperdíveis em Salvador para curtir a natureza.
Salvador é uma das cidades mais antigas do Brasil e uma das mais fascinantes, tendo sido inclusive a primeira capital do país. Local de muitos momentos e lugares históricos, assim como locais tombados pelo patrimônio histórico, já fazem valer a pena turistar em Salvador. Como se não bastasse, ainda possui uma linda natureza com praias, dunas, lagos e parques que cativam moradores e turistas. Por isso, seguindo o propósito do nosso blog, preparem-se para conhecer o turismo em Salvador com passeios em meio à natureza.
10 Passeios Imperdíveis em Salvador para curti a natureza
1. Parque das Dunas
10 Passeios Imperdíveis em Salvador. Parque das Dunas. Foto: Divulgação.
O parque de preservação ambiental é de extrema importância para a manutenção da flora e fauna da capital baiana. Inclusive ganhado o título de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da UNESCO. Além disso, nele a população e os turistas podem fazer trilhas, sempre prezando pela conservação do local e da biodiversidade.
O Parque das Dunas, ou Parque Ecológico e Horto da Restinga, é o maior parque urbano de dunas, lagoas e restingas do Brasil. Uma reserva de cerca de 6 milhões de metros quadrados. Com toda a certeza uma ótima opção pra quem ama natureza.
2. Parque do Abaeté
Parque do Abaeté em Salvador. Foto: André Fofano Gama.
O Parque Metropolitano do Abaeté, ou simplesmente Parque do Abaeté, é um parque situado no bairro de Itapuã. O parque foi construído com o objetivo de proteger um dos principais cartões-postais da cidade, a Lagoa do Abaeté. Além de passear no parque, poderá também tomar banho da lagoa.
Por ali você encontra bares e restaurantes, bem como a Casa da Musica, um espaço cultural com apresentações de saraus e um acervo com as mais variadas músicas baianas ( vídeos, instrumentos e documentos de partituras).
3. Parque do Pituaçu
Parque do Pituaçu. Foto: Divulgação.
O Parque Metropolitano de Pituaçu, ou simplesmente Parque de Pituaçu, é um espaço de lazer e ecológico. Inaugurado no início da década de 80, atualmente recebe em média 5 mil visitantes por final de semana, certamente uma dos principais área de lazer da região metropolitana de Salvador.
O parque possui quadras poliesportivas, pista de skate, parque infantil, ciclovia com 15 km de ao redor da lagoa, pedalinhos e algumas trilhas ecológicas.
Localizado na Orla Marítima da cidade, o parque funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
4. Casa do Rio Vermelho
Casa do Rio Vermelho (Egi Santana/ G1 BA).
A Casa do Rio Vermelho ou Casa de Jorge Amado é como ficou conhecida a residência onde viveu o casal de escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho, onde hoje é um museu. Este delicioso passeio cultural é composto também de um belo jardim, um combo perfeito para respirar cultura e natureza.
5. Ilha dos Frades
Ilha dos Frades. Foto: Divulgação.
Como o nome sugere essa ilha foi fundada por Frades ( designação dada a um católico consagrado) ainda no século XVII, até hoje o local tem forte influência religiosa. Este pequeno paraíso referência em ecoturismo possui o certificado “Bandeira Azul“. Isto é, um título atribuído pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) às praias que cumprem um conjunto de requisitos socioambientais.
Surpreendentemente este santuário ecológico com apenas 8km de extensão esbanja belezas naturais com diversas atrações. Por exemplo: Praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais e uma vegetação típica da Mata Atlântica, até mesmo o pau-brasil.
Além de curtir as belezas naturais e o mar delicioso da Ilha dos Frades, é um bom lugar para conhecer mais sobre a nossa história e a ocupação dos jesuítas no nosso país. Para chegar até a ilha, os passeios de escunas são realizados principalmente saindo do Terminal Náutico do Comércio, nesse sentido, os pacotes oferecidos pelas agências de turismo costumam ficar entre R$ 50 e R$ 80.
6. Passeio de Escuna
Passeio de Escuna. Foto: Divulgação.
Sem dúvida um melhores programas para conhecer Salvador e sua natureza é através de um passeio de escuna. Os passeios saem diariamente da capital em um tour pela Baía de Todos-os-Santos. Uma banda tocando música ao vivo dentro da Escuna e deixa tudo ainda mais divertido.
Entre as principais paradas desse passeio está a Ilha dos Frades que citamos anteriormente. Ir a Salvador e não realizar o passeio de Escuna, é a mesma coisa que não ter ido a Salvador.
7. Praia do Porto da Barra
Praia do Porto da Barra. Foto: Luan (wikipedia).
Umas das praias mais famosas e frequentadas de Salvador está a 5 quilômetros do centro e possui um pouco mais de meio quilômetro de orla. Mas atenção, durante os períodos de férias, feriados e finais de semana, a praia costuma ser bem lotada.
O legal desse lugar é que as rochas formam piscinas quando a maré está baixa, além do mais, o mar é propício para o esporte de stand up paddle. Vislumbrar a baía de Todos-os-Santos desse ponto vale muito a pena.
8. Praia do Farol da Barra
Pôr do sol Praia do Farol da Barra. Foto: Amanda Oliveira.
Depois de curtir a Praia do Porto da Barra, caminhe por pouco mais de 1 km até chegar a Praia do Farol da Barra. Aproveite e visite também o Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais importantes da capital e um dos melhores lugares para apreciar o Pôr do Sol de Salvador.
Nessa praia também é possível visitar o Museu Náutico da Bahia. Um passeio que envolve natureza, fatos históricos e cultura.
9. Praia de Itapuã
Praia de Itapuã. Foto: Divulgação.
Que tal “Passar uma tarde em Itapuã”? Não é a toa que essa praia se imortalizou nos versos de Vinícius de Moraes. O mar calmo e a areia clara demonstram alguns dos motivos para esse ser um dos cartões-postais da Bahia. O Farol de Itapuã ou Farol da Ponta de Itapuã é outro ponto turístico que vale a pena o passeio.
10. Praia do Buracão
Praia do Buracão. Foto: Divulgação.
Essa praia de nome inusitado é perfeita para você que procura paz e sossego, mas o acesso é difícil, pois como ela é fechada por prédios e condomínios a sua frente, passa despercebida por quem passeia pela sua rua mais próxima.
A praia é bem calma e rústica, costuma ser mais frequentada pelos moradores que vivem por ali. Nesta praia não há quiosques e ambulantes oferecendo comidas e bebidas, mas lá poderá alugar cadeira e guarda sol.
Se procura paz, ambientes calmos e apenas quer curtir a praia sem fazer nada, então a Praia do Buracão foi feita pra você. A única ressalva é que o mar dessa praia costuma ser agitado.