Roteiro na Ilha de Marajó: Imagine um lugar onde a natureza selvagem se encontra com a cultura vibrante e o acolhimento caloroso dos moradores locais. A Ilha do Marajó, a maior ilha fluviomarítima e arquipélago do mundo, oferece uma experiência única e inesquecível. Neste roteiro, desvendamos os encantos de Soure e Salvaterra, dois destinos imperdíveis que revelam o verdadeiro espírito marajoara. Prepare-se para explorar praias paradisíacas, saborear a autêntica gastronomia local e mergulhar na rica história e tradições desta joia amazônica. Embarque nessa aventura e descubra tudo o que a Ilha do Marajó tem a oferecer!
ÍNDICE:
- Onde Fica a Ilha de Marajó
- Roteiro na Ilha de Marajó Para 1 Dia
- Roteiro na Ilha de Marajó Para 2 Dias
- Roteiro na Ilha de Marajó Para 3 Dias
- Roteiro na Ilha de Marajó Para 4 Dias
- Roteiro na Ilha de Marajó Para 5 Dias
- Onde Comer em Soure
- O que Fazer a Noite em Soure
- Onde se hospedar em Soure
- Lojas de Artesanato em Soure
- Como Chegar ao Marajó por Meio de Soure e Salvaterra
- Conclusão
Onde Fica a Ilha de Marajó
A Ilha e o Arquipélago do Marajó, estão localizados no norte do estado do Pará, onde os rios Amazonas e Tocantins encontram o Oceano Atlântico. Conhecida por sua rica biodiversidade, cultura marajoara e paisagens deslumbrantes, a ilha abriga 17 municípios, com Soure e Salvaterra sendo os mais visitados por turistas.A cidade de Soure fica a apenas 80 km de distância da capital, Belém do Pará, o que equivale a cerca de duas horas de lancha.
Roteiro na Ilha de Marajó Para 1 Dia
Se você tem apenas um dia em Soure, recomendamos o seguinte roteiro:
- Manhã: Visitar a Praia do Pesqueiro.
- Tarde: Escolha entre um passeio em uma Fazenda ou um Passeio de Barco.
Praia do Pesqueiro
Nossa primeira sugestão de roteiro em Soure é a Praia do Pesqueiro, ideal para passeio e almoço. Esta praia possui a melhor infraestrutura da região, com diversos restaurantes, alguns com malocas, redes para relaxar e wi-fi incluso.
Fazenda São Jerônimo
Após a Praia do Pesqueiro, visite a Fazenda São Jerônimo. Este passeio ocorre duas vezes ao dia, de manhã e à tarde. Embora seja o mais caro de Soure, custando R$ 250, oferece uma experiência completa: passeio de barco, trilha sobre uma ponte de madeira no mangue, passeio de búfalo e mais um passeio de barco.
Para mais detalhes sobre os passeios e horários da Fazenda São Jerônimo, clique aqui.
Fazenda Mironga
Para quem não deseja fazer o passeio na Fazenda São Jerônimo, uma ótima alternativa é visitar a Fazenda Mironga, que fica ao lado. No passeio “Vivência Mironga“, você terá uma roda de conversa sobre os búfalos no Marajó, aprendendo sobre sua economia e importância local. O pacote inclui uma degustação de gastronomia marajoara à base de leite de búfala, como queijo, doce de leite e manteiga, servidos com tapiocas, pão caseiro e sucos regionais. Além disso, você poderá desfrutar da bela paisagem e da natureza ao redor da fazenda. O valor deste pacote é de R$ 120.
Para mais detalhes sobre os passeios e horários da Fazenda Mironga, clique aqui.
Passeio de Barco no Poço Encantado
Se você não deseja visitar uma fazenda em seu primeiro dia em Soure, uma ótima opção é fazer um passeio de barco no Poço Encanto. Este passeio sai da encantadora Vila do Pesqueiro, com suas casas coloridas de madeira, próxima à Praia do Pesqueiro. Durante o passeio, você poderá observar a fauna e flora marajoara, passando por imensos manguezais em um trajeto tranquilo e relaxante em meio à natureza. Este passeio é realizado pela Empresa Renan Turismo.
Para mais detalhes sobre os passeios e horários do Poço Encantado, clique aqui.
Segundo Dia: No dia seguinte, se você for retornar a Belém à tarde, não deixe de visitar a Praia da Barra Velha. Localizada a cerca de 3,5 km do centro de Soure, saindo do Trapiche ou Porto de Soure, esta praia é belíssima e conta com restaurantes.
Roteiro na Ilha de Marajó Para 2 Dias
Primeiro Dia – Praia da Barra Velha e Ateliê Arte Mangue Marajó
De manhã: Sugerimos visitar a Praia da Barra Velha, que fica a cerca de 3,5 km do centro de Soure. Alugar uma bicicleta é uma ótima opção para apreciar as paisagens marajoaras e a vida cotidiana dos locais. A praia oferece restaurantes com deliciosos pratos à base de peixes regionais, e alguns estabelecimentos possuem redes entre árvores de mangue para relaxar.
No caminho para a Barra Velha, não deixe de visitar o Ateliê Arte Mangue Marajó, que reproduz fielmente as famosas cerâmicas marajoaras datadas entre os anos 400 e 1400, quando a região era habitada por povos indígenas. Há também outras peças esculpidas em madeira, como um banco em formato de búfalo.
Segundo Dia – Praia do Pesqueiro, Fazenda ou Passeio de Barco
No segundo dia, recomendamos visitar a Praia do Pesqueiro e explorar uma das fazendas locais , como a Fazenda São Jerônimo ou a Fazenda Mironga, ou fazer em um passeio de barco no Poço Encanto. Ambas estão no caminho para a Praia do Pesqueiro, facilitando a logística. Assim, você pode aproveitar a infraestrutura da praia e ainda desfrutar das experiências únicas oferecidas por essas fazendas.
Roteiro na Ilha de Marajó Para 3 Dias
Se você dispõe de três dias para explorar Marajó, especificamente Soure, sugerimos o seguinte roteiro:
- Roteiro de 1 Dia:
- Manhã: Praia do Pesqueiro
- Tarde: Escolha um passeio entre a Fazenda São Jerônimo, Fazenda Mironga ou Passeio de Barco no Furo Encantado.
- Roteiro de 2 Dias:
- 1 Dia – Manhã: Praia da Barra Velha e Ateliê Arte Mangue Marajó.
- 1 Dia – Tarde: Escolha um passeio entre a Fazenda São Jerônimo, Fazenda Mironga ou Passeio de Barco no Furo Encantado.
- 2 Dia – Manhã: Praia do Pesqueiro.
- 2 Dia – Tarde: Escolha um passeio entre a Fazenda São Jerônimo, Fazenda Mironga ou Passeio de Barco no Furo Encantado.
Terceiro Dia – Fazenda Bom Jesus, Praia do Caju-Una e Praia do Céu
Fazenda Bom Jesus
No terceiro dia em Soure, explore a Fazenda Bom Jesus, as praias de Caju-Una e Praia do Céu. As praias são as mais afastadas do centro e ficam a 15-20 minutos de caminhada uma da outra, cada uma com suas belezas únicas.
No caminho até as Praias, você irá passar pela Fazenda Bom Jesus, onde poderá observar pássaros, cavalos e búfalos nos campos naturais do Marajó.
Praia do Caju-Una
A Praia do Caju-Una é um local ideal para relaxar, contemplar a natureza e tomar banho. Com um acesso a um igarapé, oferece uma experiência única de contato com a exuberante vegetação local. Ao longo do dia, a variação das marés transforma os cenários, proporcionando paisagens diversificadas e fascinantes. A Praia do Caju-Una é perfeita para se refrescar e aproveitar a tranquilidade da região, sendo uma das mais recomendadas para quem busca um ambiente sereno e natural.
Praia do Céu
Após relaxar na Praia do Caju-Una, siga para a Praia do Céu para almoçar. Apesar de haver apenas um restaurante, ele oferece comida saborosa em um ambiente tranquilo e ventilado. Na Praia do Céu, aproveite para fazer uma caminhada para a direita; após cerca de 15 minutos, você poderá avistar a Praia do Pesqueiro e a Vila do Pesqueiro ao longe. É uma excelente oportunidade para explorar mais da região e apreciar suas belas paisagens.
Roteiro na Ilha de Marajó Para 4 Dias
Se você tem quatro dias para explorar Soure, confira nossa sugestão de roteiro:
- Roteiro de 1 Dia:
- Manhã: Praia do Pesqueiro
- Tarde: Escolha um passeio entre a Fazenda São Jerônimo, Fazenda Mironga ou Passeio de Barco no Furo Encantado.
- Roteiro de 2 Dias:
- 1 Dia – Manhã: Praia da Barra Velha e Ateliê Arte Mangue Marajó.
- 1 Dia – Tarde: Escolha um passeio entre a Fazenda São Jerônimo, Fazenda Mironga ou Passeio de Barco no Furo Encantado.
- 2 Dia – Manhã: Praia do Pesqueiro.
- 2 Dia – Tarde: Escolha um passeio entre a Fazenda São Jerônimo, Fazenda Mironga ou Passeio de Barco no Furo Encantado.
- Roteiro de 3 Dias:
- 1 Dia – Manhã: Praia da Barra Velha e Ateliê Arte Mangue Marajó.
- 1 Dia – Tarde: Escolha um passeio entre a Fazenda São Jerônimo, Fazenda Mironga ou Passeio de Barco no Furo Encantado.
- 2 Dia – Manhã: Praia do Pesqueiro.
- 2 Dia – Tarde: Escolha um passeio entre a Fazenda São Jerônimo, Fazenda Mironga ou Passeio de Barco no Furo Encantado.
- 3 Dia: Fazenda Bom Jesus, Praia do Céu e Praia do Caju-Una.
Quarto Dia – Furo do Miguelão e Instituto Caruanas
No seu quarto dia em Soure, sugerimos um passeio de barco pelo Furo do Miguelão. Este passeio de quatro horas atravessa um mangue, oferecendo paisagens e vegetação diferentes das do Poço Encanto. É uma oportunidade imperdível para contemplar a beleza da natureza marajoara. Geralmente, este passeio é feito no início da manhã devido à maré cheia.
À tarde, visite o Instituto Caruanas, uma escola ambiental para crianças que também vende cerâmicas marajoaras. O local exibe cerâmicas originais da civilização indígena que habitava o Marajó, e um dos responsáveis oferece uma verdadeira aula de história e cultura. Este passeio é gratuito e fica a 5 km do centro de Soure, acessível de bicicleta.
Roteiro na Ilha de Marajó Para 5 Dias
Por fim, no quinto dia, nosso último roteiro na Ilha de Marajó leva você a Salvaterra, o segundo município turístico mais visitado da ilha e vizinho de Soure.
Quinto Dia – Praia Grande e Joanes
Em Salvaterra, comece pela Praia Grande, que possui uma orla bem ventilada, ideal para caminhadas, banho de rio/mar e com restaurantes à disposição. Em seguida, visite a Praia de Joanes, considerada a mais bela de Salvaterra. Lá, você encontrará restaurantes sob árvores, proporcionando um ambiente agradável para almoçar e apreciar a natureza. Perto dali, visite as ruínas de uma antiga igreja jesuíta, localizada em um mirante com uma vista deslumbrante.
Soure e Salvaterra são separados por um rio, e você pode se deslocar entre eles por balsa ou pequenas embarcações chamadas voadeiras. A travessia leva de 10 a 20 minutos, dependendo da embarcação.
Onde Comer em Soure
Restaurante Patú-Anú: Variado e acolhedor, oferece carnes, frango, peixes, mariscos e opções veganas. Prato executivo de peixe a partir de R$ 25. Aberto todos os dias para almoço e jantar.
Restaurante Ilha Bela: Funciona diariamente das 08:00 às 00:00. Serve pratos regionais à base de peixe, camarão, caranguejo e carne de búfalo, além de caldos e saladas. Destaque para o caldo de turú, um molusco dos manguezais com sabor similar ao de ostra. Pratos executivos de peixe a partir de R$ 33. Também oferece pizza e música ao vivo à noite.
Restaurante do Bola: Um dos mais sofisticados de Soure, comandado por um chef famoso na gastronomia marajoara. Oferece uma variedade de pratos, incluindo carnes, frango, peixe, mariscos, sopas e pizzas. Aberto para almoço e jantar.
Restaurante Cozinha Tucupi: Sofisticado e contemporâneo, com decoração rústica e elegante, localizado em meio à natureza. Oferece pratos sofisticados da gastronomia marajoara com como peixes, mariscos, carne de búlafo e uma recomendação são as suas sobremesas. Funciona apenas para jantar e requer reservas.
Sorveteria Q’Sorvete Marajó: Não deixe de provar os sorvetes artesanais feitos com leite de búfala e frutas da Amazônia. Deliciosos e únicos, os sorvetes são produzidos com ingredientes frescos e regionais, oferecendo sabores como açaí, muruci, cupuaçu, taperebá, bacuri, entre outros.
Um prato típico de Soure é o Filé Marajoara, que é com filé de búfalo e frito na manteiga do Marajó, queijo do Marajó, que é um queijo a base de leite de búfala e é derretido sobre o Filé de Bufálo. Acompanha arroz, farofa, feijão e batata frita. Em todos os restaurantes citados acima oferecem esse prato.
Não deixe de experimentar e comprar o doce de Leite e a manteiga do Marajó, ambos feitos com leite de búfala. Uma característica marcante do doce de leite do Marajó é que ele não é tão doce quanto os tradicionais, oferecendo um sabor único e equilibrado.
O que Fazer a Noite em Soure
À noite, além dos restaurantes para jantar, recomendamos um passeio cultural para apreciar o Carimbó, uma dança folclórica típica do Pará. Dançado em pares, o Carimbó é caracterizado por movimentos giratórios e canções acompanhadas por instrumentos como curimbós, tambores, viola, flauta, ganzá, maracá e reco-reco. Os melhores lugares para assistir ao carimbó são os Tambores do Pacoval e a Casa da Cultura. Verifique na recepção de sua hospedagem os locais e horários das apresentações, pois pousadas e hotéis em Soure costumam estar bem informados sobre essas atrações.
Outra opção em Soure é visitar o Trapiche, localizado de frente para o rio. Ao longo da orla e da praça, você encontrará estabelecimentos com lanches e um restaurante com música ao vivo.
Se você prefere uma noite de dança, visite a boate Las Vegas, que toca pagode, samba, sertanejo e brega, um estilo musical típico do Pará.
Onde se Hospedar em Soure
Hotel Marajó
O Hotel Marajó em Soure é o mais sofisticado da cidade, oferecendo suítes equipadas com ar condicionado, chuveiro elétrico, frigobar e TV a cabo. O hotel conta com garagem, piscina, restaurante para almoço e jantar, além de um bar, tornando-o ideal para famílias. Suas instalações amplas incluem áreas de descanso em malocas tradicionais. O café da manhã está incluso na diária. O hotel também oferece, ocasionalmente, apresentações de carimbó para entreter os hóspedes.
Diária a partir de R$ 405 pelo booking.com.
Pousada Solar Encanto do Marajó
A Pousada Solar Encanto do Marajó oferece o melhor custo-benefício em Soure. Embora não ofereça café da manhã, dispõe de uma cozinha compartilhada completa para você preparar suas refeições. Além disso, tem uma parceria com um estabelecimento que entrega café da manhã variado e acessível na pousada. As suítes incluem ar condicionado, chuveiro elétrico, frigobar e TV a cabo. A pousada também possui um jardim e um lounge ventilado no piso superior, equipado com bilhar, rede, mesa e cadeiras para descanso. Localizada a apenas 5 minutos de caminhada do porto de Soure, a pousada permite que você economize no transporte.
Diária a partir de R$ 159 pelo booking.com.
Habit Hostel Marajó
Se você busca economia, o Habitat Marajó Hostel é uma boa opção. Com quartos e banheiros compartilhados, é ideal para mochileiros e viajantes que desejam economizar. O hostel oferece um ambiente acolhedor, perfeito para conhecer outros viajantes. Além disso, o Habitat Marajó Hostel conta com áreas comuns, como uma cozinha compartilhada, sala de convivência e Wi-Fi gratuito, proporcionando conforto e praticidade a um preço acessível.
Lojas de Artesanato em Soure
Ateliê Arte Mangue Marajó: Especializado em cerâmicas marajoaras e artesanatos em madeira, com peças clássicas e contemporâneas do renomado artesão Ronaldo Guedes.
Sociedade Marajoara das Artes: Próxima ao Mercado Municipal de Soure, oferece artesanatos em madeira, camisetas do Marajó e livros.
M’barayó Cerâmica Marajoara: Conhecida por suas peças clássicas de cerâmica marajoara.
Estúdio Cerâmica Ancestral: No caminho para a Praia do Pesqueiro, apresenta artesanatos marajoaras e obras em concreto.
Chalé da Arte: Localizado na Praia do Pesqueiro, vende cerâmicas marajoaras e artesanatos em madeira.
Belas Artes: Também na Praia do Pesqueiro, oferece cerâmicas marajoaras e artesanatos em madeira.
Como Chegar ao Marajó por Meio de Soure e Salvaterra
Viagem de Belém para Soure
Para uma viagem direta de Belém a Soure, a empresa Master Motors oferece a lancha mais rápida e confortável da região. Você pode escolher entre duas lanchas:
Empresa Master Motors: Lancha Expresso Golfinho
- Horário Belém-Salvaterra-Soure: Segunda, terça, quinta e sexta às 8:30 da manhã; quarta e sábado às 9:00 da manhã
- Horário Soure-Salvaterra-Belém: 5:30 da manhã de segunda a sábado
Empresa Master Motors: Lancha Campeão 9
- Horário Belém-Salvaterra-Soure: Segunda a sábado às 6:30 da manhã
- Horário Soure-Salvaterra-Belém: Segunda a sexta às 13:00; domingo às 13:00
As lanchas partem do Terminal Hidroviário de Belém (Luiz Rebelo Neto), com uma viagem que dura entre 2 a 2,5 horas. A passagem custa R$ 61,17 e pode ser reservada pelo site da Master Motors.
Telefone (WhatsApp): Belém (91) 98166-8297 | Salvaterra (91) 99183-1793 | Soure (91) 99331-0476
Viagem de Belém para Salvaterra (Porto do Camará) e Soure
Para chegar a Soure via Salvaterra, desembarque no Porto do Camará e pegue um ônibus, táxi ou van até o porto de onde sai a balsa para Soure. O trajeto terrestre e a travessia de balsa duram cerca de 1 hora. As opções de viagem de Belém para Salvaterra são:
Empresa Navegação Ferreira: Lancha Salmista ou Atlântica
- Horário Belém – Salvaterra (Camará): 14:00
- Horário Salvaterra (Camará) – Belém: 06:15
- Telefone (WhatsApp): (91) 98407-7200
- Instagram: @ferreiranavegacao
Empresa Transmarajó: Lancha Ana Beatriz VI
- Horário Belém – Salvaterra (Camará): Segunda, terça, quinta, sexta e sábado às 14:15
- Horário Salvaterra (Camará) – Belém: Segunda, terça, quinta, sexta e sábado às 06:20
- Telefone (WhatsApp): (91) 99271-3105
- Instagram: @oficialtransmarajo.
As lanchas das empresas Navegação Ferreira e Transmarajó partem do Terminal Hidroviário de Belém (Luiz Rebelo Neto), com uma viagem de aproximadamente 1h30min. A passagem custa R$ 45 e pode ser comprada via WhatsApp.
Empresa Banav: Catamarã Catibam
- Saída: Terminal Hidroviário de Belém (Luiz Rebelo Neto)
- Preço: R$ 45,75
- Tempo de Viagem: 2 horas
- Horário Belém – Salvaterra (Camará): Segunda a sábado às 7:00; domingo às 8:00
- Horário Salvaterra (Camará) – Belém: Diariamente às 14:30
- Instagram: @rodofluvial_banav
Empresa Henvil: Balsa
Para quem alugar um carro em Belém e deseja ir até o Marajó de carro, é necessário embarcar em uma balsa no Terminal Hidroviário de Icoaraci, um distrito afastado do centro de Belém. Os preços são os seguintes: Moto R$ 58, automóvel pequeno R$ 160, médio R$ 188, grande R$ 215.
- Tempo de Viagem: 2h30
- Horário Porto Icoaraci – Porto Camará: Segunda a sexta às 07:00; sábado às 06:00 ou 07:00; domingo às 07:00
- Horário Porto Camará – Porto Icoaraci: Segunda a sexta às 16:00; sábado às 16:00 ou 17:00; domingo às 17:00 ou 18:00
- Telefone: (91) 98114-9054 | (91) 3246-7472
- Site: Henvil ( Reservas pelo site da Henvil ou no Terminal Hidroviário de Belém)
Viagem do Porto do Camará em Salvaterra para Soure
Para quem chega de lancha ao Porto do Camará em Salvaterra com destino a Soure, recomenda-se reservar uma vaga em uma van ou ônibus pela empresa Edgar Transporte. Esta empresa oferece micro-ônibus e vans que pegam passageiros no Porto do Camará e os levam ao destino desejado em Soure. A passagem custa R$ 20 e pode ser reservada pelos telefones (91) 3741-1441 e (91) 98100-5222. Para garantir uma viagem tranquila, é aconselhável fazer a reserva com antecedência.
Conclusão
Explorar a Ilha de Marajó é uma experiência única de turismo de natureza, onde cada dia revela um novo encanto deste paraíso amazônico. Com nosso roteiro na Ilha de Marajó, seja para uma rápida visita de um dia ou uma imersão completa de cinco dias, você descobrirá praias deslumbrantes, fazendas tradicionais, cultura rica e gastronomia local. De Soure a Salvaterra, cada local oferece uma aventura inesquecível, garantindo que sua viagem seja repleta de momentos memoráveis e autênticos.
Respostas de 3
Esse post ajudou muito! Vou daqui um mês pra lá e peguei várias dicas. Agora uma dúvida bem sincera… Não gostei das fotos e algumas informações que li sobre os búfalos da fazenda São Jerônimo. Relatos de animais com o nariz rasgado pela argola, dificulcade deles ao nadar no rio com a pessoa em montaria, enfim… Será que foi apenas uma impressão ruim, ou é uma parte que deveria ter mais cuidado? Eu praticamente desisti desse passeio, apesar dele parecer mais completo e mais bonito que outras fazendas.
Olá, Fernanda! Agradecemos seu comentário e entendemos a sua posição. No Blog Turismo de Natureza, não divulgamos atrações que envolvam exploração animal. Na fazenda mencionada, os passeios são realizados duas vezes ao dia — pela manhã e à tarde — e incluem um segmento opcional com búfalos, que trabalham em média 30 minutos em cada sessão. Se preferir, é possível realizar todo o roteiro do passeio da Fazenda sem montar nos búfalos, bastando solicitar essa opção diretamente à fazenda.
Melhor e mais completo post que li sobre a Ilha de Marajó! Obrigada!