Bem-vindo a um dos destinos de ecoturismo mais deslumbrantes do Brasil: a Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, oferecendo uma ampla variedade de atrações e atividades que o tornam um destino imperdível. De cachoeiras majestosas a poços de águas cristalinas, grutas misteriosas e trilhas que cortam paisagens deslumbrantes, este lugar tem tudo o que você precisa para uma experiência inesquecível.
Mas a Chapada Diamantina não é apenas um paraíso natural. Ela também é adornada por cidades históricas encantadoras, boa gastronomia e um povo baiano incrivelmente caloroso e receptivo.
Com mais de 70 mil quilômetros quadrados de beleza intocada, a Chapada Diamantina é uma região que merece tempo para ser explorada adequadamente. Um final de semana não será suficiente para absorver tudo o que este lugar incrível tem a oferecer.
Vamos então a nossa lista dos Passeios Imperdíveis na Chapada Diamantina?
1 – Pôr do sol no alto do Morro do Pai Inácio (Lençóis)
Pôr do sol no alto do Morro do Pai Inácio. Foto: Ronaldo Tozzi.
Certamente, vou revisar o texto para que fique impessoal e sem gírias ou jargões:
Em primeiro lugar, após um dia de exploração na Chapada Diamantina, uma sugestão recomendável é recarregar as energias e apreciar o pôr do sol no topo do Morro do Pai Inácio, que é considerado o principal cartão postal da região. Esta é, inquestionavelmente, uma das atividades mais aconselháveis para se realizar na Chapada.
É viável subir ao cume do morro ao longo de todo o dia; entretanto, é no período do entardecer que o local se transforma em um espetáculo de cores fenomenais. A entrada é permitida até as 17h.
2 – Cachoeira do Buracão (Ibicoara)
Cachoeira do Buracão Ibicoara. Foto Karsten Rau.
A Cachoeira do Buracão é considerada uma das mais lindas de toda a Chapada Diamantina. A trilha para chegar até ela é considerada de nível leve a moderada e possui cerca de 3 quilômetros de extensão, portanto indicada para boa parte das pessoas.
No caminho é possível contemplar paisagens lindíssimas e se banhar em cachoeiras menores como a Cachoeira do Buracãozinho e a Cachoeira das Orquídeas. O acesso a trilha é permitido apenas com um guia, dessa forma recomendamos que contrate um.
3 – Cachoeira da Fumaça (Palmeiras)
Passeios imperdíveis na Chapada Diamantina.Cachoeira da Fumaça Palmeiras. Foto: Branco Pires.
A visita à Cachoeira da Fumaça é uma atividade imperdível na região da Chapada Diamantina. Esta cachoeira é caracterizada por ser uma fina cortina de água que cai de um paredão e se dissipa antes de atingir o solo.
Para alcançar esse ponto, é necessário realizar uma trilha de aproximadamente duas horas, que inclui trechos desafiadores com terreno acidentado, pouca vegetação e um declive acentuado. A jornada é fisicamente exigente, no entanto, a recompensa valerá cada esforço.
Caso você não tenha experiência em trilhas, recomenda-se a contratação de um guia para auxiliá-lo.
4 – Poço Azul (Andaraí)
Poço Azul. Foto: Branco Pires.
Você já imaginou a possibilidade de flutuar em um poço de águas cristalinas que emergem de uma caverna? Essa incrível experiência pode ser vivenciada no Poço Azul, localizado na cidade de Andaraí.
O período ideal para desfrutar dessa atração é de fevereiro a outubro, entre as 13h30 e 14h30, quando os raios solares conferem à água tonalidades deslumbrantes de azul. Portanto, se deseja capturar imagens memoráveis, é recomendável planejar sua visita nesse horário.
5 – Poço Encantado (Itaetê)
Poço Encantado Itaetê. Foto: Gus Takatori.
Semelhante ao Poço Azul, o Poço Encantado está situado no interior de uma caverna e exibe tonalidades deslumbrantes de azul que são visualmente impressionantes. No entanto, é importante notar que o acesso à água não é permitido neste local.
6 – Vale do Pati (Mucugê, Andaraí e Palmeiras)
Vale do Pati (Mucugê, Andaraí e Palmeiras). Foto: iurikothe Flickr.
Um dos passeios imperdíveis na Chapada Diamantina que não pode deixar de estar na sua lista é o Vali do Pati, antes de mais nada, você precisa saber que ele é considerado um dos trekkings mais bonitos do mundo. IA região abriga uma mistura de vegetação rupestre com Mata Atlântica remanescente e, ao longo da atração, é possível se deparar com rios, cânions, cachoeiras e morros.
Ao todo, são cinco dias de caminhada (cerca de 15 a 25 km por dia) com pernoites dentro do próprio Vale. A cada novo dia, um atrativo de emocionar e que faz todo o esforço valer a pena. Entretanto vale ressaltar que esse trekking deve ser feito somente com guia.
7 – Gruta da Torrinha (Iraquara)
Gruta da Torrinha Iraquara. Foto: Daniel do Blog do Bambui.
A Gruta da Torrinha é a caverna mais completa em formações raras do país, a gruta foi descoberta no ano de 1850 e fica em uma região onde há mais de 250 grutas e cavernas contabilizadas. Alguns dos destaques do atrativo são as bolhas de calcita, agulhas de gipsita e flores de aragonita, tudo explicado por guias locais.
Vale ressaltar que o destino é realmente único por se tratar de uma formação que não existe em outro lugar no mundo. Ou seja, a Gruta da Torrinha é realmente única, portanto não poderíamos deixar de listar ela sobre os 15 Passeios Imperdíveis na Chapada Diamantina.
8 – Gruta da Lapa Doce (Iraquara)
Gruta da Lapa Doce em Iraquara. Foto: @grutalapadoce.
A Gruta da Lapa Doce é a terceira maior gruta do Brasil, com mais de 17 quilômetros de extensão, sendo que 850 metros estão abertos para visitação. Esse atrativo oferece lindas paisagens e é explorado somente sob a orientação de um guia.
9 – Parque da Muritiba (Lençóis)
Parque da Muritiba Lençóis. Foto: Divulgação.
Fundado em 1986, o Parque Municipal da Muritiba – conhecido também como Serrano – é perfeito para quem busca atrativos voltados ao turismo de natureza. No total, são 5 quilômetros de trilhas com diversas atrações como cachoeiras, poços e até mesmo dunas de areia colorida.
10 – Vale do Capão
Vale do Capão. Foto: Divulgação.
Conhecer o Vale do Capão é uma experiência e tanto. Situada aos pés do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o vale é considerado um santuário ecológico (com toda a razão). O clima que permeia a região é um clima de esoterismo e paz, herança dos jovens hippies que se mudaram para o local em meados nos anos 70.
Atualmente, muitas pessoas ainda saem dos centros urbanos e se mudam para o Vale do Capão em busca de autoconhecimento, espiritualidade e uma vida mais sustentável, nesse sentido este lugar é ideal se você está em busca de um local para relaxar e estar em meio a natureza.
Por lá é possível fazer passeios ligados ao ecoturismo e ainda provar as delícias locais, em sua maioria pratos vegetarianos. Além disso, do Vale há acesso para alguns dos atrativos mais famosos da região como a Cachoeira da Fumaça e o Morrão.
11 – Morro do Camelo (Palmeiras)
Morro do Camelo Palmeiras. Foto: @diogoguia_
Com uma das vistas mais lindas da Chapada Diamantina, porém, ainda pouco explorado pela maioria dos turistas, o Morro do Camelo é um lindo atrativo que merece ser explorado.
O acesso é fácil, não exige trilhas e pode ser feito de carro. Escolha visitar a atração no final da tarde para contemplar o pôr do sol, quando a luz alaranjada bate nos rochedos e deixa o cenário ainda mais deslumbrante.
12 – Cachoeira Ferro Doido (Morro do Chapéu)
Cachoeira Ferro Doido. Foto: Ranato Sampaio.
A Cachoeira Ferro Doido oferece uma paisagem verdadeiramente impressionante. Com uma altura que ultrapassa os 90 metros, a imponência dessa cachoeira é de deixar qualquer um maravilhado. O acesso requer uma caminhada de aproximadamente duas horas por trilha, tornando-a inadequada para visitantes sedentários.
O nome “Ferro Doido” foi criado por garimpeiros de diamantes, como indicativo da dificuldade de se trabalhar na área devido à presença de grandes blocos de arenito sobre o cascalho.
13 – Poço do Diabo (Lençóis)
Poço do Diabo em Lençóis na Chapada Diamantina.Foto: Lilian Leyve.
A Cachoeira Poço do Diabo é parada obrigatória para um belo mergulho. No local também é possível fazer rapel e tirolesa durante o passeio. A trilha até o atrativo dura apenas 15 minutos.
14 – Rio Pratinha (Iraquara)
Rio Pratinha na Chapada Diamantina. Foto: @tailanyangeloo.
O Rio Pratinha, situado em uma propriedade privada de mesmo nome, é um dos locais mais paradisíacos de toda a Chapada Diamantina. Este destino atrai uma grande quantidade de turistas devido ao visual incrível da água: um azul quase indescritível, dessa forma este destino é ideal para quem curte passar o dia se refrescando.
Por lá você poderá aproveitar para fazer diversas atividades voltadas ao ecoturismo como conhecer o interior da gruta, fazer rapel e tirolesa, bem como nadar nas águas calmas e cristalinas. Enfim, não deixe de visitar este passeio imperdível!
15 – Conhecer os sítios arqueológicos
sítios arqueológicos na Chapada Diamantina. Foto: Divulgação.
Por fim, a região nos surpreende com sítios arqueológicos de grande importância histórica, graças às suas pinturas rupestres. Os principais sítios arqueológicos que você pode visitar e planejar sua visita são:
• Complexo Arqueológico Serra das Paridas
• Sítio arqueológico do Matão
• Comunidade da Raposa
• Morro do Chapéu
Conclusão
A Chapada Diamantina, com sua rica diversidade natural e cultural, é uma joia do ecoturismo brasileiro. Desde as impressionantes cachoeiras, como a da Fumaça e o Ferro Doido, passando pelas grutas místicas como a Lapa Doce, até os sítios arqueológicos com suas inestimáveis pinturas rupestres, a região oferece uma série de experiências inesquecíveis. Uma visita à Chapada é, sem dúvida, uma jornada por cenários deslumbrantes e um mergulho profundo na história e na beleza natural do Brasil.
Na Chapada Diamantina, são diversos atrativos naturais que garantem diversão para todas as pessoas. Com o intuito de ajudar no seu roteiro para lá, acesse o Guia da Chapada Diamantina.