Paraty 15 destinos de ecoturismo
Paraty 15 destinos de ecoturismo

Paraty: 15 Melhores Destinos de Ecoturismo

Paraty é um destino repleto de história e uma grande variedade de belezas naturais. Confira quais são os atrativos imperdíveis de ecoturismo e programe-se!

Paraty é uma das cidades mais antigas do país e está localizada em uma região turística conhecida como “Costa Verde”, a 258 km da Cidade Maravilhosa. O município é um dos principais polos de Ecoturismo do Estado do Rio de Janeiro.

Fundada em meados do século XVII, Paraty possui um valor histórico inigualável que, junto de inúmeras belezas naturais, foi declarado Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade pela UNESCO.

São mais de 60 ilhas e 90 praias paradisíacasboa parte delas selvagem e acessível somente por barcos ou trilhas. Um paraíso para todos os estilos de viajante, principalmente os que curtem turismo da natureza.

Os 15 Melhores Destinos de Ecoturismo

1 – Passear pelo Centro Histórico de Paraty

Passeando pelo centro Histórico de Paraty Passeando pelo centro Histórico de Paraty. 

Antes de mais nada, para conhecer melhor Paraty, nada melhor do que começar com uma caminhada (sem pressa) pelo centro histórico.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico de Paraty foi construído entre os séculos XVII e XIX e hoje conta com muitas lojas, bares, restaurantes, casinhas antigas e construções em estilo colonial.

O Centro Histórico de Paraty possui uma particularidade muito interessante: a cidade foi projetada para que a água do mar entrasse e saísse de suas ruas, como uma forma natural de limpá-las, essa invasão das águas em algumas ruas deixa o local ainda mais bonito.

A Igreja Matriz, o Museu de Arte Sacra e a Casa da Cultura estão entre os principais patrimônios históricos que vale a pena a visita.

2 – Lagoa Azul

Lagoa Azul em Paraty Passeio de escuna na Lagoa Azul em Paraty. Foto: Lee Machado Sellam. 

A piscina natural conhecida como Lagoa Azul é daqueles atrativos obrigatórios do Ecoturismo em Paraty. Cercado por rochas e mata preservada, o local é reduto da vida marinha e belezas naturais de tirar o fôlego.

Para chegar a Lagoa Azul é necessário fechar um passeio de barco que inclui também outros atrativos turísticos. A parte alta do passeio é quando o barco para e é possível aproveitar para dar um mergulho.

3 – Passeio de barco e escuna

Passeio de Barco eescuna em Paraty Passeio de Barco e escuna. 

Algumas das praias e ilhas mais lindas e paradisíacas de Paraty são acessíveis apenas via mar, logo o passeio de barco ou escuna estão entre as atrações mais procuradas do município.

Há diversos roteiros que contemplam todos os estilos de viajantes. O mais tradicional faz o circuito entre as ilhas próximas e pelas praias Vermelha e da Lula.

Se você busca por um roteiro mais “roots”, a dica é ir de barco até a Ponta de Cajaíba e chegando lá seguir por trilha até as praias de Martim de Sá e Grande da Deserta.

4 – Trindade

Vista aérea de Trindade Vista aérea de Trindade. Foto: @rodolfomanfredine. 

Localizada a 25 km do Centro Histórico de Paraty, na Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, o Vilarejo de Trindade é outro passeio imperdível. Ali encontram-se belíssimas praias, cachoeiras e trilhas.

5 – Piscina natural do Cachadaço

Piscina natural do Cachadaço Piscina natural do Cachadaço. Foto: Divulgação. 

A Piscina Natural do Cachadaço está entre as atrações mais procuradas por quem visita o vilarejo de Trindade. Está piscina natural formada pelo mar e rodeada por pedras é perfeita para banhos e mergulhos tranquilos.

Uma dica deste lugar é levar um snorkel para curtir a vida marinha abundante do local.

6 – Praia do Meio

Praia do Meio em Trindade, Paraty. Praia do Meio em Trindade. Foto: @caggianofelipe. 

Outro passeio imperdível que você não pode deixar de conhecer quando estiver em Trindade é a Praia do Meio, afinal suas águas cristalinas e seu ambiente aconchegante fazem dela a principal atração de Trindade.

Queridinha principalmente entre as famílias com crianças, por conta de o mar ser tranquilo e raso, a Praia do Meio possui bares, quiosques, passeios de barco, aluguel de SUP e caiaque. Também é local de passagem para quem for fazer a trilha até a Piscina Natural do Cachadaço.

7 – Saco do Mamanguá

O Saco de Mamanguá, em Paraty, é o único fiorde do Brasil. O Saco de Mamanguá, em Paraty, é o único fiorde do Brasil. 

Único fiorde tropical da costa brasileiraenormes vales rochosos inundados pelo mar –, o Saco do Mamanguá é uma das principais atrações de Paraty e se estende surpreendentemente por cerca de 8 quilômetros até chegar ao manguezal da Baía da Ilha Grande.

8 – Caminho do Ouro

Passeio Turistico pelo caminho do ouro em Paraty. Caminho do Ouro. Foto: Divulgação. 

No século XVIII, o Brasil passou por um período muito importante economicamente conhecido como Ciclo de Ouro. A cidade de Paraty, por sua vez, foi essencial durante este período por ser uma das cidades portuárias mais importantes da época e por encontrar-se em uma localização estratégica.

Séculos mais tarde, o caminho utilizado para transportar o ouro – a chamada de Estrada Real – virou ponto turístico e conta com cachoeiras, ateliers e restaurantes.

9 – Cachoeira do Tobogã

Cachoeira do Tobogã em Paraty Foto: Marize Thomaz. 

Já pensou em poder curtir um dia inteiro de diversão em um tobogã esculpido naturalmente em meio à uma das paisagens mais bonitas de Paraty? Então anote nossa dica: Cachoeira do Tobogã, o local conta também como três poços de água.

Neste passeio é comum ver os moradores “surfando” na cachoeira – uma habilidade incrível, diga-se de passagem – e, mesmo os turistas não tendo a mesma astúcia para fazer o mesmo, dá para descer sentado(a) numa boa.

Para chegar até a Cachoeira do Tobogã o visitante precisa cruzar uma pequena trilha que começa atrás do Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro.

10 – Poço do Tarzan

Poço do Tarzan em Paraty Poço do Tarzan. Foto: Divulgação. 

Localizada um pouco acima da Cachoeira do Tobogã, o Poço do Tarzan é uma piscina natural formada entre as pedras. É o local perfeito para tomar um banho de cachoeira e dar aquela revigorada merecida.

11 – Praia do Saco da Velha

Praia do Saco da Velha em Paraty. Praia do Saco da Velha em Paraty. Foto: Elcio Reis.

A Praia do Saco da Velha está situada na Baía da Preguiça, este passeio é uma ótima opção para quem busca sossego e contato com a natureza.

A praia possui águas calmas e transparentes, excelente para mergulho de snorkel. Entretanto o seu acesso é feito somente através de barcos que podem ser fretados no cais de Paraty.

12 – Cachoeira da Pedra Branca

Cachoeira da Pedra Branca em Paraty Cachoeira da Pedra Branca.

A Cachoeira da Pedra Branca é um local que oferece ótimos pontos de mergulho, banhos refrescantes nas quedas d’água e, no entanto para quem é mais habilidoso, há a opção de subir o paredão de pedra que permeia a atração e aproveitar os poços da parte de cima. A trilha para chegar nesta cachoeira é de nível fácil e leva apenas 10 minutos.

13 – Cachoeira do Saco Bravo

Cachoeira do Saco Bravo em frente ao mar em Paraty.

Cachoeira do Saco Bravo em frente ao mar. Foto: @rafa.lobatto. 

A Cachoeira do Saco Bravo forma uma piscina natural sobre uma rocha que fica bem em frente ao mar. Essa atração está localizada na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga e é um ótimo passeio para quem ama ecoturismo e trilhas.

O nível de dificuldade da trilha até a cachoeira é considero difícil e, portanto, não é recomendada para pessoas sedentárias, pois seu percurso de 7,4 km (ida e volta) possui muitas subidas e descidas.

Para conhecer a Cachoeira do Saco Bravo é necessário contratar um guia de turismo credenciado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente). O local possui limitação de até 140 pessoas por dia.

14 – Praia do Sono

Camping na Praia do Sono em Paraty. Camping na Praia do Sono. Foto: praiadosono.com 

Se você tem um espírito mais aventureiro, quer se desconectar do mundo e gosta de acampar, certamente a Praia do Sono não irá te deixar na mão, das pouquíssimas famílias que vivem ali, algumas trabalham restaurantes e bares, portanto o mínimo estrutura você encontrará no local.

A praia está isolada e possui o sinal de celular bem precário, para chegar a ela poderá ir por uma trilha de aproximadamente 1 hora saindo da Vila do Oratório (junto ao Condomínio de Laranjeiras) ou 10 minutos de barco saindo da vila.

15 – Ilha do Pelado

Ilha do Pelado em Paraty
Ilha do Pelado. Foto: Divulgação. 

Por fim, um dos destinos mais requisitados de Paraty é a Ilha do Pelado, suas aguas cristalinas e calmas são perfeitas para passar o dia sossegado na praia, comer e curtir a natureza.

A Ilha do Pelado está a mais de 30 km do centro de Paraty, saindo da Praia de São Gonçalo, são aproximadamente 10 minutos de travessia de barco no valor de R$ 20 (ida e volta).

Conclusão

O ecoturismo em Paraty destaca-se como uma experiência única que harmoniza a exuberância natural da região com a preservação ambiental. As paisagens deslumbrantes da Mata Atlântica, praias intocadas e o charme histórico da cidade criam um cenário cativante para os visitantes que buscam uma conexão mais profunda com a natureza. Este modelo de turismo sustentável em Paraty busca não apenas oferecer experiências memoráveis, mas também promover a conscientização ambiental e envolver as comunidades locais no cuidado e preservação do seu patrimônio.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.