O que fazer em Arraial do Cabo

Batizado de “Caribe Brasileiro” (com toda a razão), Arraial do Cabo é considerado o verdadeiro paraíso para mergulhadores e viajantes adeptos do turismo de natureza. Sendo assim, saiba tudo sobre o que fazer em Arraial do Cabo.

Há quem diga que Arraial do Cabo é o reduto das mais belas praias cariocas. Não duvidamos. Situada na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, e banhada por um mar hora turquesa, hora esmeralda, a cidadezinha de pouco mais de 20 mil habitantes impressiona até os mais “durões”.

O destino contempla os mais diversos perfis de viajantes, além de ser um dos mais cobiçados por mergulhadores e amantes do turismo de natureza. Assim sendo, prepare-se para contemplar paisagens magníficas e ter a oportunidade de ficar próximo(a) de animais fantásticos como baleias, golfinhos e tartarugas marinhas em seu habitat natural. Sem dúvida uma experiência única!

Confira o que fazer em Arraial do Cabo e boa viagem!

Praia do Farol

Arraial do Cabo - Praia do Farol Arraial do Cabo – Praia do Farol. Foto: Monique Renne.

Principal atração de Arraial do Cabo, a Praia do Farol é considerada não somente uma das mais belas de toda a Região dos Lagos, como de todo o Brasil.

A fama (merecida) se deu após a praia ter sido classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das melhores em diversos aspectos como por exemplo: pureza da água, qualidade da areia e paisagem.

Outro ponto interessante sobre a Praia do Farol é seu nível de preservação. Por se tratar de uma área de proteção da Marinha Brasileira e ter o acesso limitado, o local sofreu muito pouco com o impacto humano. Com toda a certeza uma das praias mais bonitas do Brasil.

Em resumo, para conhecê-la é necessário solicitar uma autorização prévia. Uma vez com a autorização em mãos, o acesso é liberado a apenas 250 visitantes por dia que podem permanecer na praia por até 45 minutos. Mesmo com tempo bastante restrito, vale a visita!

Passeio de Barco

Passeios de barco - Arraial do Cabo Arraial do Cabo. Passeios de barco. Foto: Divulgação.

Visitar Arraial de Cabo e não fazer o famoso passeio de barco é inaceitável. Aliás, além de ser uma oportunidade única de conhecer mais a fundo as atrações da cidade, essa é a única forma de visitar a Praia do Farol.

O passeio tem duração de três a quatro horas e o roteiro inclui os seguintes locais: Praia do Farol, Gruta Azul, Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Forno, onde o passeio chega ao fim.

Os barcos de passeio partem da Praia dos Anjos e há opções de embarcação para todos os estilos de viajantes. Isto é, desde os mais intimistas até os mais festeiros.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia Arraial do Cabo. Prainhas do Pontal do Atalaia. Foto: Divulgação.

A impressão que temos ao descer a famosa escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia é a de que vamos chegar ao paraíso a qualquer momento. E, de fato, chegamos.

Do alto do morro, é possível contemplar um cenário paradisíaco onde é praticamente impossível não ficar impressionado com tamanha beleza. A descida é íngreme e são muitos degraus, contudo, o esforço valerá a pena assim que você pisar nas prainhas. Sem dúvida um dos passeios clássicos sobre o que fazer em Arraial do Cabo.

As prainhas ficam no Morro do Pontal do Atalaia e ganhou esse nome por ser composto por duas praias. Em época de maré baixa, ambas se unem em uma mesma faixa de areia e forma uma única praia. É beleza a se perder de vista!

Esportes aquáticos e mergulho

mergulho arraial do cabo Mergulho em Arraial do Cabo. Foto: Divulgação.

Além de ser conhecida como o “Caribe Brasileiro”, a cidade de Arraial do Cabo é também considerada a “Capital Brasileira do Mergulho”. Isso acontece por uma série de fatores como: profundidade, excelente visibilidade da água e a grande variedade de espécies marinhas. Um deleite para quem pratica mergulho!

A boa notícia? Não é preciso ser expert para mergulhar em Arraial do Cabo. Nesse sentido os viajantes inexperientes podem experimentar a sensação deliciosa de um mergulho de batismo a qualquer momento. Bem como é possível praticar outros esportes aquáticos como kitsurf e surf, claro. Então separe sua prancha!

Trilha do Farol Velho

Trilha do Farol Velho Trilha do Farol Velho. Foto: Bárbara Lopes.

A Trilha do Farol Velho é muito procurada por adeptos do ecoturismo. O Farol Velho, que dá nome a trilha, foi construído no início do século passado e foi desativado pouco tempo depois e, atualmente, serve apenas de atrativo.

Hoje, a Ilha do Farol (onde fica a trilha) é protegida pela Marinha Brasileira e limita o acesso de visitantes. Uma curiosidade sobre esse passeio é o fato de a ilha ser o ponto mais alto da Região dos Lagos, com mais de 300 metros de altura. Gigante e paradisíaca!

Fenda de Nossa Senhora de Assunção

Arraial do Cabo - Fenda de Nossa Senhora de Arraial do Cabo. Fenda de Nossa Senhora de Assunção.

A Fenda de Nossa Senhora de Assunção é um dos atrativos mais tradicionais sobre o que fazer Arraial do Cabo. A origem do nome data do ano de 1721 quando um pescador encontrou ali uma estátua de Nossa Senhora Aparecida.

Surpreendentemente a fenda rochosa possui aproximadamente 5 metros de largura, 40 metros de altura e a fenda chega quase ao nível do mar. Não deixe de ir, viu? Certamente um baita passeio!

Lago do Amor

Lago do Amor - Arraial do Cabo Arraial do Cabo. Lago do Amor. Foto: @martiinsthaiane.

O Lado do Amor é uma atração recente em Arraial do Cabo. Descoberta a cerca de um ano, essa piscina natural de cor azul turquesa se forma apenas quando o mar está agitado. Localizada entre as praias Brava e Praia Grande, o Lago do Amor tornou-se, rapidamente, um dos pontos mais cobiçados da região.

O acesso ao local não é um dos mais fáceis e requer preparo físico e apoio de guias experientes. A trilha dura cerca de 30 minutos e todo o esforço valerá a pena, acredite!

Mirante da Cabocla

Mirante da cabocla - Arraial do Cabo Arraial do Cabo. Mirante da cabocla. Foto: Filipe Xavier.

Situado no Morro da Cabocla, o mirante de mesmo nome tem uma das vistas mais bonitas da região. Com vegetação predominantes de Restinga, a vista lá de cima é estonteante. Aliás, durante o passeio aproveite para fazer uma travessia ainda pouco explorada por turistas: a travessia entre a Prainha e a Praia do Forno. Uma verdadeira imersão na natureza!

Praia Brava

Praia Brava - Arraial do Cabo Arraial do Cabo. Praia Brava. Foto: @luciana.schr.

Aventureiros de plantão, essa é para vocês! Localizada no Pontal do Atalaia, a Praia Brava é uma das mais selvagens da região, já que seu acesso é limitado a apenas uma trilha.

Queridinha entre surfistas profissionais por fazer jus ao seu nome, a Praia Brava é reduto de aventureiros e atletas. Vale muito a pena conhece-la, no entanto, requer o mínimo de preparo físico.

Ah! Por ser um dos locais mais preservados de Arraial do Cabo, por não há quiosques ou ambulantes por lá. Sendo assim, recomendamos levar sua própria comida e bebida.

Museu Oceanográfico

Museu Oceanográfico - Arraial do Cabo Museu Oceanográfico de Arraial do Cabo. Foto: Divulgação.

Por fim, tire um dia do seu roteiro por Arraial do Cabo para conhecer o Museu Oceanográfico. O local possui um grande acervo, sendo suas principais atrações o esqueleto de uma orca e o peixe-rei capturado na Praia Grande em 1990. É possível conferir ainda exposições e aquários com diversas espécies marinhas oriundas da região.

Vá lá: Av. Luís Corrêa, 3 – Taio / Aberto de quinta a sexta-feira das 9h às 16h30 – sábados e domingos das 14h às 17h.

Considerações Finais

Arraial do Cabo Pórtico de Arraial do Cabo.

O que achou dos passeios sobre o que fazer em Arraial do Cabo? Já visitou ou pretende conhece-lo? Es-pe-ta-cu-lar, não é? Então se você curte viagens ligados ao ecoturismo, considere colocar Arraial do Cabo na sua lista de Turismo de Natureza.

Gostou das dicas do que fazer em Arraial do Cabo? Tem mais sugestões? Deixe aí nos comentários!

A fim de explorar mais os passeios em meio a natureza no Rio de Janeiro? Então confira também os artigos abaixo.

Paraty: 15 Melhores Destinos de Ecoturismo

As 10 melhores Praias do Rio de Janeiro

Turismo no Rio de Janeiro – 10 Passeios Imperdíveis pela natureza

 

Veja também: