Montanhas Capixabas.
Montanhas Capixabas.

Montanhas Capixabas: Os 10 melhores passeios

As Montanhas Capixabas são um lugar encantador, composto por nove municípios com forte influência europeia e uma enorme beleza natural. A região turística está localizada na região serrana do estado do Espírito Santo e é um local ideal para quem quer curtir a natureza, praticar atividades de ecoturismo, mergulhar em culturas diferentes e relaxar em meio natureza. Neste artigo, vamos listar os 10 passeios imperdíveis para quem visita as Montanhas Capixabas.

O que fazer nas Montanhas Capixabas: Os 10 passeios imperdíveis

1 – Parque Estadual da Pedra Azul (Domingos Martins)

Montanhas Capixabas: Lago Negro e Pedra Azul ao fundo
Lago Negro e Pedra Azul ao fundo. Foto: Divulgação.

O Parque Estadual da Pedra Azul é um lugar com várias opções de lazer em meio à natureza. Com uma área de1240m², o parque uma possui rica fauna e flora, com orquídeas, bromélias, aves, macacos, preguiças e onças. A Pedra Azul é o principal cartão postal, considerada um patrimônios naturais do Espírito Santo. Além disso, é possível praticar atividades como trilhas, escaladas, rapel, tirolesa e passeios a cavalo.

2 – Vale do Emboque (Conceição do Castelo)

Montanhas Capixabas: Vale do Emboque.
Vale do Emboque. Foto: Divulgação.

Conceição do Castelo é uma cidade que preserva a história do Brasil através de suas construções coloniais e sua importância histórica na rota da Coroa Portuguesa. Além disso, a cidade é famosa pela grande quantidade de fazendas, ranchos e sítios abertos à visitação durante o ano todo, oferecendo passeios, banhos de cachoeira, trilhas e paisagens deslumbrantes. Um dos lugares que mais encantam os visitantes é o Vale do Emboque, com sua beleza natural e a tranquilidade do campo.

3 – Rampa de Ubá (Castelo)

Montanhas Capixabas: Rampa de Ubá
Rampa de Ubá. Foto: Imaginair.

Se você é fã de voo livre, não pode deixar de conhecer a Rampa de Ubá. Situada na comunidade de Córrego de Ubá, a 28 km do centro da cidade de Castelo. Com paisagens deslumbrantes e uma infraestrutura excelente para os visitantes, a rampa já sediou algumas das maiores competições nacionais e internacionais.

4 – Mirante do Alto Formoso (Vargem Alta)

Montanhas Capixabas: Mirante do Alto Formoso.
Mirante do Alto Formoso. Foto:

Vargem Alta é uma cidade turística que oferece diversas opções de lazer para seus visitantes. Destacam-se as cachoeiras, prédios históricos e trilhas para caminhadas. Além disso, é famosa pela produção de doces, licores, cachaças e biscoitos típicos da região. O Mirante do Alto Formoso é um dos pontos turísticos mais procurados, com uma vista deslumbrante a partir de mais de 1000 metros de altitude. Para os aventureiros, a cidade oferece ótimas condições para a prática de voo livre e parapente, graças ao seu terreno acidentado. Vargem Alta está localizada a cerca de 130km de distância de Vitória.

5 – Pedra do Submarino (Prejetuba)

Pedra do Submarino.
Pedra do Submarino. Foto: Divulgação.

A cidade conhecida como a capital nacional do café proporciona aos seus visitantes atrações únicas, com rios e cachoeiras perfeitas para banho, além de uma ampla agenda cultural e culinária típica de dar água na boca. Brejetuba também possui diversas atrações imperdíveis como Mirante da Pedra da Torre e a Pedra do Submarino. Localizada a 156km de Vitória, a cidade também é palco de grandes eventos regionais, como a Festa do Café, que inclui a tradicional coagem da maior xícara de café do mundo.

6 – Parque Ecológico Cachoeira de Matilde (Alfredo Chaves)

Parque Ecológico Cachoeira de Matilde.
Parque Ecológico Cachoeira de Matilde. Foto: Cleferson Comarela – Wikipedia

Situada a 80km da capital capixaba, encontra-se a encantadora Alfredo Chaves, um verdadeiro paraíso para aqueles que buscam por belas paisagens, aventura, tranquilidade e uma culinária de dar água na boca. O destaque do município é o Parque Ecológico Cachoeira de Matilde, que oferece decks perfeitos para apreciar a beleza natural do local e conta com infraestrutura completa para atender aos visitantes e turistas.

7 – Rota das Cervejarias Artesanais (Venda Nova do Imigrante)

Rota das Cervejarias Artesanais. Foto: Divulgação.

A Rota das Cervejarias Artesanais é um passeio imperdível para os apreciadores de cervejas especiais. A rota passa por diversas cervejarias da região, tais como: Ronchi Beer (Pedra Azul), Barba Ruiva e Trarko (Domingos Martins), Dus Grillo (Vargem Alta), e Altezza (Venda Nova do Imigrante). Além disso, a região também é conhecida pela produção de queijos, cafés especiais e outras delícias típicas da culinária local.

8 – Cinco Pontões (Marechal Floriano)

Montanhas Capixabas: Cinco Pontões.
Cinco Pontões. Foto: Divulgação.

A Pedra de Cinco Pontões é uma atração turística imperdível para os amantes de aventura e natureza. Localizada no município de Laranja da Terra, a pedra apresenta formações rochosas de beleza incomparável, alcançando uma altura impressionante de 1.250 metros. A região é um paraíso para os praticantes de esportes radicais, como rapel e escalada. Não deixe de visitar essa maravilha natural localizada a 153 km da capital Vitória.

9 – Pedra Três Pontões (Afonso Cláudio)

9 - Pedra Três Pontões (Afonso Cláudio)
Pedra Três Pontões (Afonso Cláudio). Foto: Alex Reblim

A Pedra Três Pontões é uma atração turística localizada em Afonso Cláudio, a 145 km de Vitória. Ela está situada em uma propriedade particular, na fazenda da família de Itamar Tesch, onde os turistas podem desfrutar de hospedagem rural, alimentação e trilhas guiadas até os Três Pontões. A pedra possui 1.300 metros de altitude e fica a 1.110 metros do nível do mar. Além disso, o município de Afonso Cláudio é conhecido por suas belezas naturais, clima tropical de montanha e riqueza cultural.

10 – Pedra do Frade e a Freira (Domingos Martins)

Pedra do Frade e a Freira.
Pedra do Frade e a Freira. Foto: Divulgação.

A Pedra do Frade e a Freira é uma impressionante formação rochosa natural de granito, que atinge uma altitude de 683 metros. A formação lembra um casal de frade e freira devido à sua aparência. Localizada entre os municípios de Itapemirim, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim e Rio Novo do Sul, o acesso à pedra é exclusivo pelo município de Itapemirim.

Conclusão

As Montanhas Capixabas oferecem diversas opções de lazer e turismo, desde trilhas e cachoeiras até cervejarias artesanais e mirantes com vistas incríveis. A região é ideal para quem quer relaxar em meio à natureza, praticar atividades de ecoturismo e mergulhar em culturas diferentes.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.