Ecoturismo (Turismo de natureza) e sua importância

ecoturismo e sua importância

Já imaginou viajar o mundo e cuidar do planeta ao mesmo tempo? Demais, né? A boa notícia é que essa possibilidade não só é possível como já existe. Como? Através do turismo de natureza. Considerado o segmento turístico mais benéfico para os viajantes, o ecoturismo é capaz de proporcionar experiências únicas e transformadoras aos seus adeptos através de imersões em meio à natureza e atividades voltadas ao turismo de aventura.

Quer saber mais sobre o turismo de natureza e sua importância? Vamos nessa!

O que é Ecoturismo ou Turismo de Natureza?

O ecoturismo, ou turismo de natureza, é uma modalidade do setor de turismo que desenvolve práticas de lazer em meio à natureza focadas na preservação ambiental. Em outras palavras, o turismo de natureza remete a um turismo sustentável e de responsabilidade ambiental. Além disso, estimula a economia e o bem-estar de comunidades locais, pois gera renda para quem vive em áreas preservadas. No ecoturismo, as atividades mais comuns são: trilhas, caminhadas, observação da fauna e flora e pratica de esportes de aventura.

Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento econômico e preservação ambiental podem e devem andar juntos. O ecoturismo é prova disso – não à toa o setor vem em uma crescente. É o que aponta um levantamento realizado pela Organização Mundial de Turismo. De acordo com a OMT, atualmente, o turismo de natureza é o segmento do setor que mais cresce no mundo, representando 10% do mercado mundial. No Brasil, esse crescimento é de 30% ao ano. Em relação ao faturamento anual, os números impressionam. A nível mundial, o rendimento do ecoturismo gira em torno de surpreendentemente US$ 260 bilhões. Já em nível nacional, o valor anual é de US$ 70 milhões.

Preservação Ambiental

A marca registrada do turismo de natureza é a preservação ambiental. Por este motivo, os viajantes adeptos da prática são orientados a seguir uma série de recomendações, como por exemplo, descartar o lixo em local adequado; jogar a água utilizada em atividades a pelo menos 50 metros de qualquer curso de água para não contaminá-lo; vai mergulhar? fique de olho em seus equipamentos e se eles estão bem presos, para não acabarem danificando os corais; e por último, mas não menos importante, não alimentar os animais. Basicamente, são pequenas atitudes voltadas à sustentabilidade que fazem toda a diferença.

Bem-estar

Se você acredita que o turismo de natureza beneficia apenas a natureza em si, está redondamente enganado. O corpo humano também se beneficia e muito com a prática do ecoturismo. Listamos os três benefícios mais comuns. Confira:

Corpo relaxado

Relaxando na Natureza Relaxando na Natureza.

Nosso corpo está condicionada a seguir uma rotina, por vezes, exaustiva. Por este motivo, o turismo de natureza funciona como uma maneira de nos reprogramar física e mentalmente. Assim sendo, durante este tipo de viagem é comum a galera investir em atividades onde o corpo está sempre em movimento. Seja mergulhando, caminhando ou fazendo qualquer outra coisa que proporcione relaxamento e bem-estar.

Mente relaxada

Relaxar a mente é um dos focos principais de quem busca pelo ecoturismo. Isso porque, a prática estimula os viajantes a se desligarem do mundo exterior e imergirem em outro totalmente diferente. Um universo voltado ao autoconhecimento, preservação ambiental, vivências com outras culturas e tudo o mais que possa contribuir para a nossa mente desacelerar.

Laços fortalecidos

passeio em meio a natureza

O contato direto com a natureza nos permite um contato muito mais intenso com o meio no qual estamos inseridos. Portanto, durante uma viagem onde o foco seja o ecoturismo,prestar atenção à esse detalhe é importantíssimo. Assim, estaremos abertos a novas amizades e experiências.

E então? Curtiu saber mais sobre ecoturismo? Deixe suas impressões aí nos comentários e até a próxima postagem!

Veja também O que é Turismo de Natureza

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter