Como Chegar em Machu Picchu: Trem ou Van

A forma de chegar até Machu Picchu não é nada fácil, pois não existe voo direto do Brasil até Cusco, principal cidade como ponto de partida. Mas para que você possa imaginar um pouquinho desse trajeto, podemos dizer que para ir até Machu Picchu você precisará ir para Lima, Cusco e passar pelas Aguas Calientes. Quer saber como chegar em Machu Picchu? Então se prepara, pois nesse texto mostraremos como chegar lá saindo de Cusco.

Confira como Chegar a Machu Picchu Saindo de Cusco

Como do Brasil para Cusco não possui vôo direto, as primeira coisa que você deve fazer é pegar um vôo até Lima. Se você desejar, pode passar uns dias na capital, até mesmo para conseguir entender um pouco mais da cultura peruana, mas se preferir, pode apenas utilizar Lima como uma conexão até Cusco.

Depois de chegar em Cusco, pegue um trem até as Aguas Calientes, mas você também pode optar por uma trilha, caso queira. Chegando em Aguas Calientes você pode pegar um ônibus para subir até a cidadela de Machu Picchu, o que leva em torno de 20 minutos (20 dólares). Para os mais aventureiros você também pode subir andando até Cidadela de Machu Picchu saindo de Aguas Calientes, o que levará em torno de 1 hora a 1 hora e meia, dependendo da disposição.

As 2 formas de se chegar a Machu Picchu saindo de Cusco é por meio de trem ou van via hidrelétrica. A seguir te explicaremos um pouco mais sobre essas duas formas, pois é uma das partes em que mais costumam surgir dúvidas.

Por meio de Trem

viajando de Machu Picchu de trem
Viajando de trem até Machu Picchu Pueblo. Foto Divulgação

O trem é um dos meios mais confortáveis que você pode encontrar de como chegar em Aguas Calientes para seguir até Machu Picchu. Existem duas companhias de trem que operam na rota que podem te levar até Machu Picchu por meio de Cusco, essas duas companhias são a Inca Rail e Peru Rail. Não existem tantas diferenças entre elas em termos de preços a não ser o horário e o horário é algo que impacta diretamente no seu roteiro de viagem.

– Preço

Os preços das companhias Inca Rail e Peru Rail variam entre 70 a 200 dólares (ida e volta), dependo da classe (executivas e primeira classe) e do horário de viagem.

* Fiquem de olho nos sites dessas companhias, pois as vezes rola promoções de até 50% de desconto.

– Horários

No trem Peru Rail, saindo de Cusco, os horários de saída são em torno de:  6h40, 7h35, 8h05 e 9h05. Já na companhia Inca Rail os horários, saindo de Cusco, são: 5h55 e 9h08. O tempo da viagem é de em média de 4 horas.

Por meio de Van

Viagem de van até a hidrelétrica de machu picchu.
Modelos de vans que saem de Cusco e vão até a hidrelétrica.

Essa é uma alternativa bem econômica, mas envolve mais esforço físico e demora em torno de 8 horas até Machu Picchu Pueblo (Aguas Calientes), sendo 6 horas de van 2 horas caminhando.

Depois de chegar na Central Hidrelétrica Machu Picchu, sendo este o ponto mais próximo de Aguas Calientes que a van pode te deixar, você deve descer da van e caminhará por cerca de 2 horas no restante do caminho, ao lado dos trilhos de trem. O percurso é bem seguro e tranquilo, ele é todo plano e encontrará no meio do caminho muitos turistas fazendo o mesmo trajeto.

Embora a viagem seja longa, o que não irá faltar no caminho são paisagens lindíssimas de natureza, certamente isso te ajudará a passar o tempo, mas isso se estiver atendo em apreciar a fauna e flora da região.

Agora devemos ser sinceros neste tipo de viagem, o único problema dela estará quando estiver a 1h:30 da Hidrelétrica, isso porque durante esse trecho a estrada é extremamente perigosa. Dentro da van e no altos das montanhas, você perceberá que estará a pouquíssimos centímetros do precipício.

Uma vez chegando na hidrelétrica é só alegria. Confira as paisagens que irá encontrar indo de van e trilha no final.

– Preço

O preço médio da van é em torno de 40 dólares (ida e volta). Normalmente que opta por esse roteiro da hidrelétrica já compra também os ingressos para Machu Picchu e também a hospedagem para pernoitar. No centro de Cusco é muito fácil encontrar essas agências de turismo que oferecem esse pacote completo

– Horários

As saídas das vans costumam ser entre 7h e 7h30, já para voltar é entre 15h e 15h30, por isso é necessário começar a caminhar em torno de umas 13h para conseguir pegar a van.

Conclusão

Sabendo como chegar em Machu Picchu você pode planejar a sua viagem sem medo algum, pois quando se tem segurança e sabemos exatamente o que precisamos fazer para chegar a onde a gente quer, as coisas ficam muito mais fáceis.

O que você acha desse trajeto? Parece um pouco cansativo, não é mesmo? Mas o importante é que para chegar em uma das sete maravilhas do mundo todo esse esforço vale a pena.

Além disso, lá você conseguirá se conectar com a natureza e poderá apreciar construções dos povos Incas.

Galeria

Confira as imagens da viagem de Van de Cusco até Machu Picchu Pueblo.