Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro

Cataratas do iguaçu no lado brasileiro. Vista da Garganta do Diabo

O que fazer em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu (PR) é a segundo destino mais turístico do Brasil e conta com diversas atrações, além das famosas Cataratas. Confira a lista que preparamos e programe-se nas Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro!

Foz de Iguaçu, no Paraná, é um destino único e bastante cobiçado. Aliás, quem nunca quis conhecer a terra das Cataratas, que atire a primeira milha aérea.

Situada no extremo oeste do estado do Paraná, na tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai, a cidade recebe mais de 1 milhão de visitantes anualmente vindos de todas as partes do mundo, especialmente da América do Sul.

O motivo desse número estrondoso de visitantes não é à toa. A cidade abriga nada mais, nada menos do que as famosas Cataratas do Iguaçu, que está na lista das 7 Maravilhas da Natureza.

Percorrendo uma trilha estruturada pelo lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu Percorrendo a trilha estruturada pelo lado brasileiro das Cataratas.

E não para por aí. O destino é tão grandioso que suas belezas naturais não “couberam” somente no Brasil e se estenderam até o outro lado da fronteira, na Argentina. Por isso é fundamental que a viagem inclua ambos os lados para que você não perca nenhum atrativo, combinado?

Veja agora o que curtir em Foz de Iguaçu e boa viagem!

Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro

Se há um destino brasileiro ideal para o turismo de natureza esse destino é Foz do Iguaçu. Por abrigar o gigantesco Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas, o lugar é perfeito para realização de trilhas, passeios de caiaques, esportes de aventura e outros atrativos focados na fauna e na flora local. Separamos algumas dessas atrações especialmente para você. Confira:

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu no lado Brasileiro Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro.

A primeira atração da lista não poderia ser outra senão as Cataratas do Iguaçu. Formadas pelo Rio Iguaçu, a atração conta com aproximadamente 275 quedas de 65 metros de altura e uma vazão de 1500m³ por segundo em uma largura de 2780 metros.

O passeio começa no centro de recepção de visitantes do parque, do lado brasileiro, onde os turistas são convidados a embarcar em um ônibus “double-deck” com capacidade para 72 passageiros. Após o embarque, o ônibus se desloca para o interior da atração e conforme vai se aproxima do destino, é possível ouvir o som das quedas cada vez mais próximo. E a expectativa fica como? Só aumenta!

Garganta do Diabo

Garganta do Diabo vista pelo lado Argentino. Garganta do Diabo e mirante do lado brasileiro visto pelo parque do lado argentino.

A Garganta do Diabo é uma das principais atrações desse destino tão especial. Considerada a maior das 275 quedas que formam as Cataras do Iguaçu, a atração tem aproximadamente 80 metros de altura de queda constante de água e determina a fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Para chegar até ela é necessário utilizar o serviço de translado na entrada do parque em direção a Trilha das Cataratas. Essa é a trilha que leva os visitantes até as plataformas de observação, de onde é possível contemplar a Garganta do Diabo. Prepare-se para se surpreender!

Macuco Safari

Passeio de barco pelas cataratas do iguaçu pela empresa Macuco Safari. Passeio de barco realizado pelo lado Brasileiro. Passeio de barco pelo lado brasileiro realizado pela empresa Macuco Safari.

A força da natureza por meio da água. É isso que o Macuco Safari busca mostrar aos viajantes. Para a galera aventureira, o passeio de barco nas quedas das Cataratas e aventura e emoção pura!

Passeio de helicóptero

Passeio de helicóptero pelas Cataratas doIguaçu Passeio de helicóptero pelas Cataratas do Iguaçu. Foto: Divulgação.
 

Passeio de barco pelo lado brasileiro realizado pela empresa Macuco Safari. Foto: Divulgação.

Se você tiver um dinheiro extra e pretende explorar Foz do Iguaçu e suas Cataratas de forma mais detalhadas, um passeio de helicóptero cai muito bem! E embora o preço não seja lá muito atrativo, a satisfação de ver esse cenário deslumbrante do alto vale o investimento. Aproveite!

O preço em média pelo passeio mais barato gira em torno de R$ 430,00 em um voo de 10 minutos.

Marco das 3 Fronteiras

Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu no Paraná Marco das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca.

Como afirmamos no começo do texto, Foz do Iguaçu fica na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Por este motivo, o Marco das 3 Fronteiras são obeliscos que receberam esse nome para representar cada país. Cada qual tem um formato diferente e é pintado com as cores da sua respectiva nação.

Restaurante Porto Canoas

Restaurante Porto Canoas em Foz do Iguaçu. Restaurante Porto Canoas. Foto: Rodeger Savaris.

O Porto Canoas fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu e oferece opções variadas de pratos principais e sobremesas. O destaque, no entanto, é sua varanda, de onde é possível ver as Cataratas. Fe-no-me-nal!

Parque das Aves

Parque das aves em foz do iguaçu no Paraná Parque das aves em Foz do Iguaçu.

Fundado no ano de 1994, o Parque das Aves tem como principal objetivo a preservação ambiental e reprodução desses animais. O local possui uma área de 17 hectares de mata nativa e é uma ótima pedida para conhecer de perto os hábitos de aves como flamingos, tucanos, araras e etc. O parque conta ainda com borboletário e um setor de répteis, cobras e jacarés.

Nós no Blog Turismo de Natureza somos contra qualquer atividade que envolve a exploração de animais. No entanto pelas praticas de preservação e dos trabalhos de ecologia desenvolvidos Parque das Aves, nos sentimos confortáveis em divulgarmos essa parque.

Trilha do Poço Preto

trilha de bicicleta do poço preto no Parque Nacional do Iguaçu pelo lado brasileiro. Trilha de bicicleta do poço preto no Parque Nacional do Iguaçu pelo lado brasileiro. Foto? Divulgação.

A Trilha do Poço Preto fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Nesse tour é possível caminhar no coração do parque, andar de bike, navegar pelo Rio Iguaçu e ainda por cima descer o rio em um caiaque. O passeio dura de 2 a 3 horas e deve ser colocado no roteiro SIM!

Skydive

Skydive (Saltar de Paraquedas) em Foz do Iguaçu Skydive em Foz do Iguaçu.

Já pensou pular de paraquedas em um dos cenários mais deslumbrantes do planeta? Em Foz do Iguaçu é possível. O salto é feito a 3 mil metros de altitude e dura cerca de dez minutos. Im-per-dí-vel!

Considerações Finais

O que achou das Cataratas do Iguaçu no lado Brasileiro? Em média leva-se 4 horas para passear e conhecer as nossas Cataratas, já as Cataratas do Iguaçu no lado Argentino poderá levar até 2 dias, dependendo dos passeios que fizer por lá. No entanto passear pela Cataratas do Iguaçu no lado Brasileiro permite que você tenha uma vista panorâmica das Cataratas. Jamais tome a decisão de conhecer somente um lado, pois muitos pensam que conhecendo um não será necessário conhecer o outro. Os lados possuem belezas e roteiros diferentes, portanto os passeios são complementares e não excludentes.

Para compra de ingressos nas Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro clique aqui.

A fim de explorar o Cataratas do Iguaçu no lado Argentino? Saiba como são os passeios e os atrativos do lado hermano clicando aqui.

Curtiu conhecer um pouco mais sobre esse destino incrível? Você já deu um pulo lá? Conte aí nos comentários!

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter