O Brasil é o país com mais atrativos naturais do mundo e isso pode ser percebido por meio dos seus variados biomas brasileiros que estão espalhados por todo o território nacional.
Quando o assunto é beleza natural o Brasil sai na frente de todos os outros, conseguindo ocupar assim o primeiro lugar, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Isso se dá inclusive por conta da diversidade geográfica que o Brasil possui.
Brasil é o país com maior biodiversidade do mundo
Com uma rica fauna e flora, o Brasil possui uma grande biodiversidade, com um clima tropical e paisagens que variam de montanhas, serras e chapadas aos parques nacionais, ilhas e praias.
De acordo com o CTFB (Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil), o Brasil conta com 116 mil espécies, possuindo assim 9% da fauna do mundo inteiro.
Sendo assim, diversos estudos no mundo apontam o Brasil como líder em biodiversidade, já que o amplo território do país favorece a formação de vários biomas ricos em diversas espécies de animais e vegetais.
Os que proporcionam tamanha biodiversidade são Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Pampas. Veja a seguir um pouco sobre cada um desses biomas.
Biomas Brasileiros
Amazônia

Esse é um dos biomas mais extensos e conhecidos do mundo por abrigar a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo e de rica biodiversidade. No Brasil, esse bioma ocupa cerca de 53% do território e ainda se estende por mais 8 países, mas a maior parte da floresta está concentrada no Brasil.
Cerrado

O Cerrado é popularmente conhecido como a savana do Brasil, sendo considerado o segundo maior bioma brasileiro e da América do Sul. A vegetação do local apresenta árvores de troncos retorcidos, variações arbóreas, arbustos, cipós e campestres, que se espalham por todo o bioma.
Pantanal

O pantanal consiste em um bioma de superfície alagada por conta do seu terreno plano, por conta disso é comum ser uma região onde jacarés são muito comuns. Esse bioma recebe influências da Amazônia e Cerrado, o que gera uma grande biodiversidade.
Mata Atlântica

Esse bioma se estende por quase todo o litoral do Brasil e por conta de todo o processo de colonização de terras, a Mata Atlântica passou por um grande processo de desmatamento, restando atualmente apenas 10% de mata nativa, o que gera todo um empenho no quesito conservação ambiental.
Caatinga

A Caatinga é um bioma que só existe na região nordeste do Brasil. A sua vegetação é adaptada para o clima seco e por isso possuem a capacidade de armazenar água.
Pampas

Os pampas consistem em campos que são encontrados no Rio Grande do Sul. Com um relevo pouco acidentado, os campos são compostos por plantas herbáceas, arbustos e pequenas árvores.
A importância do turismo de natureza na economia
O turismo é uma das áreas que mais geram empregos no mundo, seja empregos formais ou informais. No entanto, apesar de ter um alto potencial e diversidade turística, o Brasil não consegue explorar tão bem esse setor por conta da falta de políticas públicas voltadas para a área.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o ecoturismo é uma das vertentes do turismo que mais cresce no mundo e quando o assunto são belezas naturais e contato com a natureza o Brasil consegue um grande destaque por conta da sua biodiversidade e isso é comprovado pelo fato do país ocupar o primeiro lugar de potencial natural de acordo com o Fórum Econômico Mundial.
Para que o ecoturismo dê certo no país, ainda é necessário desenvolver a consciência ambiental nas comunidades locais para que haja o incentivo à preservação ambiental, além do desenvolvimento de leis mais severas para quem pratica crimes ambientais.
Conclusão…
A riqueza dos biomas brasileiros torna o Brasil como o país com mais atrativos naturais do mundo. Sendo rico em biodiversidade e cultura, vale muito a pena explorar o ecoturismo do país.
Embora seja um bom local para realizar turismo de natureza, o Brasil ainda é pouco explorado nessa questão, principalmente pela falta de iniciativas públicas na área de turismo.