Brasil é o País com mais Atrativos Naturais do Mundo

O Brasil é o país com mais atrativos naturais do mundo e isso pode ser percebido por meio dos seus variados biomas brasileiros que estão espalhados por todo o território nacional.

Quando o assunto é beleza natural o Brasil sai na frente de todos os outros, conseguindo ocupar assim o primeiro lugar, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Isso se dá inclusive por conta da diversidade geográfica que o Brasil possui.

Brasil é o país com maior biodiversidade do mundo

Com uma rica fauna e flora, o Brasil possui uma grande biodiversidade, com um clima tropical e paisagens que variam de montanhas, serras e chapadas aos parques nacionais, ilhas e praias.

De acordo com o CTFB (Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil), o Brasil conta com 116 mil espécies, possuindo assim 9% da fauna do mundo inteiro.

Sendo assim, diversos estudos no mundo apontam o Brasil como líder em biodiversidade, já que o amplo território do país favorece a formação de vários biomas ricos em diversas espécies de animais e vegetais.

Os que proporcionam tamanha biodiversidade são Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Pampas. Veja a seguir um pouco sobre cada um desses biomas.

Biomas Brasileiros

Amazônia

Biomas Brasileiros: Bioma Amazônia.
Biomas Brasileiros: Amazônia.

Esse é um dos biomas mais extensos e conhecidos do mundo por abrigar a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo e de rica biodiversidade. No Brasil, esse bioma ocupa cerca de 53% do território e ainda se estende por mais 8 países, mas a maior parte da floresta está concentrada no Brasil.

Cerrado

Biomas Brasileiros: Cerrado.
Biomas Brasileiros: Cerrado.

O Cerrado é popularmente conhecido como a savana do Brasil, sendo considerado o segundo maior bioma brasileiro e da América do Sul. A vegetação do local apresenta árvores de troncos retorcidos, variações arbóreas, arbustos, cipós e campestres, que se espalham por todo o bioma.

Pantanal

Biomas Brasileiros: Pantanal.
Biomas Brasileiros: Pantanal.

O pantanal consiste em um bioma de superfície alagada por conta do seu terreno plano, por conta disso é comum ser uma região onde jacarés são muito comuns. Esse bioma recebe influências da Amazônia e Cerrado, o que gera uma grande biodiversidade.

Mata Atlântica

Biomas Brasileiros: Mata Atlântica
Biomas Brasileiros: Mata Atlântica.

Esse bioma se estende por quase todo o litoral do Brasil e por conta de todo o processo de colonização de terras, a Mata Atlântica passou por um grande processo de desmatamento, restando atualmente apenas 10% de mata nativa, o que gera todo um empenho no quesito conservação ambiental.

Caatinga

Biomas Brasileiros: Caatinga.
Biomas Brasileiros: Caatinga.

A Caatinga é um bioma que só existe na região nordeste do Brasil. A sua vegetação é adaptada para o clima seco e por isso possuem a capacidade de armazenar água.

Pampas

Biomas Brasileiros: Pampas.
Biomas Brasileiros: Pampas.

Os pampas consistem em campos que são encontrados no Rio Grande do Sul. Com um relevo pouco acidentado, os campos são compostos por plantas herbáceas, arbustos e pequenas árvores.

A importância do turismo de natureza na economia

O turismo é uma das áreas que mais geram empregos no mundo, seja empregos formais ou informais. No entanto, apesar de ter um alto potencial e diversidade turística, o Brasil não consegue explorar tão bem esse setor por conta da falta de políticas públicas voltadas para a área.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o ecoturismo é uma das vertentes do turismo que mais cresce no mundo e quando o assunto são belezas naturais e contato com a natureza o Brasil consegue um grande destaque por conta da sua biodiversidade e isso é comprovado pelo fato do país ocupar o primeiro lugar de potencial natural de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Para que o ecoturismo dê certo no país, ainda é necessário desenvolver a consciência ambiental nas comunidades locais para que haja o incentivo à preservação ambiental, além do desenvolvimento de leis mais severas para quem pratica crimes ambientais.

Conclusão…

A riqueza dos biomas brasileiros torna o Brasil como o país com mais atrativos naturais do mundo. Sendo rico em biodiversidade e cultura, vale muito a pena explorar o ecoturismo do país.

Embora seja um bom local para realizar turismo de natureza, o Brasil ainda é pouco explorado nessa questão, principalmente pela falta de iniciativas públicas na área de turismo.