5 Arquipélagos do Brasil para turistar

O Brasil é um país extremamente rico quando o assunto são as suas belezas naturais. Repleto de uma vasta área litorânea, o país conta com ilhas e arquipélagos de cenários paradisíacos, dignos de filme. Por conta disso, os arquipélagos do Brasil são excelentes destinos para quem deseja desfrutar de belíssimas paisagens naturais e cheias de paz.

Muitos confundem ilha e arquipélago, porém eles possuem características bem marcantes que fazem com que a gente consiga distinguir um do outro. A ilha é caracterizada como um pedaço de terra que é cercado por água, enquanto que o arquipélago consiste em um conjunto de ilhas que ficam próximas umas das outras.

Os arquipélagos do Brasil são conhecidos a nível mundial por conta de sua beleza e pelo seu clima tropical, que torna o local ainda mais convidativo. O mais famoso arquipélago no território nacional é o Arquipélago de Fernando de Noronha, que recebe diversos turistas e famosos durante o ano inteiro.

Quer saber mais sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha e outros arquipélagos do Brasil? Então leia o texto até o final e decida hoje qual será o seu próximo destino!

5 arquipélagos do Brasil que você deve conhecer

1 – Arquipélago de Fernando de Noronha (Pernambuco)

Arquipélagos do Brasil: Arquipélago de Fernando de Noronha
Arquipélagos do Brasil: Arquipélago de Fernando de Noronha.

O Arquipélago de Fernando de Noronha é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural da Humanidade, ou seja, além de uma beleza fora do comum, o arquipélago necessita ser conservado também pelo seu grande valor científico.

Além disso, a UNESCO reconhece esse conjunto de ilhas como um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), pois lá são realizados trabalhos voltados para a educação ambiental e desenvolvimento sustentável com as comunidades locais.

Com águas bem claras e muitas árvores ao redor, o local conta com 21 ilhas e ilhotas que abrigam golfinhos, tartarugas e conta com o maior número de colônias reprodutivas de aves marinhas entre todas as ilhas localizadas no Atlântico Sul.

A principal atração turística da região é o mergulho e o snorkel, já que com as águas bem claras se torna possível ver facilmente os recifes de corais. Para quem deseja aproveitar as águas da região, um ótimo local é a piscina natural do Atalaia. Já se você prefere conhecer mais a região e sua história, fazer caminhadas em suas belas praias, como é o caso da Baía do Sancho, pode ser uma boa opção.

Outros pontos de ecoturismo da região são a Baía dos Porcos, Baía dos Golfinhos e Cacimba do Padre. As praias da região costumam ter areias claras, limpas e formação de falésias.

2 – Arquipélago de Abrolhos (Bahia)

Arquipélago de Abrolhos
Arquipélagos do Brasil: Arquipélago de Abrolhos. Foto: Divulgação.

Esse arquipélago foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, recebendo o diploma de Sítio Ramsar, o que revela a sua importância na contribuição da biodiversidade e o motivo pelo qual o parque deve ser preservado.

Com águas transparentes, é possível ver os recifes e corais da região até mesmo sem mergulhar, mas o mergulho é uma forte atração do local, onde é possível tirar várias fotos com colunas de corais de até 20 metros de altura.

Além de mergulhar com os corais, um ponto que recebe destaque é observar as baleias. No verão, é muito comum ver diversas baleias nadando com seus filhotes pelas praias em busca de águas mais quentinhas. As baleias jubarte gostam de se exibir, chegam perto das embarcações, fazem saltos, batem as nadadeiras e mostram a causa.

3 – Arquipélago do Marajó (Pará)

Arquipélagos do Brasil: Arquipélago do Marajó.
Arquipélagos do Brasil: Arquipélago do Marajó.

Localizado na Amazônia e contando com mais de 2500 ilhas, o Arquipélago do Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo, isso significa que ele fica localizado entre o rio e o mar, portanto suas praias são de água salobra (mistura da água salgada com a água doce).

Além dos atrativos naturais, existe um município da região que merece destaque e esse município é Soure.

Como destaques naturais do local podemos falar das belas praias deste arquipélago. A Praia do Pesqueiro é a praia pública mais famosa da região e a que apresenta melhor infraestrutura com restaurantes e lojas de artesanatos. Outros locais que valem a pena visitar são o Furo do Miguelão, Fazenda São Jeronimo, Fazenda Bom Jesus e Praia da Barra Velha.

4 – Arquipélago de Mariuá (Amazonas)

Arquipélagos do Brasil: Arquipélago de Mariuá.
Arquipélagos do Brasil: Arquipélago de Mariuá. Foto: Divulgação.

Ainda na Amazônia, o Arquipélago de Mariuá é o maior arquipélago de água doce do mundo. Possuindo mais de 1400 ilhas, o ecoturismo é um ponto extremamente forte na região.

Por contar com uma rica fauna e flora, até mesmo pelo fato da maior parte do seu território ser de mata intacta, a região conta com uma rica biodiversidade, onde pode-se explorar igarapés, lagos, paranás e curtir belas praias de água doce.

Uma das principais atrações do local são os botos cor-de-rosa, jacarés, preguiças, macacos e outros animais.

5 – Arquipélago Ilha de Santa Catarina (Santa Catarina)

Arquipélagos do Brasil: Arquipélago Ilha de Santa Catarina
Arquipélagos do Brasil: Arquipélago Ilha de Santa Catarina.

Esse é um dos arquipélagos mais importantes da América do Sul. Possuindo limitações bem marcadas e mais de 30 ilhas, há baías, praias e enseadas de características bem marcantes da região.

Pelo fato da maior parte do município de Florianópolis ficar localizado nessas ilhas, há diversas opções de turismo, desde às pessoas que gostam de ecoturismo até às que preferem algo mais voltado para os centros urbanos.

Além disso, por ser uma área cheia de ilhas, Florianópolis possui muitos parques naturais e projetos voltados para a preservação ambiental como o TAMAR e Lontra.

Portanto…

Esses são os 5 arquipélagos do Brasil que devem entrar hoje mesmo na sua lista de destinos para conhecer. Se você deseja relaxar, renovar a energia e admirar belíssimas paisagens naturais, com certeza você não irá se arrepender se decidir viajar para um dos arquipélagos da nossa lista.