Ecoturismo em Niterói
Ecoturismo em Niterói

Ecoturismo em Niterói: Os 10 melhores destinos

Niterói é uma cidade litorânea situada ao lado da capital da Cidade Maravilhosa, conhecida por suas praias e sua rica história. Porém, além dessas atrações, a cidade também é um destino ideal para os amantes de ecoturismo.

O Ecoturismo em Niterói possui uma grande variedade de trilhas ecológicas, morros e algumas praias selvagens, é um verdadeiro paraíso para quem busca contato com a natureza.

Neste artigo, apresentamos os 10 melhores destinos de ecoturismo em Niterói, para que você possa explorar as belezas naturais da cidade.

Confira os 10 melhores passeios de Ecoturismo em Niterói

1 – Praia de Itacoatiara

Ecoturismo em Niterói: Praia de Praia de Itacoatiara

A Praia de Itacoatiara é a mais famosa e bela praia de Niterói, ela é ideal para quem deseja relaxar e apreciar a natureza. Além disso, a praia é cercada por montanhas, o que proporciona uma vista panorâmica incrível.

2 – Trilha Costão de Itacoatiara

Ecoturismo em Niterói: Trilha Costão de Itacoatiara.
Trilha Costão de Itacoatiara. Foto: @nayinpixels

O Costão de Itacoatiara é uma trilha dentro da reserva natural no Parque Estadual da Serra da Tiririca, que oferece uma experiência incrível aos turistas que buscam aventura e contato com a natureza, proporcionando vistas deslumbrantes do mar e das montanhas da região.

A trilha também conhecida como Morro do Tucum e o acesso é feito pelo centro de visitantes da praia de Itacoatiara, sendo um caminho relativamente fácil até o topo do morro.

  • Extensão ida e volta: 2 km
  • Altura: 200 metros
  • Tempo estimado para subida: 30 minutos

3 – Praia do Sossego

Praia do Sossego. Foto: @eurodrigoofficial

A pequena e paradisíaca Praia do Sossego possui certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul. O programa é credenciado pela ONU e Unesco e reconhece praias, marinas ou embarcações que tenham um elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema.

A Praia do Sossego, conhecida por ser um “pequeno segredo” dos moradores locais, preserva o clima tranquilo por não atrair muitos visitantes de fora.

4 – Trilha do Alto Mourão

Trilha do Alto Mourão ou Pedra do Elefante. Foto: Divulgação.

A trilha Pedra do Elefante ou Alto Mourão é uma das opções para quem busca ecoturismo em Niterói. Ela está localizada entre as Praias de Itacoatiara (situada no município de Niterói) e de Itaipuaçu (no município de Maricá).

Em condições boas de visibilidade é possível avistar a Ilha de Cabo Frio e as Ilhas Maricás, bem como as Serras da Tiririca e dos Órgãos.

  • Extensão ida e volta: 4 km
  • Altura: 412 metros
  • Tempo estimado para subida: 1h:30min – 2 horas

5 – Parque da Cidade de Niterói

Turismo de Natureza em Niterói: Parque da Cidade
Parque da Cidade Niterói: Foto: Marcelo Paulo da Silva.

O Parque da Cidade é um lugar imperdível para apreciar o pôr do sol, com um mirante que oferece vistas espetaculares das lagunas, praias, baías e da cidade do Rio de Janeiro.

Localizado em uma área de preservação ambiental no topo do morro da Viração, o parque é também um destino popular para a prática de voo livre, com duas rampas disponíveis.

  • Extensão ida e volta: 2 km
  • Altura: 270 metros
  • Tempo estimado para subida: 1hora

6 – Trilha do Morro Santo Inácio

Vista da Baía de Guanabara pela Trilha do Morro Santo Inácio. Foto: Divulgação.

A Trilha Morro Santo Inácio é uma trilha de nível fácil, indicada para pessoas de todas as idades que desejam ter uma vista privilegiada da cidade. Ela tem início no Parque da Cidade, próximo ao Bosque dos Eucaliptos, e segue até o topo do Morro Santo Inácio.

Durante a caminhada, é possível observar a natureza exuberante da região, além de avistar os principais pontos turísticos de Niterói, como o Museu de Arte Contemporânea e a Ponte Rio-Niterói.

  • Extensão ida e volta: 3,5 km
  • Altura: 348 metros
  • Tempo estimado para subida: 40 – 50 minutos

7 – Trilha Morro das Andorinhas

Ecoturismo em Niterói: Trilha do Morro das Andorinhas.

A Trilha do Morro das Andorinhas é fácil e pequena, localizada em Itaipu, separando as praias de Itaipu e Itacoatiara. Está trilha é dividida em 2 etapas, a primeira é uma caminhada leve de 25 minutos e a segunda que é menos conhecida e demora cerca de 40 minutos para chegar à beira-mar, onde é possível apreciar uma bela paisagem de Niterói e do Rio de Janeiro

Na primeira etapa da Trilha do Morro das Andorinhas é possível levar crianças e animais de estimação.

  • Extensão ida e volta: 2,5 km
  • Altura: 196 metros
  • Tempo estimado para subida: 50 minutos

8 – Travessia Tupinambá

Travessia Tupinambá. Foto: Divulgação.

A Travessia Tupinambá é uma trilha intermediária que começa em São Francisco e termina no bairro Jardim Imbuí, próximo à Lagoa de Piratininga.

A maior parte da caminhada é em terreno plano, sem exigir muito esforço físico. Para começar a trilha, basta ir até o mirante do Parque da Cidade.

Durante a caminha da trilha irá se deparar com dois mirantes, o da Pedra Quebrada e da Tapera, que oferecem vistas incríveis para a Orla de Niterói e Serra Carioca.

  • Extensão ida e volta: 7,5 km
  • Altura: 270 metros
  • Tempo estimado para subida:  2h:30min

9 – Forte São Luiz

Forte São Luiz. Foto: David Torres – DV Drone

Construído no século XVII, o Forte São Luiz é um importante marco histórico de Niterói e um dos principais destinos turísticos da cidade. Localizado em um morro com vista para a Baía de Guanabara, o forte oferece uma vista espetacular da cidade e conta com uma linda floresta ao seu redor.

10 – Rota Charles Darwin

Rota Charles Darwin. Foto: Rede Brasileira de Trilhas

A Rota Charles Darwin é uma trilha que leva o nome do famoso naturalista que visitou a região em 1832. A trilha que conecta paisagens dos municípios de Niterói e Maricá faz parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e possui mais de 70 km de extensão.

A Rota Charles Darwin foi criada com o objetivo de proporcionar aos visitantes a oportunidade de seguir os passos do naturalista britânico Charles Darwin durante sua passagem pelo Brasil. Além disso, a rota busca integrar a beleza cênica da cidade, abrangendo trechos urbanos e pontos turísticos do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) e do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET).

Conclusão

Niterói é uma cidade que encanta com suas belezas naturais e oferece uma variedade de oportunidades para o ecoturismo. Desde praias paradisíacas até trilhas desafiadoras, há opções para todos os gostos e níveis de habilidade.

Confira também 10 Passeios Imperdíveis No Rio De Janeiro Para Curtir A Natureza

COMPARTILHE:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.