Trilha das 7 praias em Ubatuba - Turismo de Natureza

A trilha das 7 praias em Ubatuba é um daqueles passeios que DEVE fazer parte do roteiro de quem visita este destino fantástico repleto de praias paradisíacas. Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, Ubatuba é cercada pela Serra do Mar e a exuberante Mata Atlântica. Para se ter uma ideia, cerca de 80% de seu território é composto por áreas de preservação ambiental, o que consequentemente atrai um grande número de amantes do turismo de natureza.

Então quer saber mais sobre a trilha das 7 praias em Ubatuba? Preparamos um guia completo especialmente para você! Confira:

Como é feita a Trilha das 7 Praias em Ubatuba?

Mapa Trilha das 7 praias Ubatuba. Imagem: Google Maps.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que fazer a Trilha das 7 praias em Ubatuba é uma experiência única. Esse percurso liga as praias da Lagoinha e Fortaleza. Ou seja, é possível começar essa aventura e tanto por qualquer uma dessas praias. Durante o percurso, os visitantes passam pelas seguintes praias:

  • Praia de Oeste;
  • Praia do Peres;
  • Praia do Bonete;
  • Praia Grande do Bonete;
  • Praia Deserta;
  • Praia do Cedro;
  • Praia da Fortaleza.

O primeiro trecho fica entre as praias da Lagoinha e do Bonete, um trecho bastante tranquilo. Isso porque, neste ponto, a trilha é mais larga. Além disso, esse parte é bem movimentada. Já o segundo trecho do trajeto fica entre as praias do Bonete e Fortaleza. Esse é um trecho um pouco mais complicado por ter o dobro de subidas, mas o esforço vai valer a pena, acredite! Aqui, é onde fica a praia mais bonita de toda a trilha: a Praia do Cedro. É beleza que não acaba mais!

Qual a distância total da Trilha das 7 praias em Ubatuba?

A Trilha das 7 praias em Ubatuba tem o total de aproximadamente 10 quilômetros.

Quanto tempo leva para fazer a Trilha das 7 praias em Ubatuba?

Depende. Caso o percurso seja feito sem paradas para alimentação ou descanso, por exemplo, o tempo médio para completar a trilha das 7 praias em Ubatuba varia de 3 horas a 3 horas e meia. No entanto, caso o seu intuito seja o de aproveitar a trilha e conhecer as praias com calma, o tempo médio do recurso fica entre 4 horas e meia e 5 horas e meia. Portanto, saia bem cedo! Ah! A melhor época para se fazer a trilha é entre os meses de maio e agosto, momento em que o clima é mais ameno e o volume de chuva é menor.

Qual o nível de dificuldade da Trilha das 7 prais em Ubatuba?

O nível de dificuldade da Trilha das 7 Praias é vai de leve ao moderado, ou seja, qualquer pessoa pode fazê-la. É importante ressaltar, entretanto, que se deve ter o mínimo de preparo físico.

Quais as praias fazem parte da Trilha das 7 praias em Ubatuba

A seguir, saiba quais praias fazem parte da trilha das 7 praias em Ubatuba, a porta de entrada para as praias mais belas e preservadas de Ubatuba:

Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha é onde a trilha das 7 praias em Ubatuba começa. De todas as praias que fazem parte deste percurso, essa é a mais estruturada. Por isso, a nossa dica é que você aproveite a parada para comprar algo para comer e beber.

1 – Praia do Oeste

Trilha das 7 praias - Ubatuba - Praia do Oeste Trilha das 7 praias – Ubatuba – Praia do Oeste. Foto: Tony Thomaz.

O que a Praia do Oeste não tem de tamanho, tem de beleza. Sua orla é composta por rochas e seu mar tem águas claras e sempre muito calmas. É uma praia perfeita para banho.

2 – Praia do Peres

Trilha das 7 praias - Ubatuba - Praia do Peres Trilha das 7 praias – Ubatuba – Praia do Peres. Foto: Divulgação.

Localizada na parte mais fácil da trilha, a Praia do Peres é uma das preferidas dos banhistas que visitam o local. Além de ser composta por um cenário de tirar o fôlego, a Praia do Peres ainda proporciona aos banhistas momentos muito especiais, como a observação de tartarugas marinhas.

3 – Praia do Bonete

Trilha das 7 praias - Ubatuba - Praia do Bonete Trilha das 7 praias – Ubatuba – Praia do Bonete. Foto:Heberson Costa.

Para quem curte ecoturismo, a Praia do Bonete é um prato cheio. Além da beleza indiscutível, o local quase sempre está ou com poucas pessoas ou deserto. Ou seja, um convite e tanto para os aventureiros de plantão.

4 – Praia Grande do do Bonete

Trilha das 7 praias - Ubatuba - Praia Grande do Bonete Trilha das 7 praias – Ubatuba – Praia Grande do Bonete. Foto: Divulgação.

A Praia Grande do Bonete é realmente bem extensa, com areias claras e muita fofa, além disso nela há uma vila de pescadores bem ativa, com alguns quiosques e restaurantes que servem comida caseira e pescados frescos.

E as belezas naturais continuam…

5 – Praia Deserta ou Praia do Deserto

Trilha das 7 praias - Ubatuba - Praia Deserta ou Prainha do Deserto 5 – Trilha das 7 praias – Ubatuba – Praia Deserta ou Prainha do Deserto. Foto: Divulgação.

Também conhecida como “Praia do Deserto“, a Praia Deserta é perfeita para os turistas que curtem praticar mergulho livre, devido as suas águas calmas e cristalinas. É um lugar paradisíaco e praticamente intocado.

6 – Praia do Cedro

Trilha das 7 praias - Ubatuba - Praia do Cedro Trilha das 7 praias – Ubatuba – Praia do Cedro. Foto: @fmatuzawa.

A Praia do Cedro ou Cedrinho, como também é conhecida, é considerada como sendo uma das praias mais bonitas de Ubatuba e com razão. O mar é azul-esverdeado e forma diversas piscinas naturais; a faixa de areia é envolta por mata nativa… Conclusão: o paraíso é aqui.

7 – Praia da Fortaleza

Trilha das 7 praias - Ubatuba - Praia da Fortaleza Trilha das 7 praias – Ubatuba – Praia da Fortaleza. Foto: Helena Silva.

Por fim uma das praias mais famosas de Ubatuba, a Praia da Fortaleza é a queridinha das famílias por se tratar de uma área muito calma, próxima a condomínios fechados, e por seu nível de preservação. Em outras palavras, é uma parada obrigatória e imperdível!

E aí? O que achou de conhecer um pouco mais da Trilha das 7 praias em Ubatuba? Conta para a gente!

Conheça também um passeio super gostoso de 1 dia conhecendo 6 praias pela orla de Ilhabela.

Veja também: