O Pico da Bandeira está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. O destino é bastante frequentado por aventureiros e montanhistas de todo o país, especialmente nas épocas mais frias do ano, o que faz com que as geadas embelezem ainda mais a região. Além disso, no período de inverno, quase não ocorrem chuvas, tornando o passeio ainda mais propício e agradável.
Além do Pico da Bandeira, também visitamos o Vale Encantado e o Pico do Cristal, o sexto pico mais alto do Brasil. Portanto, fiquem atentos para conhecer essas três atrações imperdíveis!
Parque Nacional do Caparaó
O Parque Nacional do Caparaó é uma das áreas mais importantes da Mata Atlântica.
Localizado na divisa dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo que 80% de sua área está dentro do território capixaba. O Parque Nacional do Caparaó é uma das mais belas áreas de montanhismo no Brasil, suas belezas naturais são bastantes propicias para o ecoturismo, nesse sentido podemos encontrar diversas trilhas, vales, cachoeiras e piscinas naturais.
O parque possui duas portarias de acesso, uma no município de Alto Caparaó (MG) e outra no município de Ibitirama (ES). As principais trilhas que levam ao Pico da Bandeira podem ser percorridas tanto pelo lado mineiro quanto pelo lado capixaba. De qualquer forma, você ficará deslumbrado com a natureza desta serra.
Como subir o Pico da Bandeira?
Vertente Capixaba: Trilha Casa Queimada – Pico do Calçado – Pico da Bandeira.
Vertente Mineira: Trilha Tronqueira – Terreirão – Pico da Bandeira.
O Parque Nacional do Caparaó possui suas trilhas devidamente sinalizadas e com opção de auto-guiamento, no entanto, não é recomendado explorar a região sozinho(a), principalmente por questões de segurança. As trilhas oferecem percursos de curta, média e longa distância, com diversos níveis de dificuldade, tornando o parque acessível a todos os públicos.
Acampamentos
No parque, os visitantes podem contar com quatro áreas de acampamento, sendo duas pela portaria de Alto Caparaó (MG), chamadas de “Tronqueira” e “Terreirão“, e duas pela Portaria de Pedra Menina (ES), conhecidas como “Macieira” e “Casa Queimada“.
Os acampamentos dispõem de postos de guarda, banheiros públicos e mesas, tudo muito simples e rústico. Isso não chega a ser um problema para aqueles que apreciam o ecoturismo, afinal, quem se propõe a acampar está em busca de contato com a natureza, não é mesmo?
Para obter mais informações sobre reservas nos campings, clique aqui.
Nossa subida ao Pico da Bandeira foi realizada pela Vertente Mineira. Portanto, acampamos no acampamento do Terreirão. A partir desse ponto, já estávamos quase na metade do caminho até o Pico da Bandeira, tornando os passeios muito mais otimizados para explorar a região.
Pico da Bandeira
O Pico da Bandeira é a terceira maior altitude do Brasil, situando-se a uma altura de 2.892 metros. Ele perde apenas por 102 metros para o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina, localizado no Amazonas.
Embora seja o terceiro ponto mais alto do Brasil, não é difícil chegar ao seu topo, pois o trajeto não é muito íngreme. No entanto, isso não significa que qualquer pessoa possa subir nele, uma vez que não é recomendado para pessoas sedentárias.
Na altura das nuvens, a temperatura cai drasticamente. Do alto, o cenário é de tirar o fôlego!
O Parque Nacional do Caparaó abriga diversas espécies de plantas endêmicas, bem como de pássaros, sendo estas últimas mais raras de serem vistas.
À medida que se sobe, a vegetação muda completamente.
Vale Encantado
Outro passeio imperdível é o Vale Encantado, que está a cerca de 7 km da Portaria de Alto Caparaó e a 500 metros do acampamento da Tronqueira. Formado pelo Rio José Pedro, o vale é composto por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais. Sem dúvida, uma das paisagens mais belas do Parque Nacional do Caparaó.
A vegetação envolvente é composta por campos de altitude, com ocorrência de arbustos e, nos afloramentos rochosos, campos rupestres.
Pico do Cristal
O Pico do Cristal é o sexto pico mais alto do Brasil, com 2.769,05 metros de altitude. Aliás, seu nome se deve às formações rochosas de quartzo.
O Pico do Cristal é a montanha mais alta localizada inteiramente dentro do território de Minas Gerais e está situado nas proximidades do Pico do Calçado e do Pico da Bandeira.
Embora seja um pouco mais baixo em altitude, o Pico do Cristal é ainda mais desafiador do que o Pico da Bandeira, pois seu trajeto não possui sinalizações e a parte final da montanha é bastante íngreme. Certamente, esse destino exigirá muito mais esforço do que o Pico da Bandeira. No entanto, a montanha é considerada por muitos como a mais bela do Parque Nacional do Caparaó.
O Parque Nacional do Caparaó é realmente impressionante, não é? O que você achou do Pico da Bandeira? Já o visitou ou tem vontade de conhecer? Queremos saber sua opinião.
Agora que você já sabe o que conhecer, saiba também como chegar ao Pico da Bandeira.