O que fazer em São Tomé das Letras

Se você gosta de histórias encantadoras e cheias de magia, muito provavelmente você já ouviu falar na cidade mística do país: São Tomé das Letras. Localizada em Minas Gerais, a cidade ficou conhecida por sua misticidade e se tornou um forte ponto turístico. Mas você sabe o que fazer em São Tomé das Letras?

Bom, no texto de hoje iremos mostrar o que você pode fazer nessa linda cidade, locais para comer e como chegar até este lugar incrível. Confira o texto até o final para conseguir programar um roteiro de viagem inesquecível para São Tomé das Letras.

O que fazer em São Tomé das Letras: 15 passeios imperdíveis

Quando estamos indo para uma cidade desconhecida, muitas vezes ficamos sem saber o que fazer para aproveitar ao máximo essa experiência. Por isso, para te ajudar a saber o que fazer em São Tomé das Letras, a seguir iremos te mostrar 15 passeios incríveis e extremamente baratos para você aproveitar a sua viagem ao máximo.

• Pôr do sol na Casa da Pirâmide

O que fazer em São Tomé das Letras: Pôr do sol na Casa da Pirâmide.
Pôr do sol na Casa da Pirâmide Foto: Divulgação.

Um dos passeios turísticos mais realizados em São Tomé das Letras é observar o pôr do sol na Casa da Pirâmide ou Pedra da Bruxa. A Casa da Pirâmide fica localizada em cima da famosa Pedra da Bruxa, um dos pontos mais altos da cidade.

Lá de cima é possível observar o lindo pôr do sol, onde de um lado é possível admirar o céu alaranjado de um final de tarde com o sol sumindo nas montanhas e do outro a lua surgindo.

• Cachoeira do Flávio

O que fazer em São Tomé das Letras: Cachoeira do Flávio.
Cachoeira do Flávio. Foto: Divulgação.

A Cachoeira do Flávio está localizada a 7 km do centro da cidade e é um local de acesso facilitado. No entanto, é necessário ter atenção somente quanto à sinalização de acesso, pois ela fica um pouco mais para dentro da trilha. Se você for de carro não precisa se preocupar, pois lá existe um estacionamento que funciona por ordem de entrada e saída de veículos.

Essa cachoeira recebe muitos visitantes, principalmente em finais de semana e feriados. O acesso à queda de água da cachoeira também é fácil, pois foram realizadas algumas intervenções humanas para facilitar esse acesso.

• Cachoeira Véu da Noiva

O que fazer em São Tomé das Letras: Cachoeira Véu da Noiva.
Cachoeira Véu da Noiva. Foto: Divulgação.

O acesso a essa cachoeira é feito por uma estrada de terra e fica a 9 km do centro da cidade. Na entrada do acesso existe um bar e algumas barracas que vendem artesanato. Para poder aproveitar essa cachoeira é necessário pagar uma taxa de preservação ambiental.

Esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos e cercados por uma vegetação incrível.

• Vale das Borboletas

O que fazer em São Tomé das Letras: Vale das Borboletas.
Vale das Borboletas. Foto: Acervo Setur MG / Patrick Grosner.

O Vale das Borboletas é uma atração turística que possui uma boa estrutura de bares, restaurantes, lojas e banheiros. O estacionamento do local é pago, mas não custa caro. O acesso ao Vale das Borboletas é realizado por um acesso metade asfaltado e metade terra e o local fica em uma fazenda, bem na saída de Três Corações.

A cachoeira do Vale das Borboletas possui duas quedas d’água e no verão o local fica cheio de borboletas, até por isso recebe esse nome. Por lá é possível visitar também o Poço dos Gnomos e a Garganta do Diabo.

• Cachoeira Paraíso

Cachoeira Paraíso. Foto: Divulgação.
Cachoeira Paraíso. Foto: Divulgação.

A Cachoeira do Paraíso fica localizada perto da Cachoeira do Véu da Noiva e possui uma taxa de preservação ambiental. Pelo fato da queda d’água não ser muito grande, o local se torna adequado para quem vai com crianças ou até mesmo não sabe nadar, já que a correnteza não é muito forte.

• Gruta do Labirinto

Gruta do Labirinto.
Gruta do Labirinto. Foto: Divulgação.

Localizada em Sobradinho, a Gruta do Labirinto é uma das atrações turísticas de São Tomé das Letras mais visitadas. A gruta possui 8 entradas que se interligam e levam a lugares diferentes. Para entrar é necessário pagar uma taxa de entrada e utilizar de forma obrigatória os equipamentos de segurança.

Lá dentro você será guiado por um guia turístico e terá acesso ao Poço das Esmeraldas.

• Poço das Esmeraldas

Poço das Esmeraldas.
Poço das Esmeraldas. Foto: João Pedro Moreira.

Esse poço fica localizado bem perto da Gruta do Labirinto. Ele tem 15 metros de profundidade e possui águas verdes e cristalinas. O poço se formou por conta das intensas atividades de perfurações que acabaram perfurando o lençol freático da região. Para ter acesso ao lago também é necessário pagar uma taxa.

• Cachoeira Shangri-lá

Cachoeira Shangri-lá.
Cachoeira Shangri-lá. Foto: Adriano Crivoi Hinojosa.

Essa é uma cachoeira de difícil acesso, mas que vale muito a pena visitar. É um lugar lindo e encantador, com corredeiras de água refrescantes. Por ser um local mais difícil de chegar, poucas pessoas costumam ir.

• Ladeira do Amendoim

Ladeira do Amendoin.
Ladeira do Amendoin. Foto: Tati Bati.

A Ladeira do Amendoim é um dos pontos turísticos mais curiosos do local. Ela atrai os turistas pelo fato do carro subir a ladeira no ponto morto, desafiando assim as leis da gravidade.

• Cachoeira da Lua

Cachoeira da Lua.
Cachoeira da Lua. Foto: Divulgação.

A Cachoeira da Lua fica a cerca de 6 km do centro da cidade. Em frente ao local existe um bar que atrai muitos turistas e os cipós que cercam o poço são usados para diversão. Durante as noites de lua cheia o local fica mais bonito e com um clima mais mágico.

• Gruta do Sobradinho

O que fazer em São Tomé das Letras: Gruta do Sobradinho.
Gruta do Sobradinho. Foto: Divulgação.

Ficando a cerca de 10 km do centro de São Tomé, a Gruta de Sobradinho é um dos pontos turísticos mais importantes da região. Lá é possível ir ao Bar da Gruta e Cachoeira de Sobradinho.

Para entrar na gruta é necessário pagar uma taxa, usar equipamentos de proteção e estar sendo guiado por um guia credenciado.

• Cachoeira da Eubiose

Cachoeira Eubiose.
Cachoeira Eubiose. Foto: João Thiago da Silva

Estando localizada a cerca de 3 km de São Tomé, essa cachoeira só vive cheia de turistas, justamente por ser a mais próxima. Em frente à entrada é possível ter acesso a um bar e para ter acesso à cachoeira é necessário pagar uma taxa.

• Cachoeira Antares

São Tomé das Letras: Cachoeira Antares.
Cachoeira Antares. Foto: Cesar Gritti.

Essa é uma das cachoeiras mais bonitas da cidade. Com uma vegetação incrível ao seu redor (por estar localizada no meio da mata), parece que o local é intocado, o que dá ainda mais beleza à cachoeira. O local é fácil de chegar, a cachoeira é bem funda e o acesso à queda d’água é tranquilo.

• Cachoeira do Sobradinho

Cachoeira do Sobradinho.
Cachoeira do Sobradinho. Foto: Divulgação.

A Cachoeira do Sobradinho fica localizada na Gruta do Sobradinho. Para ter acesso à cachoeira é necessário pagar a entrada e fazer o percurso por dentro da gruta com o guia turístico credenciado. Com águas tranquilas e muitas piscinas naturais, o local é convidativo e lindo.

• Gruta do Carimbado

São Tomé das Letras: Gruta do Carimbado.
Gruta do Carimbado. Foto: Divulgação.

A Gruta do Carimbado fica localizada próximo à Ladeira do Amendoim e é um dos locais que fazem parte das lendas e folclores da região. As lendas dizem que há relação do local com a civilização Inca, do Peru e até mesmo que há labirintos dentro da gruta que levam a outros mundos.

Onde comer em São Tomé das Letras?

Quando viajamos para algum lugar é necessário irmos em locais que nos indicam, pois com certeza as nossas experiências serão boas e conheceremos o melhor da gastronomia local. Com a cidade mística de São Tomé das Letras não é diferente. Veja a seguir alguns locais que você pode comer sem se arrepender na cidade de São Tomé.

• Pizza na Pedra

Pizza na pedra é servida em praticamente todos os restaurantes da cidade. Se você deseja saborear as melhores pizzas na pedra da região é recomendado ir na Pizzaria Ser Criativo e o Alquimista Pizzaria.

• Comer no forno a lenha

O Restaurante da Sinhá e o Restaurante Monalisa são ótimas recomendações.

• Lanches e Cafés

O Mineiroca é um ótimo local para apreciar o melhor café e aquele lanche local.

• Para curtir a noite

Se você deseja uma noite de diversão, o Alcázar Rock Bar é uma excelente alternativa.

Quando visitar São Tomé das Letras?

Não existe um período certo para visitar a cidade de São Tomé das Letras, pois em qualquer época do ano a cidade é agradável. No entanto, durante o verão é comum chover bastante e por isso é necessário tomar cuidado com as cachoeiras, já que há um aumento no volume de água.

Além de chuva abundante, é comum nas noites de verão e nos dias de inverno a cidade sofrer com temperaturas mais baixas, por isso é recomendado que haja sempre um agasalho na mala de viagem.

No período de férias e feriados prolongados, os finais de semana costumam ser muito agitados. Já em finais de semanas comuns, o clima é muito mais tranquilo e sossegado. Por conta disso, a cidade pode ser visitada em períodos diferentes para quem deseja curtir ou somente para quem quer relaxar.

Como chegar em São Tomé das Letras?

O acesso de ônibus mais rápido à cidade de São Tomé das Letras é por meio de uma linha direta de ônibus que sai de São Paulo, a empresa se chama Transul, mas só funciona aos finais de semana. Essa linha sai do Terminal Rodoviário Tietê às sextas e volta aos domingos. É necessário apenas checar os horários no terminal, já que eles se alteram sem aviso prévio.

A distância de São Paulo para São Tomé das Letras é de aproximadamente 355 km, com uma duração de em média 4h e 10 minutos de viagem.

Já de carro é possível fazer vários itinerários para chegar à cidade mística.

Saindo de Belo Horizonte é possível chegar à São Tomé pela BR 381 e pegando a BR 491, em direção a Três Corações e pela MG 167, indo para Bento de Abade. De BH para São Tomé são 307 km, que dura uma viagem de mais ou menos 4h.

Já saindo do Rio de Janeiro, onde a distância é de aproximadamente 460 km e a duração da viagem é de 5h e 23 minutos, o melhor trajeto é seguir pela BR 354, passando por Pouso Alto e Caxambu. Em seguida basta acessar a BR 267 e chegar até Cambuquira, entrando na MG 167 e seguindo em direção a Três Corações.

Considerações Finais

As construções rústicas e toda a misticidade presentes na cidade de São Tomé das Letras fazem com que os turistas sejam atraídos para a cidade. Além disso, é muito comum vermos comerciantes locais vendendo filtros dos sonhos e objetos esotéricos, o que aumenta mais ainda a misticidade do local.

Agora que você já sabe o que fazer em São Tomé das Letras, que tal começar a programar a sua viagem hoje mesmo para essa bela cidade? Organize o roteiro da sua viagem para conseguir aproveitar da melhor forma possível as atrações da cidade mística.

Além disso, vale muito a pena investir em ecoturismo, já que a cidade é muito conhecida por conta do seu turismo de natureza.