Parques Estaduais de São Paulo
Parques Estaduais de São Paulo

Parques Estaduais de São Paulo – Os 10 mais belos

São Paulo é um Estado repleto de belezas naturais que merecem ser exploradas e apreciadas. Entre as opções de lazer que mais se destacam, os parques estaduais são uma excelente escolha para quem busca contato com a natureza, praticar atividades físicas, respirar ar puro e relaxar. Neste artigo, vamos apresentar os 10 mais belos Parques Estaduais de São Paulo para que você possa escolher o seu próximo destino de ecoturismo.

Os mais belos Parque Estaduais de São Paulo para o Ecoturismo

Parque Estadual Turístico Alto Da Ribeira

Parques Estaduais de São Paulo: Gruta Casa de Pedra. Foto: Divulgação

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, ou simplesmente PETAR, é um verdadeiro tesouro natural do estado de São Paulo. Com mais de 250 cavernas catalogadas, é o local com o maior número de cavernas em uma única área na América Latina. Além disso, é possível encontrar vales, montanhas, rios e cachoeiras, tornando o PETAR um lugar encantador para os amantes da natureza.

Para facilitar a visitação, o parque está dividido em quatro núcleos: Santana, Ouro Grosso e Casa de Pedra, em Iporanga, e Caboclos, em Apiaí. No Núcleo Casa de Pedra, por exemplo, é possível visitar a entrada da Gruta Casa de Pedra, que possui um portal de 216 metros de altura, é o maior pórtico do mundo.

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Campos Do Jordão

Parques Estaduais de São Paulo: Campos do Jordão
Parque Estadual Campos Do Jordão. Foto: Divulgação

O Parque Estadual de Campos do Jordão é uma excelente opção de lazer para quem deseja desfrutar da natureza com a família e amigos. O local oferece uma ampla variedade de atividades de ecoturismo, tais como trilhas, cachoeiras, lagos, riachos cristalinos, playground e locais para piquenique.

No parque também há muitas outras opções de entretenimento, como locação de bikes, tirolesas, prática de arborismo, passeios de pedalinho, trenzinho florestal, centro de artesanato e centro de exposições.

Parque Estadual Juquery

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Juquery.
Parque Estadual Juquery. Foto: Humberto Lago Muller

Se você está procurando uma trilha em meio à natureza, o Parque Estadual do Juquery é uma excelente opção. Criado em 1993, este parque tem como objetivo preservar a última vegetação nativa do cerrado paulista.

O Parque Estadual do Juquery está localizado nos municípios de Caieiras e Franco da Rocha, na Grande SP, e abriga diversas espécies de fauna e flora, como cachorros-do-mato, veados-campeiros, cambarás e a Siriema, símbolo do parque.

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Ilha Do Cardoso

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Ilha Do Cardoso.
Parque Estadual Ilha Do Cardoso. Foto: Divulgação.

A Ilha do Cardoso fica no litoral sul de São Paulo e é uma das últimas áreas de Mata Atlântica preservadas na região. O parque estadual possui praias desertas, trilhas ecológicas e uma rica fauna e flora, além de comunidades indígenas e locais.

Reconhecida como patrimônio natural da humanidade pela UNESCO, a Ilha do Cardoso é uma atração imperdível para turistas, oferecendo praias de águas limpas, cachoeiras, manguezais, dunas e florestas arbóreas. Os visitantes podem explorar trilhas e apreciar a vida selvagem, podendo avistar espécies raras como o papagaio-de-cara-roxa e jacaré-do-papo-amarelo.

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Caverna Do Diabo

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Caverna Do Diabo.
Parque Estadual Caverna Do Diabo. Foto: Ricardo Martinelli

O Parque Estadual da Caverna do Diabo é um destino imperdível para os amantes de aventura e natureza. A atração principal é a Caverna do Diabo, com mais de 6 km de extensão, sendo 600 metros abertos à visitação. A caverna é uma das mais bonitas do Brasil, rica em formações rochosas e galerias.

O parque também oferece cachoeiras, rios e uma diversidade de fauna e flora, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Com a ajuda de um guia, os visitantes podem explorar a imensidão da caverna, atravessando passarelas e pontes até chegar ao famoso “Cathedral Hall“.

Parque Estadual Carlos Botelho

Parque Estadual Carlos Botelho
Parque Estadual Carlos Botelho. Foto: Divulgação.

O Parque Estadual Carlos Botelho é uma unidade de conservação criada para proteger a flora, fauna e belezas naturais da região, bem como para promover atividades educacionais, recreativas e científicas.

Com uma fauna diversificada, o parque é o lar de mais de 220 espécies de aves, e pode chegar a ter até o dobro, de acordo com estimativas científicas. Localizado nos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Sete Barras e Tapiraí, o parque oferece aos visitantes a oportunidade de entrar em contato direto com a natureza intocada.

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Ilha Anchieta

Parque Estadual Ilha Anchieta.
Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Ilha Anchieta. Foto: Divulgação.

O Parque Estadual Ilha Anchieta é um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. O Acesso ao Parque é somente por meio de passeios de barco.

 A ilha de Anchieta é maravilhosa, tem mar transparente e calmo muito apreciado por mergulhadores devido sua vida marinha diversa. O parque também possui trilhas terrestres e subaquáticas, além das ruínas da antiga prisão de segurança máxima do Estado de São Paulo, sendo uma excelente opção de passeio para quem busca contato com a natureza e história.

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual De Ilhabela

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual De Ilhabela.
Parque Estadual De Ilhabela. Foto: Divulgação.

O Parque Estadual de Ilhabela é um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. Criado em 1977, ele ocupa 85% do território do arquipélago e tem como objetivo proteger a Mata Atlântica e os núcleos caiçaras de Ilhabela.

O parque abriga diversas ilhas, ilhotas e lajes, além de trilhas, cachoeiras e praias paradisíacas que são um convite para contemplar a natureza em sua plenitude.

Parque Estadual do Itinguçu

Parque Estadual Itinguçu. Foto: Edilson Almeida

O Parque Estadual do Itinguçu é um destino imperdível para os amantes da natureza e do ecoturismo. Localizado entre Peruíbe e Iguape, o parque abrange a Estação Ecológica Jureia-Itatins, uma unidade de conservação com vegetação nativa praticamente intocada, com cachoeiras e praias desertas de tirar o fôlego.

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Serra Do Mar

Parques Estaduais de São Paulo: Parque Estadual Serra Do Mar.
Parque Estadual Serra Do Mar. Foto: Divulgação.

O Parque Estadual Serra do Mar é uma das maiores e mais importantes áreas de preservação da Mata Atlântica no Brasil. Com mais de 360 mil hectares de área, o parque percorre 25 municípios paulistas, na divisão com o Estado do Rio de Janeiro, sendo considerado o maior corredor biológico da Mata Atlântica no país.

O parque conta com uma rica biodiversidade, abrigando cerca de 1361 espécies de animais e 1200 tipos de plantas. Além disso, é um importante local de pesquisa científica, conservação da mata e valorização do Ecoturismo de São Paulo. Com uma excelente infraestrutura, o parque é um local ideal para se conectar com a natureza, fazer trilhas, tomar banho de cachoeira e de mar e observar a fauna e flora da região.

Conclusão

São Paulo é um estado com uma riqueza natural impressionante, e os Parques Estaduais de São Paulo são a melhor forma de aproveitar essa beleza. Desde as trilhas ecológicas até as cachoeiras e praias, os parques estaduais oferecem uma variedade de atividades para todos os gostos.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.