Fortaleza – 10 passeios imperdíveis em meio à natureza

Fortaleza – 10 passeios imperdíveis em meio à natureza

Fortaleza é destino certo para quem curte sol e calor o ano todo. Confira o que fazer na capital cearense e aproveite cada segundo desse paraíso nordestino!

Assim que se coloca os pés em Fortaleza, entendemos rapidamente o porquê de o destino ser um dos mais cobiçados de todo o Nordeste.

Fortaleza, cidade luz. Ceará. Fortaleza, cidade luz. Foto: Divulgação.

Praias paradisíacas, povo acolhedor, culinária de primeira e uma cultura riquíssima são alguns dos principais motivos que fazem desse um dos melhores destinos da região nordeste do país.

Todos deveriam visitá-lo pelo menos uma vez na vida. E você? Embarca quando? Com a lista de atrativos que preparamos, certamente ficará fascinado em querer viajar por lá.

1 – Praia do Futuro

Praia do Futuro, em Fortaleza. Ceará Praia do Futuro. Foto: Divulgação.

Em primeiro lugar, a Praia do Futuro é a queridinha e mais famosas entre os banhistas que moram ou visitam Fortaleza. Com pouco mais de 8 quilômetros de extensão, essa praia é um dos atrativos que não se pode deixar de conhecer ao desembarcar na capital cearense. Além de passar o dia relaxando à beira mar, os turistas podem aproveitar para praticar esportes como kitesurf e surf. Ah! O mergulho é outra atividade bastante difundida na Praia do Futuro. Resumindo? Nenhum defeito!

2 – Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses, Fortaleza. Ceará Ponte dos Ingleses. Foto: Divulgação.

Considerada um dos principais símbolos de Fortaleza, a Ponte dos Ingleses foi construída no início do século XX com o objetivo de substituir a antiga Ponte Metálica, píer utilizado como plataforma de desembarque no porto da capital cearense.

Atualmente, o local se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade devido ao seu incrível pôr do sol. Aliás às vezes é possível ver golfinhos bem próximos da ponte. Geralmente, eles aparecem em dois momentos do dia: bem cedo ou no fim da tarde. Já pensou que match perfeito? Pôr do sol + golfinhos? Torcemos para que role quando você estiver pela cidade!

3 – Praça dos Mártires

Praça dos Mártires, Fortaleza. Ceará Praça dos Mártires. Foto: Divulgação.

Construída no ano de 1984, a Praça dos Mártires ou Passeio Público, como também ficou conhecida, é a mais antiga da capital cearense. Com uma vista fabulosa para o mar, o espaço é reduto da boemia fortalezense e guarda atrativos naturais impressionantes, como o baobá, árvore centenária e a primeira a ser plantada no local. Não deixe de conferir!

4 – Ecomuseu Natural do Mangue

Ecomuseu Natural do Mangue Ecomuseu Natural do Mangue. Foto: Reprodução Facebook.

Único ecomuseu de Fortaleza e um dos poucos do Nordeste, o Ecomuseu Natural do Mangue oferece a população e aos turistas uma importante imersão no ecossistema da região com o intuito de conscientizar as pessoas sobre sua importância. Por meio de atividades educativas, os visitantes são convidados a conhecer mais a fundo a fauna e a flora cearense. Além disso, o ecomuseu ainda conta com outros tipos de atividades como caminhadas, passeios de canoa e de caiaque. A trilha percorrida pelo público é de 1,5 quilômetro com direito a 12 paradas. É turismo de natureza no talo! Imperdível!

Vá lá: Rua Professor Valdivino, 48 – Sabiaguaba / Aberto de terça-feira a domingo das 8h às 17h.

5 – Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio

Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. Foto: Christian Sgarbi.

Você é adepto(a) do mergulho ou da pesca? Então aqui vai a dica de um atrativo e tanto: Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.

O santuário de vida selvagem marinha está situado a 18 quilômetros da costa da capital cearense e em seus 33 quilômetros de área e variações de 15 a 30 metros de profundidade, guarda um verdadeiro tesouro da fauna e flora marinha.

No total, são mais de 168 espécies marinhas entre lagostas, moreias, golfinhos, tartarugas e tubarões vivendo tranquilamente em seu habitat natural e prontas para serem contempladas por mergulhados amadores e profissionais do mundo todo. Aliás, esse é um dos pontos de mergulho preferido dessa galera. Portanto, se você curte este tipo de atração, não deixe de conhecê-la, por favor!

6 – Praia de Sabiaguaba

Praia de Sabiaguaba em Fortaleza. Praia de Sabiaguaba. Foto: Phantom 3 Advanced.

A Praia de Sabiaguaba é um convite para um dia inteiro do mais merecido descanso. Com dunas de areias claras, águas mansas e coqueiros por todos os lados compondo o cenário paradisíaco, o local é perfeito para repor as energias. Nas barracas espalhadas pela orla, ostras e caranguejos são os pratos mais pedidos e apreciados e saem aos montes. Outro ponto importante deste atrativo é o pôr do sol. Certamente um dos mais bonitos de Fortaleza. Anotou a dica?

7 – Caminhar na Avenida Beira Mar

Avenida Beira Mar em Fortaleza Caminhar na Avenida Beira Mar. Foto: Divulgação.

Colocar os fones de ouvido e caminhar pela orla da Avenida Beira Mar é um dos passeios mais gostosos de se fazer em Fortaleza. A caminhada é de mais ou menos 3 quilômetros e pode ser feita sem pressa para que você possa contemplar a paisagem de tirar o fôlego em paz. Vale a pena!

8 – Barra do Ceará

Barra do Ceará Barra do Ceará. Foto: Arthur Costa da Fonseca.

Barra do Ceará é o bairro mais antigo de Fortaleza, fundado em meados de 1600 durante a colonização portuguesa. Além do grande valor histórico que o local possui, ele ainda abriga duas praias: Praia da Barra e Praia das Goiabeiras. A última é considerada uma das mais belas praias urbanas do nordeste, ou seja, é imprescindível coloca-la em seu roteiro. Em contrapartida ambas não são próprias para banho. O que vale é mais o visual. Esse sim é próprio até demais e enche os olhos!

9 – Passeio de Veleiro pela orla

Passeio de Veleiro pela orla de Fortaleza de Escuna Passeio de Veleiro pela Orla. Foto: Reprodução Facebook.

A orla de Fortaleza é considerada uma das mais bonitas do país. E sejamos sinceros? Tal afirmação não poderia ser tão assertiva. Agora, se observá-la em terra firme já dá aquele quentinho gostoso no coração, imagine só poder contemplá-la do mar? A bordo de um veleiro? Demais, não é mesmo? Já que diversas empresas oferecem para moradores e viajantes.

O Passeio de Veleiro pela orla faz um percurso de duas a três horas pela costa de Fortaleza, proporcionando aos turistas um momento único. No entanto e dependendo da embarcação que você pegar, ainda dá para parar e dar aquele mergulho. Passeio completo!

10 – Parque Estadual do Cocó

Parque Estadual do Cocó Parque Estadual do Cocó. Foto: Divulgação.

Por fim o Parque Estadual do Cocó. Situado no centro sul de Fortaleza e cercado por um rio de mesmo nome, o parque é uma área de grande biodiversidade protegida e preservada por órgãos competentes. Adeptos do ecoturismo certamente gostam desse lugar.

No espaço é possível fazer trilhas que são abertas ao público e podem ser guiadas ou não, pois são de nível fácil e contemplam a todos os tipos de aventureiros. Então se você quiser fazer uma imersão na natureza, fica a dica!

Curtiu as dicas? Fortaleza é mesmo encantadora, né? Tem mais algum atrativo bacana em meio a natureza que você incluiria aqui? Então conta aí para gente!

Afinal que tal conhecermos As 10 Melhores Praias do Ceará?

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter