Como escolher uma Bota para trilha: 8 Dicas

Botas para Trilhas – O que levar em Consideração

Se você é apaixonado por trilhas e gosta de estar em contato com a natureza, um bom calçado é indispensável para aproveitar o passeio. Principalmente se forem para trilhas longas ou travessias. Caso não esteja satisfeito com o seu calçado ou pretende comprar um novo, nós te ajudaremos sobre como escolher uma bota para trilha. Isto é, apresentando todas as dicas indispensáveis antes de comprar um calçado.

Sem dúvida um dos principais obstáculos na hora de escolher uma bota de trekking é o preço. Sendo assim, já te adiantamos que uma boa bota que ofereça segurança e conforto não sairá por menos de R$ 500. Pelo menos para os calçados adaptados de longas trilhas.

Antes de mais nada, o que você precisa saber sobre como escolher uma bota para trilha, é que os calçados para trekking não devem ser comparados com os que são usados no dia a dia. Afinal, os terrenos das cidades são completamente diferentes aos dos campos e montanhas. Nesse sentido, podemos nos deparar com os mais diferentes tipos de inclinações. Por exemplo: terras instáveis, pedras irregulares, pedras com limo, buracos, campos úmidos, barro e riachos.

Como escolher uma Bota para trilha? 8 dicas indispensáveis antes de comprar uma

Que trilhas costuma fazer? Isso definirá os atributos do calçado que você precisa, como o apoio, a proteção, a absorção de impactos e a aderência da sola. No entanto, é bom ressaltar que não existe uma bota perfeita para trekking, mas sim o que se acomoda melhor ao seu pé. Confira requisitos técnicos de como escolher uma bota para trilha.

1 – Cano da Bota

Como escolher uma Bota para trilha Como escolher uma Bota para Trilha: Cano da Bota.

Qual será o percurso da trilha?

Se você pretende fazer uma trilha em um terreno irregular, como por exemplo subir uma montanha, escolha uma bota de cano alto. Ao manter os pés mais rígidos, esse tipo de calçado evita a torção dos tornozelos. Bem como também são indicados para quem vai acampar e carregar uma mochila pesada.

Se a trilha for em terrenos regulares e o percurso não for muito longo, escolha uma bota mais leve. Também não precisa ter cano alto e solado com cravos. Esses calçados são mais confortáveis e flexíveis, podendo até ser usados no dia a dia.

Normalmente em trekkings, nas áreas de matas fechadas ou com vegetação rasteira, as meias de cano alto são mais indicadas por oferecem maior proteção.

2 – Comprar uma Bota pela Internet

Como escolher uma Bota para trilha Como escolher uma Bota para Trilha: Comprar uma Bota pela Internet.

Comprar uma bota de trekking online possui diversas vantagens. Além de evitar de perder tempo mo deslocamento, pode também encontrar produtos em promoção. Porém é preciso ter cuidado. Antes de pesquisar sua bota, verifique no site da loja se ela possui um certificado de segurança, na prática é quando tem aquele “cadeado verde” no navegador. Bem como se apresenta todas as características técnicas dos produtos, políticas de devolução e condições de entrega. Na dúvida entre em contato com a loja por telefone ou chat.

3 – Escolha meias para Trilhas

meias para trilha Como escolher uma Bota para Trilha: Meias para trilha.

Sim! Existem meias específicas para trilhas, normalmente são mais caras, porém são as que oferecem maior proteção e conforto. Na hora de escolher a sua, leve em consideração 5 fatores: O uso, o tempo de caminhada, a altura dos seus calçados, o material e o amortecimento.

  • O Uso

Quando a trilha é em terreno plano, a prioridade maior será o conforto. Porém em montanhas ou em terrenos irregulares, opte por meias que limitem ao máximo a fricção para prevenir o aparecimento de bolhas. As mais sofisticadas apresentam um conceito de “dupla pele” para limitar a fricção.

  • O Tempo de Caminhada

Quanto mais longa for a trilha, maior deve ser a respirabilidade da meia. Algumas oferecem “malha ventilada” para facilitar a transpiração dos pés e garantir maior conforto.

  • Material

– Algodão: Apesar do conforto, de modo geral elas não são indicadas para atividades físicas. Principalmente em dias quentes, pois o algodão absorve muita umidade e o suor não evapora rapidamente.

– Sintético: São meias mais respiráveis e, portanto, absorvem menos umidade. No entanto são mais suscetíveis a chulé, principalmente em trilhas de longa duração. A poliamida é o melhor dos matérias sintéticos.

– Lã de Merino: Este tipo de meia é o que apresenta maior desempenho para trilhas, o seu material se adapta perfeitamente em climas quentes e frios. São capazes de absorver a umidade do corpo e enviá-la à parte externa, maximizando a evaporação. Também extremamente resistente aos odores.

  • Altura da Bota

Por via de regra, as alturas das meias devem ser sempre maiores ou equivalentes à altura da sua bota, a fim de evitar fricção com o tornozelo.

  • Amortecimentos

São áreas almofadas das meias, geralmente na região do calcanhar, onde o acontece maior impacto durante as caminhadas. Os tipos são: sem amortecimento, leve, médio e pesado.

As meias mais grossas e com amortecimento pesado são recomendadas para trilhas longas. Isto é, se você for caminhar por alguns dias e carregando uma mochila pesada.

4 – Botas impermeáveis

Como escolher uma Bota para trilha Como escolher uma Bota para Trilha: Botas impermeáveis.

Em uma trilha é possível encontramos poças de água e lama, vegetação úmida, córregos, chuvas e outras situações que inevitavelmente molhamos os nossos calçados. Desse modo, podendo causar fungos e desconforto. Portanto opte por una bota impermeável para proteger seus pés dessas situações.

5 – Botas Respiráveis

Como escolher uma Bota para trilha Como escolher uma Bota para Trilha: Botas Respiráveis.

Tão importante quanto ter um calçado impermeável, é que ele seja também respirável. Nos dias de calor, a transpiração dos pés pode causar a multiplicação de bactérias e fungos. Já nos dias frios, a umidade nos pés eleva a perda de calor e gera barreiras na circulação sanguínea.

Ao comprar uma bota para trilha, procure saber se o calçado é revestido de Gore-tex. Isto é, uma membrana que o torna respirável, mesmo diante uma superfície impermeável. Ou seja, impede de entrar água na bota, mas permite que o ar entre e saia.

6 – Numeração e Conforto da Bota

Como escolher uma Bota para trilha Como escolher uma Bota para Trilha: Tamanho e Conforto.

Este é assunto poderia ser tratado em um único artigo. Em resumo, não existe uma regra do tamanho ao comprar uma bota, pois cada pessoa tem um formato de pé diferente. Portanto cada um terá uma percepção diferente de conforto.

Se você for em uma loja comprar sua bota de trekking. Confira os passos para experimentar a sua bota antes de comprar uma.

  1. Escolha um número que costuma usar no seu calçado do dia a dia.
  2. Leve para loja ou compre uma meia que irá costumar a fazer trilhas como esse novo calçado.
  3. Por fim, caminhe pela loja para sentir o conforto do calçado. Se houver alguma rampa ou escada, aproveite para testar neste piso para ter noção do conforto.
  4. Ao final de testar a sua bota, pode ser necessário escolher uma numeração diferente do seu calçado convencional. Isto é, seja para maior proteção dos pés ou para garantir maior conforto nas trilhas.

Se por um lado, existem vantagens de comprar uma bota pela internet, a desvantagem está em não poder testar ela antes compra. Então se você for comprar a sua bota em uma loja online, verifique as políticas de devolução para evitar qualquer contratempo.

7 – Solado

Como escolher uma Bota para Trilha Como escolher uma Bota para Trilha: Solado.

Outro fator de suma importância na hora de comprar a sua bota para trekking é o solado. Afinal ele é responsável por absorver os impactos e impedir os escorregões. Uma boa bota de trilha tem o solado em alto relevo e, quanto mais ranhuras, maior o nível de aderência e tração.

Outro elemento a ser analisado no solado é a espessura. De preferência compre uma com solas mais grossas, visto que solas finas quase não duram em solos acidentados.

Atualmente as melhores botas de trekking trabalham com a tecnologias que se adaptam a diferentes tipos de solo, ou seja, tanto em superfícies secas quanto em úmidas. Sendo assim, é o caso dos solados Vibram e Omni-Grip, para conferir se a bota possui estas, basta olhar o solado dela.

8 – Biqueira

Como escolher uma Bota para trilha Como escolher uma Bota para Trilha: Biqueira.

Outro detalhe interessante de saber sobre como comprar uma bota para trilha é analisar a sua biqueira, que é a parte frontal do calçado. Uma boa bota de trekking deve possuir a sua biqueira bem reforçada, com um material mais resistente, para proteger os pés dos atritos com possíveis obstáculos. Para testar biqueira do seu calçado, você pode simplesmente dar uns chutes levemente fortes no chão para analisar o impacto que terá nos seus pés, ou seja, para analisar a proteção.

Considerações Finais

E aí, já sente mais seguro(a) ao comprar o seu calçado?

Esperamos que os pontos levantados possam te ajudar sobre como escolher uma bota para trilha. Mas lembre-se que uma bota de qualidade não é um investimento barato. Se bem que, ao falarmos de preço, este é um assunto muito subjetivo, o que pode ser caro para um pode não ser para o outro. Depende de como você enxerga o dinheiro aplicado.

No entanto, se você gosta de estar em contato com a natureza e eventualmente faz trilhas, o custo-benefício de comprar uma bota de trilha vale muito a pena. Além disso, te proporciona segurança e conforto na hora da caminhada, então você irá aproveitar melhor o passeio. Sem que falar que uma bota de trekking de qualidade terá durabilidade de alguns anos, o que irá te poupar de comprar outros calçados para o este mesmo propósito durante um longo período.

Veja também: