Como escolher uma Barraca de Camping

Uma barraca de camping é sinônimo de diversão, liberdade, atividades ao ar livre, contato com a natureza e férias! No entanto, escolher uma barraca não pode ser algo improvisado. Para que as férias, feriados prolongados ou mesmo um passeio sejam bem sucedidos, para que as noites sejam agradáveis ​​e para o campismo seja um prazer, é imprescindível saber como escolher uma barraca de camping adaptada às suas necessidades.

 

 

Como escolher uma barraca de camping: Confira 12 dicas antes de comprar a sua

A partir de agora, apresentaremos algumas dicas dos melhores especialistas em camping para ajudá-lo(a) a escolher a barraca mais perfeita, a barraca que transformará suas férias em lembranças inesquecíveis!

1 – Tipos de barracas

Com o crescimento do turismo na natureza, surgiram também novas opções de equipamentos e ferramentas, diante disso, hoje é possível encontrar vários tipos e modelos de barracas de acordo com a necessidade de cada usuário. 

Para facilitar seu trabalho de como escolher uma barraca de camping,  listamos abaixo os tipos mais comuns e os mais fáceis de encontrar aqui no Brasil, são eles:

Abóbada ou “Iglu” – São fáceis de montar, as varetas se cruzam e unem os 4 cantos da barraca garantindo boa estabilidade e resistência ao vento. Neste modelo podemos destacar as barracas Geodésicas que são uma evolução das barracas Iglu, elas têm mais arcos que se cruzam oferecendo estabilidade e maior resistência.

Barraca do Tipo Iglu
Como escolher uma barraca de camping: Barraca Iglu.

Canadense – Esta é uma das primeiras barracas de camping do mercado, seu formato triangular e a simplicidade para montar é o seu diferencial. Uma grande desvantagem desse tipo de barraca é o seu peso e pouco espaço interno. Por ser fabricada com varetas de aço, o equipamento torna-se muito pesado e suas varetas cruzadas diminuem  muito o seu espaço interno.

Barraca do tipo Canadense
Como escolher uma barraca de camping: Barraca Canadense.

 

 

Tubulares – São amplas, leves e possuem grande espaço interno. A montagem é simples e são os arcos semicirculares que formam um túnel, este tipo de barraca proporciona maior espaço interno em relação às demais e ao contrário do que muitos dizem, o formato de túnel oferece boa resistência ao vento.

Barraca do Tipo Tubular.
Como escolher uma barraca de camping: Barraca Tubular.

2 – O Tamanho

Qual o tamanho deseja comprar para sua barraca?

No Brasil é comum encontrarmos barracas de camping para 2, 4, 6 ou 8 pessoas. No entanto, o tamanho ideal da barraca vai depender em grande parte da quantidade de pessoas que deseja abrigar em seu interior. 

Segundo os especialistas, uma boa dica é sempre comprar a barraca acima da capacidade que você precisa. Por exemplo, se você  necessita de uma barraca para abrigar confortavelmente duas pessoas,  o ideal é comprar um modelo que caiba três. Desta forma, sempre sobrará um espaço extra para guardar algum item ou equipamento.

 

 

3 – O Peso

O peso é um dos principais fatores sobre Como escolher uma barraca de Camping.
Você estaria disposto carregar uma barraca pesada em uma trilha de nível médio ou avançado?

Outro fator importante neste nosso guia de como escolher uma barraca de camping é com relação ao seu Peso. Para isso, é importante observar alguns fatores, como:

  • Quantas pessoas serão abrigadas na barraca?
  • Quanto tempo terei que caminhar carregando meu equipamento?
  • O lugar que pretendo acampar é de fácil acesso, tem muitas subidas?
  • Se eu economizar no peso da barraca, vou manter o conforto?

Essas questões precisam ser levadas em consideração, especialmente se você pretende fazer longas trilhas, enfrentar longas subidas ou grandes períodos de caminhada.

Geralmente as barracas para duas pessoas pesam em média 700g a 1,5 kgs. Já as barracas para 4 a 6 pessoas pesam em média 2 Kgs a 4Kgs, enquanto que grandes barracas para 8 a 10 pessoas, podem pesar até 10 kgs.

4 – A Impermeabilidade

Sobre Como escolher uma barraca de Camping, é muito importante que ela seja impermeável.
Uma infiltração em uma barraca certamente irá estragar o seu camping.

Você sabia que existem diferentes graus de impermeabilização para uma barraca de camping? Impermeabilidade se refere à capacidade de impedir que a água invada a sua barraca durante uma chuva ou encharque ao entrar em contato direto com líquidos.

Para evitar este tipo de transtorno, ao escolher uma barraca para comprar, fique atento as informações na etiqueta do produto. Verifique no item “Impermeabilidade” a quantidade de ‘coluna d’água’ que a mesma suporta.

Normalmente para uma barraca de poliéster ou nylon, as medidas da coluna d’água variam de 800 mm a 5000 mm. Já para barracas mais baratas feitas em algodão, essas medidas variam de 250 mm a 800 mm, como o algodão é mais resistente e respirável, não consegue reter tanta umidade como as anteriores.

Em resumo, sempre dê preferência a barracas com medidas superiores a 1000 mm, assim você estará bem protegido(a).

 

 

5 – As Costuras

Na hora de escolher sua barraca de Camping, atente-se sobre sua costura.
A qualidade do acabamento faz toda a diferença.

Embora as barracas de camping tenham evoluído bastante em tecnologia, ainda assim, as costuras são o ponto fraco da maioria delas. Potencialmente, é pelas costuras que a água pode se infiltrar, gotejar ou até mesmo inundar o interior de sua barraca.

Afinal, não é nada agradável acordar no meio da noite e perceber que a barraca está cheia de água… ninguém merece um temporal fora e dentro da barraca!

Para evitar esse problema, os fabricantes usam 2 processos para tornar as costuras à prova d’água:

Tratamento de silicone nas costuras – Geralmente é aplicado em tecidos de Nylon e Poliéster.

Tiras termosseladas ou termoadesivas nas costuras – este geralmente é aplicado apenas em tecidos de Poliéster.

Portanto, fique atento a descrição do produto na sua etiqueta, qualquer uma das duas opções acima, são excelentes para sua nova barraca.

6 – O Sobreteto

O sobreteto é um dos principais atenções que deverá ter na hora de comprar sua Barraca de Camping.
O sobreteto é indispensável para quem vai acampar.

O sobreteto de uma barraca é literalmente o teto que ficará sobre a sua cabeça enquanto estiver no interior da mesma. Embora algumas marcas utilizem nomenclaturas diferentes, basicamente existem dois tipos de sobretetos para barracas de camping:

O Sobreteto Simples – Este possui apenas uma fina camada de tecido, muitas vezes em forma de aba ou capuz, embora torne a barraca mais leve, barata, prática de conduzir e montar, protege muito pouco contra fatores externos, em especial os raios solares.

Por se tratar de um forro bem simples, o interior de sua barraca pode se tornar uma verdadeira sauna.

Dupla Face – esta é a mais recomenda, pois possui um dupla camada de tecido que protege contra o vento, chuva e intempéries.

Barracas de camping com sobreteto de dupla face, geralmente é  submetida a um tratamento de impermeabilização que a torna mais resistente e livre da umidade. O sistema de parede dupla otimiza a circulação de ar e minimiza o fenômeno de condensação, que vai aumentar bastante a vida útil de sua barraca.

 

 

7 – A Portabilidade

Na hora de escolher uma barraca de Camping, considere a sua portabilidade.
A praticidade faz toda a diferença.

Embora já tenhamos falado anteriormente sobre a questão do peso aqui em nosso guia de como escolher uma barraca de camping, existe outra questão importante que pode interferir diretamente no peso de sua barraca e no seu conforto, é a portabilidade.

Uma barraca de camping deve ser leve, compacta, fácil de montar e desmontar, de preferência que tenha poucos itens que ocupam espaço desnecessário. Verifique o tamanho de sua mochila, bolsa ou acessório que pretende transportá-la, lembre-se, em uma longa caminhada algumas graminhas de peso a mais farão toda a diferença.

8 – O Conforto

Sobre como escolher uma barraca de Camping, leve em consideração na hora da compra de uma o seu conforto.
O mínimo que se pode querer em um camping é o seu conforto.

Não é porque você está na floresta em contato com a natureza que deva abrir mão do conforto e do seu bem estar. Portanto, antes de adquirir sua nova barraca, observe:

  • O espaço disponível na parte interior;
  • A altura da barraca e o espaço extra para guardar o seu equipamento;
  • Número de portas: quanto mais portas houver, mais fácil será para os ocupantes entrar e sair. Elas melhoram a circulação de ar no interior da barraca;
  • Quantidade de bolsos e varais internos: permitem guardar seus pertences pessoais (sapatos, mochilas) sem bagunçar o ambiente interno.
  • Estrutura autolimpante: dependendo do tamanho, você pode cozinhar protegido das intempéries;
  • Compatibilidade de colchões e sacos de dormir: a barraca deve conseguir oferecer espaço suficiente para que todos possam descansar com o maior conforto possível.

 

 

9 – A Capacidade

Sozinho, em dupla ou em grupo?

A Capacidade é o número de pessoas para abrigar. Os critérios a serem levados em consideração na escolha do tamanho são:

Largura e comprimento dentro da barraca – Verifique isso, sabendo que um colchão autoinsuflável ou insuflável ou um saco de dormir por padrão tem 65 cm de largura.

Altura do teto – você consegue ficar sentado normalmente?

A forma do espaço interior é importante – quantas pessoas conseguem permanecer com conforto dentro da barraca com mobilidade, o ideal é sempre comprar uma barraca com um número a mais de pessoas para ter um espaço extra.

Guarda equipamentos – é importante que a barraca permita guardar alguns dos seus equipamentos e, se necessário, preparar alimentos em caso de mau tempo.

Espaço externo – o número de lugares afeta o peso e o volume da barraca, mas também o espaço necessário para montá-la.

10 – A Localização do camping

Camping sobre uma montanha.
Montanha ou praia? Camping Selvagem ou Camping estruturado?

Todos nós sabemos que o Brasil é um país continental com os mais diferentes tipos de climas e paisagens, diante disso, as barracas de camping são classificadas de acordo com a Sazonalidade: 2, 3 ou 4 estações.

Este índice está intimamente relacionado com o local do camping e suas condições externas como o tipo de clima, altitude, estação do ano, entre outros fatores.

2 Estações – As barracas de 2 estações são perfeitas para acampamentos durante a primavera e verão. Costumam ser mais leves, ventiladas, ideais para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país com altas temperaturas.

3 Estações – Já as barracas de 3 estações são projetadas para enfrentar as condições difíceis nas serras e montanhas: chuvas fortes, tempestades, vento, no entanto, não são capazes de protegê-lo(a) no inverno.

4 Estações – Estas são projetadas para todas as altitudes e latitudes, em qualquer lugar do o mundo. Elas resistem ao uso intensivo, ventos fortes e tempestades até mesmo de neve. Estas são utilizadas como abrigos ​​em acampamentos base, em expedições e em altas montanhas.

 

 

11 – A Ventilação

A condensação é um fenômeno normal e natural, mas pode ser um problema, pois a umidade se acumula e molha suas coisas e principalmente seu saco de dormir. Já o calor pode tornar a estadia no interior da barraca insuportável.

Não existe barraca que não condensa e não esquenta devido o calor, mas é possível limitar estes fenômenos optando por uma barraca equipada com:

  • Vários sistemas de ventilação, com variadas portas e aberturas;
  • Painéis de rede tipo mosquiteiro;
  • Um teto duplo que permita a passagem do ar ao nível do solo e seja suficientemente afastado da lona interior;
  • Ventile a sua barraca, durma com as portas abertas e a monte longe de pontos de água e áreas úmidas.

Se possível faça uma consulta para saber em qual sentido o vento costuma correr na região do camping. Também evite guardar roupas sujas ou molhadas no interior da barraca.

12 – Os Revestimentos

Revestimento de uma barraca.
Revestimento de uma barraca de camping.

O revestimento é o tratamento aplicado ao tecido da barraca, ele oferece melhor proteção em termos de durabilidade, impermeabilidade e resistência aos raios ultravioleta (UV).

No Brasil os tipos de revestimentos mais comuns para barracas de camping são:

Revestimento de silicone – geralmente aplicado ao nylon, o silicone é um revestimento elástico e durável. Aumenta a resistência ao rasgo e aos raios ultravioletas. É aplicado em camadas sobrepostas nas 2 faces do tecido. Aumenta a vida das cores da barraca.

Revestimento de Poliuretano Termoplástico (TPU) – Este revestimento oferece melhor resistência ao desgaste, melhor adesão e, portanto, maior durabilidade do que os revestimentos de PU convencionais.

Revestimento de poliuretano (PU) – É aplicado em camadas finas no tecido. Quanto mais espessa a camada, mais impermeável é o tecido, mas é mais pesado. O PU permite atingir valores de impermeabilidade (coluna d’água) de 800 mm a 10.000 mm.

Considerações Finais

Espero que tenha gostado deste nosso guia de como escolher uma barraca de camping!

Obviamente que poderá escolher sua barraca de acordo com o que você preferir (forma, número de lugares, material, peso, preço, ventilação, conforto, etc.) e as condições em que você vai acampar  (região, estação, altitude, ambiente, clima, temperaturas, número de dias de acampamento, etc.).

Mas, em caso de dúvidas, não hesite em consultar o nosso guia e assim tornar o seu acompanhamento inesquecível!!!