Benefícios do Contato com a Natureza

Entrar em contato com a natureza pode nos proporcionar diversos benefícios físicos e mentais, até mesmo por fazermos parte dela. No entanto, muitas pessoas não possuem intimidade com os elementos naturais, seja por não gostar ou simplesmente pela falta do hábito de estar em constante contato com a natureza.

Sendo assim, para que algumas pessoas se sintam mais confortáveis para apreciar a natureza, às vezes é necessário haver um forte motivo para isso, motivos esses que geram a mudança de hábitos.

Você gosta da natureza ou simplesmente deseja mudar seus hábitos para passar mais tempo em contato com os elementos naturais? Então confira o texto até o final para entender a importância do contato com a natureza para a saúde.

10 benefícios do contato com a natureza para a sua mente e corpo

1. Melhora o sono

Benefícios do contato com a natureza: Melhora o sono
Benefícios do contato com a natureza: Melhore sua qualidade do sono.

Entrar em contato com a natureza proporciona melhores noites de sono, já que você consegue dormir melhor.

De acordo com um estudo da Universidade do Colorado, realizado em 2017, a exposição direta aos raios solares e à escuridão da noite, proporcionam um aumento natural na produção de melatonina, um hormônio responsável pelo sono, além de proporcionar também a regulação do nosso relógio biológico.

2. Melhora a concentração

Benefícios do contato com a natureza: Melhora a concentração.
Benefícios do contato com a natureza: Seja mais concentrado.

Ao passar um tempo em contato com a natureza é possível perceber que há uma melhora na concentração e diversos estudos científicos comprovam isso. Isso ocorre principalmente pelo fato de abrirmos mão da tecnologia ao estar em contato com a natureza, o que nos permite deixar as redes sociais e os problemas de lado e focar no que realmente estamos fazendo.

3. Ajuda na saúde física

Benefícios do contato com a natureza: Ajuda na saúde física
Benefícios do contato com a natureza: Pratique exercícios na natureza.

O contato com a natureza contribui de forma muito significativa para a saúde física. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que as crianças passem um tempo ao ar livre justamente para evitar doenças físicas e mentais, já que a exposição ao sol e ao ar livre contribuem para a saúde e evitam o aparecimento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes na vida adulta.

Além disso, o contato com a natureza incentiva a movimentação física, prevenindo assim a obesidade infantil.

4. Melhora a saúde mental

Benefícios do contato com a natureza: Melhora a saúde mental
Benefícios do contato com a natureza: Tenha uma boa saúde mental.

Além de promover toda uma melhora da saúde física, o contato com a natureza contribui de forma significativa para a melhora da saúde mental. Apenas 30 minutos por dia de caminhada é capaz de reduzir os pensamentos negativos, ajudando assim a minimizar os sintomas de ansiedade, estresse e depressão.

Um estudo realizado na Universidade de Stanford mostrou que a atividade física contribui para a diminuição do córtex pré-frontal, que é uma região responsável por ruminar pensamentos. Logo, fazer uma atividade física ao ar livre contribui muito para a mente.

5. Diminui o estresse e a hipertensão

Benefícios do contato com a natureza: Diminui o estresse e a hipertensão.
Benefícios do contato com a natureza: Fique mais relaxado.

Um dos benefícios de entrar em contato com a natureza é conseguir diminuir a pressão sanguínea e os níveis de cortisol no organismo. O cortisol é o hormônio do estresse e ao entrar em contato com a natureza é possível diminuí-lo à medida em que aumentamos o hormônio do bem estar.

A redução da pressão arterial também é um benefício que conseguimos com o apoio da natureza.

6. Sistema imunológico

Benefícios do contato com a natureza: Sistema imunológico
Benefícios do contato com a natureza: Fortaleça seu imunológico.

O contato com a natureza ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e isso já foi comprovado por meio de uma pesquisa da Universidade de Chiba, no Japão.

A pesquisa mostrou que após alguns dias de caminhada em uma floresta da região, os participantes apresentaram um aumento de 56% no número de glóbulos brancos, que são as células responsáveis por defender o nosso organismo.

Além disso, um mês após a caminhada e com o retorno à vida urbana, o número de glóbulos brancos foi 23% maior do que antes da realização da pesquisa.

Para identificar se a contribuição da natureza foi realmente importante, os pesquisadores realizaram a mesma pesquisa e com os mesmos indivíduos, mas só que dessa vez em uma área urbana. Os resultados comprovaram que as caminhadas realizadas em contato com a natureza demonstraram resultados muito superiores.

7. Os Benefícios do Ar Puro

benefícios do ar puro
Benefícios do contato com a natureza: Respire o ar puro.

O ar puro é um dos benefícios que podemos citar ao estar em contato com a natureza. Ele nos ajuda a respirar melhor e evita diversos problemas respiratórios.

Um estudo realizado pela Escola de Saúde de Harvard revelou que morar perto de locais arborizados diminui o risco de depressão, doenças nos rins e doenças nas vias respiratórias, já que o ar poluído contribui para a irritação das vias respiratórias, causando assim diversos problemas para os que possuem uma doença nesse sistema ou até mesmo somente a predisposição.

8. Aumento da criatividade

Benefícios do contato com a natureza: Torne-se mais criativo.

Quando você passa a entrar em contato com a natureza de forma mais frequente é possível notar que há o aumento da criatividade. Isso pode estar fortemente relacionado com o fato do aumento da concentração e foco.

Como isso gera a necessidade de um pouco mais da nossa atenção, conseguimos desenvolver o nosso lado criativo, até mesmo por estar em um ambiente diferente e que nos faz bem.

9. A Vitamina D da exposição ao sol

Benefícios do contato com a natureza: A Vitamina D da exposição ao sol.
Benefícios do contato com a natureza: Consuma vitamina D.

A vitamina D é extremamente importante para a nossa saúde mental e física, pois ela contribui para a saúde e fortalece os nossos ossos, dentes e ajuda a aliviar sintomas de depressão. Sendo assim, passar um tempo exposto ao sol é essencial para que o nosso organismo possa absorver esse nutriente.

Embora essa vitamina seja encontrada também em alimentos, nem sempre o nosso organismo consegue absorver tudo o que precisamos. Por isso é importante também buscar outras fontes de vitamina D, como é o caso do sol.

10. Pode aumentar a longevidade

Benefícios do contato com a natureza: Viva mais e melhor.

Pessoas que vivem em constante contato com a natureza tendem a viver mais tempo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard. Na pesquisa, realizada com 100.000 participantes, foi comprovado que homens e mulheres que viviam em locais arborizados conseguiram tem uma mortalidade 12% menor do que as que não viviam.

Por contribuir para a nossa saúde física e mental, o contato com a natureza pode prolongar os nossos anos de vida.

Portanto…

Estar em constante contato com a natureza pode nos proporcionar diversos benefícios que estão relacionados com a nossa saúde física e mental. Por conta disso, é muito bom procurarmos atividades que nos proporcionem esse contato mais próximo com o meio ambiente.

Além disso, quanto mais nos aproximamos da natureza, mais conseguimos desenvolver a nossa consciência ambiental e passamos isso para as futuras gerações.