Turismo de Natureza em Manaus é o destino ideal para quem busca por riqueza cultural e histórica, culinária típica nortista e ecoturismo em meio à Amazônia. Sendo assim, confira 10 passeios imperdíveis em Manaus em meio ou sobre a natureza.
Uma metrópole em meio à natureza. Essa é Manaus, capital do estado do Amazonas. Cercada pela Floresta Amazônica, a cidade de pouco mais de dois milhões de habitantes recebe um número alto de turistas anualmente atraídos por suas belezas naturais e a imponência amazônica.
Com ótima infraestrutura hoteleira e turística, o Turismo de Natureza em Manaus contempla a todos, principalmente os amantes do ecoturismo. Quem visita o destino com esse intuito, desembarca em um verdadeiro parque de diversões voltado à natureza. São diversas atividades que incluem trekking na mata, passeios de barco pelos rios Negro e Solimões, observação de espécies de animais e visitas às aldeias indígenas presentes na região.
Ecoturismo em Manaus – 10 passeios imperdíveis
1 – Encontro das Águas
Encontro das Águas em Manaus. Foto Clóvis Miranda – Amazonastur.
Em primeiro lugar o Encontro das Águas, é um dos pontos altos da sua visita a Manaus. Esse “encontro” ocorre quando as águas escuras do Rio Negro e as águas marrons do Rio Solimões se fundem e formam o Rio Amazonas. O fenômeno ocorre devido a uma série de fatores, entre eles: temperatura, densidade e velocidade dos rios.
Para contemplar de pertinho este atrativo natural, há a possibilidade de fazer um passeio de barco. Esses passeios são oferecidos por agências de viagem localizadas no centro da cidade, em shoppings e na hidroviária. Alguns passeios incluem no pacote: nadar com botos, conhecer aldeias indígenas e pesca.
2 – Reserva Florestal Adolpho Ducke
Torre de Observação na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Foto: Divulgação.
Criado em outubro de 2000, a Reserva Florestal Adolpho Ducke, é parada obrigatória para os amantes de natureza. Através de trilhas guiadas é possível fazer uma imersão na Floresta Amazônica e toda sua magnitude.
Sua principal atração é o MUSA (Museu da Amazônia) que oferece uma variedade imensa de atrativos aos visitantes como: trilhas guiadas, exposições, viveiro de orquídeas e bromélias, borboletário, lago de vitórias-régias, bem como a atração mais procurada pelos turistas: uma torre de observação de 42 metros de altura com uma vista privilegiada de toda a reserva florestal.
O Horário de funcionamento da Torre é de segunda a domingo (exceto quartas-feiras), das 9h às 17h (o portão de entrada do Musa fecha às 16h). Nascer e pôr do sol, observação de aves e visitas em horários especiais devem ser agendados.
- Preço da subida na torre em horários normais: R$ 20,00 por pessoa.
- Preço da subida na torre em horários especiais: R$50,00 por pessoa.
- Informações e agendamentos: (92) 3582-3188 / 99280-4205 ou agendamento@museudaamazonia.org.br
Local: Av Margarita, Cidade de Deus – Zona Norte de Manaus.
3 – Parque Municipal do Mindu
Parque Municipal do Mindu. Foto: Ingrid Anne.
O Parque Municipal do Mindu foi fundado no final da década de 80 por pressão de um movimento popular criado por moradores do bairro Parque Dez. Portanto o movimento tinha como finalidade proteger o habitat natural do Sagui-de-Manaus, espécie de primata ameaçada de extinção e mascote da cidade. Deu certo.
Atualmente, o Mindu é uma das quatro unidades de conservação do estado amazonense e oferece aos visitantes uma ótima infraestrutura que inclui anfiteatro, bibliotecas (com um acervo de mais de 2 mil livros), lanchonetes e trilhas.
O nome “Mindu” é uma referência a um dos igarapés mais conhecidos da capital amazonense. O Mindu é o igarapé mais extenso de Manaus.
Local: Rua Perimetral, S/n – Parque Dez de Novembro / Aberto de terça-feira a domingo das 5h às 17h / Entrada franca.
4 – Praia da Ponta Negra
Praia da Ponta Negra. Foto: divulgação.
O Complexo Turístico da Ponta Negra é um dos principais “points” de Manaus. Localizada em uma das áreas mais nobres da capital amazonense, às margens do Rio Negro, a praia de areia fina e branquinha, amplo calçadão, quadras poliesportivas e mirantes, encanta a todos que a visitam.
5 – Museu do Seringal
Museu do Seringal. Foto: Divulgação.
Fundando em 2002, em princípio o Museu do Seringal foi criado para servir de set de gravações do filme A Selva, dirigido por Leonel Vieira.
Durante a visita, os visitantes são convidados a mergulhar na era do ciclo da borracha na Amazônia, um dos momentos mais importantes da história econômica brasileira que ocorreu entre o final do século XIX e o começo do século XX. São vários ambientes, principalmente ao ar livre.
Uma dica, leve repelente e protetor solar.
Local: Igarapé São João, a 25 minutos de Manaus saindo de Tarumã Mirim (o acesso é feito por barcos saindo da Marina do David, na Praia de Ponta Negra).
6 – Praia da Lua
Praia da Lua: Foto Mário Oliveira – MTUR.
Mais uma praia de água doce para você se esbaldar no Amazonas! A Praia da Lua é um dos destinos mais cobiçados da região norte e fica na margem direita do Rio Negro, a cerca de 23 quilômetros de Manaus.
O acesso até a Praia da Lua é feito por barco ou lancha partindo da Marina do Davi, próximo à Praia da Ponta Negra. A travessia dura, em média, 10 minutos.
7 – Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
Quer conhecer mais a fundo a cultura e diversidade amazônica? Então não deixe de incluir o Centro Cultural dos Povos da Amazônia de fora do seu roteiro.
O local abriga diversos atrativos, entre eles o Museu do Homem do Norte, que retrata, através de um acervo com mais de mil peças distribuídos em quatro ambientes, os vários aspectos do homem amazônico e sua relação com a natureza.
No Centro Cultural você tem a oportunidade de vivenciar mais a cultura amazônica por meio de espaços como: Casas do Caboclo, a Casa da Farinha, o Barracão do Guaraná, Tapiri de Defumação da Borracha, Tapiri do Seringueiro e um das maiores atrações do tour cultural: a réplica da retinia Xapono Yanomam.
Local: Av. Silves, 2222 – Crespo / Aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 9h às 17h.
8 – Bosque da Ciência
Bosque da Ciência em Manaus. Foto: Caroline Rocha INPA.
O Bosque da Ciência é o atrativo perfeito para quem busca T em Manaus.
O Bosque da Ciência possui uma uma rica biodiversidade e é uma ótima opção de lazer e ecoturismo em Manaus.
Durante a visita não é incomum se deparar com animais silvestres como pacas, preguiças, capivaras, macacos, entre outras espécies. Além disso, é possível fazer uma visitinha a animais que foram resgatados como peixes-boi, jacarés e ariranhas. Vale muito a visita!
Local: Av. André Araújo, 2.936 / Aberto de terça a sexta-feira em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h e sábados e domingos das 8h às 16h / Mais informações aqui .
9 – Parque Estadual Sumaúma
Parque Estadual Sumaúma. Foto: Yasmin Feitosa.
Fundado em 2003, o Parque Estadual Sumaúma é a primeira unidade de conservação do estado do Amazonas. Com 53 hectares de uma rica biodiversidade, o local é visitado por estudantes, pesquisadores e por turistas.
Local: Av. Bacuri, s/n – Cidade Nova / Aberto de segunda a sábado das 8h às 17h.
10 – Museu do Índio
Museu do Índio em Manaus. Foto: Divulgação.
Por fim, nossa última atração, o Museu do Índio é um ótimo passeio para aqueles que pretendem conhecer mais a fundo sobre a cultura dos povos indígenas residentes na região amazônica. O espaço é um convite para mergulhar nessa rica cultura.
Contudo, para quem quiser levar uma lembrança para casa, é possível comprá-la na lojinha do museu.
Local: Rua Duque de Caxias, 356 / Aberto de segunda a sábado das 8h30 às 11h30
O que você achou desse destino de Turismo de Natureza em Manaus? Com toda a certeza é um lugar incrível para viajar.
Deixe aí nos comentários se você mora ou já visitou a cidade. Conte-nos outros pontos que merecem destaque para passeios em meio a natureza.