Referência mundial na reabilitação de aves de rapina, o Parque dos Falcões é parada obrigatória para os amantes desses animais fascinantes.
Você provavelmente já deve ter ouvido muita coisa ruim a respeito das aves de rapina, como, por exemplo, que algumas atacam seres humanos e são presságios de coisas ruins. Mas, existe um lugar no nordeste do Brasil capaz de tirar essa má impressão: o Instituto Parque dos Falcões, situado na Serra de Itabaiana, no município Itabaiana a 45 km de Aracaju (SE).
Parque dos Falcões em Sergipe. Foto: Divulgação.
Fundado em 2000 por José Percílio da Costa, mais conhecido como “encantador de falcões”, e Alexandre Correia, com a finalidade de proteger e reabilitar aves de rapina vítimas de maus-tratos, o complexo é um dos poucos com autorização do IBAMA para continuar este trabalho tão importante.
José Percílio da Costa, o “encantador de falcões”. Foto: Divulgação.
Atualmente, o espaço de 3.500 km² abriga mais de 300 espécies de aves entre gaviões, corujas, falcões, carcarás e muitas outras. Todas devidamente batizadas por Percílio, é importante ressaltar, que transformou seu sonho de menino em realidade.
Parque dos Falcões. Foto: Izalete Tavares.
Aos 7 anos de idade, Percílio ganhou um ovo de carcará, que nasceu sendo chocado por uma galinha – improviso feito às pressas pelo próprio menino para que o filhote nascesse saudável. Deu certo. O carcará plancus batizado de Tito não só nasceu e cresceu forte e sadio, como continua vivo com 32 anos de idade (e é xodó do amigo, claro).
Com seu trabalho que nasceu de um sonho de criança e sua sensibilidade sem igual, hoje, o “encantador de falcões” tornou-se em uma referência mundial e viaja o mundo dando palestras para compartilhar seus conhecimentos.
Como chegar
Para chegar ao Parque dos Falcões partindo de Aracaju você deverá pegar a Rodovia BR 235. Após passar pelo município de Areia Branca, na altura do km 34, percorra aproximadamente 9 km. Do lado direito, há uma placa indicativa sobre o Instituto. Entre por essa estrada (única parte do trajeto não asfaltado) e percorra mais 2,5 km. Pronto!
Atividades
O que fazer no Parque dos Falcões. Foto: Anabel Mello.
No Parque dos Falcões, além de atividades voltadas ao ecoturismo, turismo de natureza, reprodução e reabilitação das aves de rapina, também são realizados treinamentos com a finalidade de fortalece-las e mostrar aos visitantes a importância desses animais enquanto predadores e parte fundamental da fauna.
Ao final das apresentações, é possível fotografar os animais em punho, com acompanhamento de guias locais. A docilidade dos bichinhos é de impressionar. O nome disso é amor.
Tarifas
Antes de informar os valores para acessar o Parque dos Falcões, é importante salientar que o local não trabalha de forma exploratória, mas necessita de dinheiro para se manter e dar qualidade de vida aos animais. Confira os valores:
• Adultos: R$ 25.
• Crianças de até 7 anos de idade: entrada gratuita
• Crianças de 8 a 12 anos de idade: R$ 15.
As visitas devem ser agendadas com antecedência e ocorrem diariamente às 9h e às 14h. É possível fazer o agendamento através dos telefones: (79) 99962-8396 / 99885-2522 / 99945-9020.
Confira também o instagram do parque @parquedosfalcoes
Bela iniciativa, né? Se você curtiu, então não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais, dessa maneira ajudando este belo trabalho.