Turismo em São Paulo - 10 Passeios Imperdíveis em meio a natureza

Além de muita cultura, diversão e gastronomia, muitos lugares belíssimos em meio a natureza podem ser encontrados em São Paulo

O Turismo em São Paulo oferece atrações para todos os tipos de públicos, sendo boa parte de graça. Mas quem acha que a cidade se resume a Selva de Pedra e que para buscar refúgio na natureza precisa ir muito longe, por certo está desinformado. Aliás, não é preciso viajar para o interior para ter momentos de sossego e relaxamento em meio a natureza. Por isso, nós listamos 10 passeios imperdíveis para você se conectar com a natureza em Sampa. Dúvida?

Turismo em São Paulo – 10 Passeios Imperdíveis em meio a natureza

1 – Parque Ibirapuera

Turismo de são paulo - Parque do Ibirapuera Parque do Ibirapuera. Foto: iStockphoto.

Um parque urbano projeto em uma área verde riquíssima, com jardins, monumentos, espaços culturais e uma arquitetura assinada por um dos maiores arquitetos do mundo (Oscar Niemeyer). O parque queridinho dos paulistanos é um dos melhores parques urbanos do mundo, além de poder contemplar a natureza, também possui diversos espaços culturais. Sem dúvida um dos melhores passeios do Turismo em São Paulo para curtir a natureza.

Quer se programar e saber os atrativos e eventos que rolam pelo Parque? Então baixe o aplicativo e fique antenado de tudo que rola no Parque Ibirapuera.

Entrada: Grátis| Horário de visitação: Todos os dias das 05:00 às 17:00 | Endereço: Av. República do Líbano,331,Ibirapuera.

2 – Parque Ecológico do Tietê

  Turismo em São Paulo - Parque Ecológico do Tietê Parque Ecológico do Tietê. Foto: Divulgação.

Que tal estar em contato com a natureza em parque na presença de quatis, macacos e capivaras? Ou ainda levar os amigos ou família para fazer um churrasco em um dos seus quiosques em frente a um lago com pedalinhos? A boa infraestrutura do Parque Ecológico do Tietê permite realizar essas atividades e outras. Além disso, o local também conta com lanchonetes e restaurantes.

Para os que gostam de atividades esportivas, o parque possui ótimas trilhas, ciclovias, pista de atletismo, pista de bicicross, quadras de futsal, quadras poliesportivas, campos de futebol society, campos de futebol, campo de beisebol, piscinas, playground e academia.

Entrada: Grátis| Horário de visitação: Todos os dias das 07:00 às 17:00 | Endereço: Rodovia Parque, 8054 – Vila Santo Henrique.

3 – Parque do Carmo

Turismo em São Paulo - Parque do Carmo Parque do Carmo – Bosque das Cerejeiras. Foto: Divulgação.

O Parque do Carmo possui cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, lagos naturais e diversas espécies de animais. A infraestrutura do espaço conta com Museu do Meio Ambiente, anfiteatro, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, espaço para piquenique, churrasqueiras, quiosques, Monumento à Imigração Japonesa, Viveiro Arthur Etzel e Bosque da Leitura.

Sem dúvida a maior atração do Parque é o Festival das Cerejeiras, uma atração que comemora a florada da árvore símbolo do Japão. As cerejeiras são árvores típicas de lugares frios e também da cultura japonesa, considerada símbolo do país. Este passeio de turismo de natureza infelizmente não pode ser presenciado no ano todo, visto que, a sua florada ocorre somente no mês de agosto e geralmente o seu auge é na primeira semana desse mês.

No festival, a comunidade japonesa pratica um ritual, conhecido como Hanami. Isto é, sentar sob as cerejeiras para contemplá-las. Nesse sentido, o parque possui mais de 4000 arvores de cerejeiras, o 2º maior Bosque de Cerejeiras no mundo fora do Japão.

Que tal apreciar esse belíssimo espetáculo da natureza japonesa no Turismo em São Paulo?

Entrada: Grátis| Horário de visitação: Todos os dias das 05:30 às 20:00 | Endereço: Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera. Parque do Carmo – Portão 3

4 – Parque da Água Branca

Parque da Água Branca O que fazer Parque da Água Branca.

O Parque da Água Branca é um ótimo lugar para passear com tranquilidade, fazer um piquenique, caminhar e meditar. Pois mais que esteja localizado em uma das principais avenidas da cidade, por dentro o silencio e o sossego imperam sobre a natureza que compõem o parque. Afinal, espaço conta com muito verde e animais soltos (galos, galinhas, pavões, gansos e patos ) que nos dão a sensação de estarmos passeando em uma área rural.

Nos finais de semana geralmente rolam eventos de Feiras Gastronômicas, Feiras de Artesanatos e Feiras Místicas. Há também um parquinho para a criançada, o local é ideal também para programas de família.

Entrada: Grátis| Horário de visitação: Todos os dias das 6:00 às 20:00 | Endereço: Av. Prof. Francisco Matarazzo, 455.

5 – Solo Sagrado na Represa de Guarapiranga

Solo Sagrado na Represa de Guarapiranga - turismo de natureza Solo Sagrado na Represa de Guarapiranga. Foto: Daniel Souza Lima.

Criado pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil às margens da represa de Guarapiranga em 1995. O Solo Sagrado na Represa de Guarapiranga possui uma área de 327.500 metros quadrados, considerado um dos maiores espaços para a contemplação de natureza e meditação existentes no país.

Esse turismo em São Paulo é um dos mais afastados do centro da cidade, por meios de transporte público poderá levar até 2 horas. Apesar da distância, certamente vale muito a pena a sua visita. Aliás encontramos belos jardins, trilhas e uma natureza bem preservada.

Entrada: Grátis| Horário de visitação: De quinta a Domingo, das 8:00 às 15:00 | Endereço: Av. Prof. Francisco Matarazzo, 455.

6 – Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico de São Paulo - Turismo de Natureza Jardim Botânico de São Paulo. Foto: Divulgação.

O Jardim Botânico de São Paulo é uma área de conservação ambiental de 360 mil metros quadrados, equivalente a 33 campos de futebol. Um local para passear tranquilamente e contemplar a natureza e as belezas da fauna da Mata Atlântica, bem como é reduto de algumas espécies em extinção. Esse imperdível para quem curte estar no meio da natureza e gosta de tranquilidade, principalmente que não tem tempo de viajar para fazer trilhas ou não tem o costume de fazer a mesma.

O Jardim Botânico tem várias atrações, tais como: Museu Botânico, Estufa de Plantas; Jardim dos Sentidos, Trilha da Nascente, Riacho do Ipiranga e o lindo Lago das Ninfeias (flores aquáticas nas cores amarela, roxa e rosa, que são o símbolo do Jardim Botânico).

Entrada: Público em Geral R$ 10 e Estudantes R$ 5 (Crianças até 04 anos, idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais são isentos.) | Horário de visitação: De terça a domingo e feriados, das 9:00 às 17:00 | Endereço: Av. Miguel Estéfno, 3031 – Vila Água Funda.

7 – Parque da Independência no Ipiranga

Parque da Independência no Ipiranga - Turismo de Natureza Parque da Independência no Ipiranga. Foto: wikipedia.

Um local para curtir esporte, história e natureza. O Parque da Independência possui um dos mais belos patrimônios históricos do Brasil, o Museu do Ipiranga, ali proclamada por D. Pedro I o Grito da Independência do país. Além disso conta também com a Casa do Grito, o Monumento da Independência e Cripta Imperial.

O paisagismo de Parque chama a atenção, o jardim inspirado no Jardim de Versalhes na França e o seu bosque, são ótimos para passear em contato com a natureza. Além disso, uma longa alameda bem em frente ao parque, é bastante utilizada para andar de skate, patins e bicicleta.

O Edifício-Monumento, conhecido como Museu do Ipiranga, está fechado para visitas em função das obras de restauro e modernização.

Entrada: Grátis| Horário de visitação: Todos os dias, das 5:00 às 20:00 | Endereço: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga.

8 – Parque Vila Lobos

Parque Vila Lobos - turismo de natureza Parque Vila Lobos. Foto: Divulgação.

Este parque é ideal para que gosta de praticar esportes, sua ótima infraestrutura dispõe de amplos espaços que garantem a diversão para todos os que frequentam. Dessa maneira, crianças e adultos podem circular livremente pelo parque de bicicletas, patins, skate e corridas. Além disso, no Parque Vila Lobos, possuem espaços bem arborizados ideais para fazer um piquenique, e ainda conta também com “Circuito das Árvores” e o Orquidário Ruth Cardoso.

Entrada: Grátis| Horário de visitação: Todos os dias, das 5:30 às 19:00 | Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros.

9 – Parque Burle Marx

Parque Burle Marx Parque Burle Marx. Foto: Divulgação.

O Turismo em São Paulo em meio a natureza não seria completo se não for passear pelo Parque Burle Marx. Contemplar a natureza e o paisagismo assinado por Burle Marx são umas das principais propostas do estabelecimento. Nesse sentido encontramos trilhas, orquidário natural, nascentes, lagos e espelho d’água.

Além do espaço oferecer atividades gratuitas como tai chi chuan, yoga e capoeira. Nos finais de semana e feriados também rola o Food Park Burle Marx.

Entrada: Grátis| Horário de visitação: Todos os dias, das 07:00 às 19:00 | Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade.

10 – Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Alberto Löfgren

Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Alberto Löfgren - turismo de natureza Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Alberto Löfgren. Foto: Clayton Lino.

Por fim, no Horto Florestal de São Paulo, o passeio é contemplado com várias espécies de animais que circulam tranquilamente pelo parque. Além disso, conta também com uma riquíssima flora com vários exemplares exóticos de plantas. O Horto conta com palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal.

Este turismo de natureza não muito conhecido em Sampa, mesmo para os paulistanos. Porém é um local perfeito para relaxar e estar em contato com a natureza, visto que é bem afastado do centro urbano e rodeado de muito verde.

Entrada: Grátis| Horário de visitação: De segunda a domingo, das 6:00 às 18:00 | Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – zona Norte.

Considerações Finais

A Selva de Pedra possui belíssimos destinos em meio a natureza, basta que você escolha aonde desejar curtir ela.

E aí, o que você achou da nossa lista do Turismo em São Paulo de passeios em meio a natureza?

Sentiu falta de algum lugar na nossa lista? Quais outros passeios em meio a natureza recomenda conhecer em Sampa ou na região metropolitana?

A fim de explorar mais a natureza de Sampa e do Estado de São Paulo? Então confira os nossos artigos abaixo e aguardem por mais novidades.

Turismo de Aventura em Brotas: 10 atrações imperdíveis

Trilha das 7 praias em Ubatuba

Parque da Água Branca

Turismo em Ilhabela – Passeio de um dia

As melhores Praias de São Paulo

As 10 mais Belas Cachoeiras de São Paulo

Veja também: