Turismo de Natureza São Paulo – 10 Passeios Imperdíveis

Turismo de Natureza São Paulo – 10 Passeios Imperdíveis

Turismo de Natureza São Paulo – 10 Passeios Imperdíveis

Sim, existe verde em São Paulo e os lugares são incríveis! Quem mora, já visitou ou pretende conhecer está bela cidade, sabe que diariamente é difícil lidar com as situações estressantes de grandes cidades, tais como o trânsito, poluição e filas, no entanto está rica cidade não só em negócios, gastronomia, cultura e entretenimento, mas também em turismo de natureza. Duvida? Alguns lugares são desconhecidos até mesmo para muitos paulistanos, vamos então a nossa lista de 10 Passeios Imperdíveis para estar em contato com a natureza em Sampa.

1 – Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera.

Parque Ibirapuera. Foto: Rafael Neddermeyer

Um parque urbano projeto em uma área verde riquíssima, com jardins, monumentos e uma arquitetura condecorada por um dos maiores arquitetos do mundo (Oscar Niemeyer), assim são compostos os elementos que fazem desse parque o mais querido dos paulistanos, que além de poder contemplar a natureza, há também diversos atrativos culturais com boa parte deles são gratuitos.

Quer se programar e saber os atrativos e eventos que rolam pelo Parque? Então baixe o aplicativo e fique antenado de tudo que rola no Parque Ibirapuera.

2 – Parque Ecológico do Tietê

Parque Ecológico do Tietê

Parque Ecológico do Tietê. Foto: wikipedia

Que tal estar em contato com a natureza em um passeio no parque que pode presenciar quatis, macacos e capivaras? Ou ainda levar os amigos ou família e fazer um churrasco em um dos seus quiosques em frente a um lago com pedalinhos? A boa infraestrutura do parque permite realizar essas atividades, além de contar também com lanchonetes e restaurantes.

Para os que gostam de atividades esportivas, o parque possui ótimas trilhas e ciclovias, pista de atletismo, pista de bicicross, quadras de futsal, quadras poliesportivas, campos de futebol society, campos de futebol, campo de beisebol, piscinas, playground e academia.

3 – Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo

Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo

Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo. Foto: Gilda Korn Machado

Este passeio de turismo de natureza infelizmente não pode ser presenciado no ano todo, as Cerejeiras são árvores típicas de lugares frios e também da cultura japonesa, considerada símbolo do país. A sua florada ocorre somente no mês de agosto e geralmente o seu auge é na primeira semana desse mês, onde ocorre o famoso Festival das Cerejeiras.

No festival a comunidade japonesa pratica um ritual, conhecido como Hanami, que consiste em sentar sob as cerejeiras para contemplá-las, são mais de 4000 arvores que fazem do local o 2º maior Bosque de Cerejeiras no mundo fora do Japão.

Que tal apreciar esse belíssimo espetáculo da natureza japonesa em Sampa?

4 – Parque da Água Branca

Parque da Água Branca

Parque da Água Branca

Um ótimo lugar para passear com tranquilidade e fazer um piquenique, caminhar e meditar são convidativos para serem realizados neste belo parque.

Nos finais de semana geralmente rolam Feiras Gastronômicas, Feiras de Artesanatos e Feiras Místicas em um dos seus espaços para eventos, há também um parquinho para a criançada, o local é ideal também para programas de família.

5 – Solo Sagrado na Represa de Guarapiranga

Solo Sagrado na Represa de Guarapiranga

Solo Sagrado na Represa de Guarapiranga. Foto: Daniel Souza Lima

Criado pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil às margens da represa de Guarapiranga em 1995, em uma área de 327.500 metros quadrados, o local é considerado um dos maiores espaços para a contemplação da natureza e meditação existentes no país.

Apesar de estar bem afastado do centro da cidade, é um daqueles locais que vale a visita, seus belos jardins, trilhas e a natureza bem preservada da região fazem desse espação um lugar para apreciar a natureza sem pressa.

6 – Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico de São Paulo é uma área de conservação ambiental de 360 mil metros quadrados, equivalente a 33 campos de futebol, um local para passear tranquilamente e contemplar a natureza e as belezas da fauna da Mata Atlântica, onde também é reduto de algumas espécies em extinção, um passeio imperdível para quem não quer se enfiar ou não tem disposição para ir no meio do mato e fazer trilhas para conhecer as belezas dessa maravilhosa fauna.

7 – Parque da Independência no Ipiranga

Parque da Independência no Ipiranga

Parque da Independência no Ipiranga. Foto: wikipedia

Que tal um passeio que contemple natureza e cultura? Este belo patrimônio histórico cultural brasileiro devido ao Grito da Independência do país, ali proclamada por D. Pedro I, além de seu imponente Museu, a sua frente a um maravilho jardim e atrás um charmoso bosque.

Esse parque também é muito visado para quem gosta de andar de bicicleta, patins e skate, pois a uma grande área bem em frente ao jardim do Museu do Ipiranga conta com boa estrutura para pratica desses esportes.

8 – Parque Vila Lobos

Parque Vila Lobos

Parque Vila Lobos

Este parque é ideal para que gosta de praticar esportes, sua ótima infraestrutura dispõe de amplos espaços que garantem a diversão para todos os que frequentam, crianças e adultos podem circular livremente, seja de bicicletas, patins, skate e corridas.

Pelo parque há locais bem arborizados ideais para fazer um piquenique, também dispõe de um “Circuito das Árvores” e o Orquidário Ruth Cardoso.

9 – Parque Burle Marx

Parque Burle Marx

Parque Burle Marx

Passear pelo Parque Burle Marx é poder observar a natureza através de suas trilhas pelo meio do mato e ainda se encantar com seu orquidário natural, nascentes, lagos e espelho d’água.

Além do espaço oferecer atividades gratuitas de tai chi chuan, yoga, capoeira, dentre outros eventos, nos finais de semana e feriados também rola o Food Park Burle Marx, com diversas variadas de comidas doces e salgadas.

10 – Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Alberto Löfgren

Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Alberto Löfgren

Horto Florestal de São Paulo ou Parque Estadual Alberto Löfgren. Foto: Clayton Lino

Há várias espécies de animais que circulam por esse belo e tranquilo parque, além de sua riquíssima flora com vários exemplares exóticos de plantas, como exemplo o eucalipto e o pau-Brasil.

Este é um espaço de turismo de natureza não muito conhecido em Sampa, mesmo para os paulistanos, mas é um local perfeito para passear e admirar a natureza, bem afastado do centro urbano e rodeado de verde. Que tal se desconectar do mundo e respirar um ar puro nesta bela natureza que o parque reserva?

Sentiu falta de algum lugar na nossa lista? Quais outros passeios de natureza recomenda fazer em Sampa ou na região metropolitana?

Confira também outras maravilhas de natureza por São Paulo: As 10 melhores Praias de São Paulo e As 10 mais Belas Cachoeiras de São Paulo. Gostou?

Quer saber mais sobre Turismo de Natureza? Nos acompanhe também no Facebook.

Envie seu comentário