Pantanal do Mato Grosso do Sul (MS) - Turismo de Natureza

O Pantanal do Mato Grosso do Sul é arrebatador, imponente e soberano, um emaranhado de rios, lagoas, pássaros, peixes, mamíferos, répteis e muito verde. Bora conhecer esse paraíso?

O Pantanal é um dos maiores patrimônios naturais da humanidade pela UNESCO, é a maior planície alagável do mundo, sua área abrange 250 mil km². Assim sendo 80% da sua área está localizado no Brasil, entre os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Pantanal do Mato Grosso do Sul Símbolo do Pantanal mato-grossense, a onça-pintada.

O menor bioma em extensão territorial do Brasil, este ecossistema mantém boa parte da sua cobertura vegetal nativa com uma rica biodiversidade. Nesse sentido podemos encontra mais de 3,5 mil espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 656 espécies de aves, 98 répteis e 325 espécies de peixes.

pantanal mato grosso do sul - arara azul Araras azuis no Pantanal. Foto: Divulgação.

As principais cidades que englobam o Pantanal do Mato Grosso do Sul são Aquidauana (MS), Corumbá (MS), Miranda (MS) e Porto Murtinho (MS). Visto que elas apresentam boa infraestrutura hoteleira, gastronômica e cultural.

Então vamos saber sobre o que fazer no Pantanal do Mato Grosso do Sul e planejar sua viagem? Fique conosco!

Pantanal do Mato Grosso do Sul – Atrações imperdíveis

Serra do Amolar

Serra do Amolar - Pantanal - Mato Grosso do Sul Embarcação de luxo, o Kayamã navega pela região da Serra do Amolar.Foto: Divulgação.

A Serra do Amolador, localizada no município de Corumbá, é a região mais isolada do Pantanal e uma das mais importante de conservação toda a planície pantaneira, além disso é a única região do Pantanal que está sempre com muita água.

Cavalgada no Pantanal

Cavalgada no Pantanal Cavalgada no Pantanal nos campos alagados do Mato Grosso do Sul. Foto:Brazil Pantanal Tours.

Uma aventura em cavalos pantaneiros é uma das principais atrações turísticas para se fazer no Pantanal, normalmente esse passeio de dura em torno de 2 horas e são organizadas pelas fazendas da região.

Safári fotográfico

Safári fotográfico - Pantanal do Mato Grosso do Sul Safári fotográfico no Pantanal, aqui as Armas São Câmeras e Binóculos.Foto: José Eribaldo Gois.

Um passeio imperdível que não pode deixar de fazer no Pantanal do Mato Grosso do Sul são os safáris fotográficos. Através de um veículo adaptado para observação, assim você percorrerá grandes distâncias para registrar os animais típicos da região. Principalmente os jacarés, capivaras, veados, lobos, araras, tucanos, tuiuiús, tamanduás e se for um sortudo até mesmo uma sucuri ou uma onça-pintada.

Museu de História do Pantanal

Museu de História do Pantanal Museu de História do Pantanal. Foto: Divulgação.

Paradinha para as aulas de História e Arte. O Museu de História do Pantanal possui um grande acervo composto por peças que retratam a história dos primeiros habitantes da região pantaneira – coisa de mais de 6 mil anos! Durante a visita, além de os visitantes conferirem exposições com fotos, painéis e diversos tipos de obras de arte, eles também são convidados a passarem por uma experiência sensorial que remete à biodiversidade única do Pantanal em Mato Grosso do Sul.

Vá lá: Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro, Corumbá / De terça a sábado das 13h às 18h.

Focagem Noturna

focagem noturna - Pantanal Mato Grosso do Sul Focagem Noturna. Pantanal Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação.

Seja como for, por barco ou carro, o passeio com focagem noturna no Pantanal é bastante apreciado pelos turistas, o intuito desse passeio é observar os animais de hábitos noturnos.

Trilha do Vazante

Trilha do Vazante - Pantanal do Mato Grosso do Sul Trilha do Vazante na Fazenda San Francisco, em Miranda. Pantanal do Mato Grosso do Sul. Foto: Edir Alves.

Afinal que tal fazer uma caminhada de aproximadamente 900 metros de extensão em trilha toda de madeira por uma reserva florestal? Durante o percurso, é possível observar os mínimos detalhes de fauna e flora da região pantaneira, e logo depois no finalzinho da trilha, há um mirante de cerca de 10 metros de altura que presenteia os visitantes com uma vista indescritível. Só indo mesmo.

Estrada Parque Pantanal

Estrada Parque Pantanal - Turismo de Natureza Pantanal do Mato Grosso do Sul Estrada Parque é opção prática e barata para conhecer o Pantanal do Mato Grosso do Sul. Foto: Paula Ojeda.

O passeio pela Estrada Parque Pantanal é um ótimo lugar para vivenciar a vida selvagem do Pantanal do Mato Grosso do Sul. Isto é, na BR-262 sentido Porto da Manga, em Corumbá. Além disso o passeio fica muito mais interessante quando você contrata um tour com um guia. Sendo assim os conhecimentos adquiridos de quem mora na região deixa o passeio ainda mais fascinante.

E então? Gostou das dicas? Ficou com vontade de conhecer o Pantanal? E você que já foi neste paraíso, recomenda algum outro passeio que não citamos?

Agora que você já sabe quais passeios deve fazer no Pantanal do Mato Grosso do Sul, saiba como chegar e quando ir visitar está região.

Veja também: