Turismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul.
Turismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

Ecoturismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul

O Pantanal do Mato Grosso do Sul é uma verdadeira maravilha da natureza, um ecossistema vasto e impressionante composto por uma intrincada rede de rios, lagoas, vida selvagem exuberante e uma profusão de verde. Se você ainda não conheceu esse paraíso, está na hora de descobrir.

Reconhecido pela UNESCO como um dos maiores patrimônios naturais da humanidade, o Pantanal abrange uma área colossal de 250 mil km², tornando-se a maior planície alagável do planeta. Incrivelmente, cerca de 80% dessa extensão está situada no Brasil, estendendo-se pelos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Onça no Pantanal
Símbolo do Pantanal Mato-grossense, a onça-pintada.

Apesar de ser o bioma de menor extensão territorial no Brasil, o Pantanal mantém uma porção significativa de sua vegetação nativa, abrigando uma biodiversidade espetacular. Aqui, podemos encontrar mais de 3,5 mil espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 656 espécies de aves, 98 espécies de répteis e 325 tipos diferentes de peixes. Este é um verdadeiro tesouro da natureza que merece ser explorado e preservado.

Araras azuis no Pantanal.
Araras azuis no Pantanal. Foto: Divulgação.

As principais cidades que englobam o Pantanal do Mato Grosso do Sul são Aquidauana (MS)Corumbá (MS)Miranda (MS) e Porto Murtinho (MS). Visto que elas apresentam boa infraestrutura hoteleira, gastronômica e cultural.

Então vamos saber sobre o que fazer no Pantanal do Mato Grosso do Sul e planejar sua viagem?

O que fazer no Pantanal do Mato Grosso do Sul – Atrações imperdíveis

Serra do Amolar

Kayamã navegando pela região da Serra do Amolar
Embarcação de luxo, o Kayamã navega pela região da Serra do Amolar. Foto: Divulgação.

A Serra do Amolador, situada no município de Corumbá, emerge como uma das áreas mais remotas e cruciais para a conservação do Pantanal, destacando-se como uma região singular no coração dessa vasta planície alagável. O que a torna ainda mais especial é o fato de ser a única parte do Pantanal que mantém seus níveis de água constantemente elevados. Um verdadeiro oásis de vida e biodiversidade em meio a esse ecossistema singular.

Cavalgada no Pantanal

Cavalgada no Pantanal no Mato Grosso do Sul
Cavalgada no Pantanal nos campos alagados do Mato Grosso do Sul. Foto: Brazil Pantanal Tours.

Uma emocionante aventura a bordo de cavalos pantaneiros é uma das principais atrações turísticas que você pode desfrutar no Pantanal. Geralmente, esses passeios têm duração de aproximadamente 2 horas e são organizados pelas fazendas locais, proporcionando aos visitantes uma experiência única em meio à exuberante natureza pantaneira.

Safári fotográfico

Safári fotográfico no Pantanal do Mato Grosso do Sul
Safári fotográfico no Pantanal, aqui as Armas São Câmeras e Binóculos. Foto: José Eribaldo Gois.

Um dos passeios imperdíveis que você não pode deixar de fazer no Pantanal do Mato Grosso do Sul são os safáris fotográficos. Através de um veículo adaptado para observação, você percorrerá grandes distâncias para registrar os animais típicos da região. Entre as espécies que você poderá avistar estão jacarés, capivaras, veados, lobos, araras, tucanos, tuiuiús, tamanduás e, se for um sortudo, até mesmo uma sucuri ou uma onça-pintada. Essa é uma oportunidade única para vivenciar a incrível biodiversidade do Pantanal e capturar momentos inesquecíveis em sua câmera.

Museu de História do Pantanal

Museu de História do Pantanal.
Museu de História do Pantanal. Foto: Divulgação.

Se você também é apaixonado por História e Arte, uma opção imperdível é visitar o Museu de História do Pantanal, que abriga um vasto acervo composto por peças que retratam a história dos primeiros habitantes da região pantaneira.

Durante a visita, os visitantes podem explorar exposições repletas de fotos, painéis informativos e uma variedade de obras de arte. Além disso, você será convidado a vivenciar uma experiência sensorial única que o transportará para a biodiversidade fascinante do Pantanal. Esta é uma oportunidade incrível para mergulhar na rica história e na beleza artística dessa região única do Brasil.

Local: Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro, Corumbá / De terça a sábado das 13h às 18h.

Focagem Noturna

Focagem Noturna no Pantanal Mato Grosso do Sul.
Focagem Noturna. Pantanal Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação.

Independentemente do meio de transporte, seja de barco ou carro, o passeio com focagem noturna no Pantanal é uma experiência amplamente apreciada pelos turistas. O objetivo desse emocionante passeio é observar os animais que são ativos durante a noite, revelando um lado fascinante da vida selvagem pantaneira que muitos visitantes não têm a oportunidade de testemunhar durante o dia. A escuridão revela uma nova perspectiva e desvenda os segredos da fauna noturna do Pantanal.

Trilha do Vazante

Trilha do Vazante na Fazenda San Francisco.
Trilha do Vazante na Fazenda San Francisco, em Miranda. Pantanal do Mato Grosso do Sul. Foto: Edir Alves.

Que tal embarcar em uma caminhada de aproximadamente 900 metros por uma trilha toda construída em madeira, serpenteando uma rica reserva florestal? A Trilha do Vazante na Fazenda San Francisco proporciona aos visitantes a oportunidade de observar de perto os mínimos detalhes da fauna e flora da região pantaneira. No finalzinho da trilha, um mirante de cerca de 10 metros de altura presenteia os turistas com uma vista simplesmente indescritível. É uma experiência que coloca você em sintonia com a natureza exuberante do Pantanal.

Estrada Parque Pantanal

Estrada Parque Pantanal
Estrada Parque é opção prática e barata para conhecer o Pantanal. Foto: Paula Ojeda.

A viagem pela Estrada Parque Pantanal é uma oportunidade incrível para mergulhar na vida selvagem do Pantanal do Mato Grosso do Sul. A estrada se estende ao longo da BR-262, na direção de Porto da Manga, em Corumbá. Contratar um guia para o passeio torna a experiência ainda mais fascinante, pois eles compartilham conhecimentos valiosos sobre a região, enriquecendo sua jornada pela exuberante natureza pantaneira.

Conclusão

Com sua vasta biodiversidade e paisagens deslumbrantes, o Pantanal do Mato Grosso do Sul oferece aos visitantes uma oportunidade imperdível de experimentar a natureza em sua forma mais pura. Desde safáris fotográficos emocionantes até trilhas pela floresta e observação de animais noturnos, há algo para todos os amantes da natureza explorarem e apreciarem. Uma visita a esta maravilha natural é uma jornada que deixará lembranças inesquecíveis e um profundo apreço pela riqueza do nosso planeta.

Agora que você já descobriu o que fazer no Pantanal do Mato Grosso do Sul, explore também as maravilhas do Pantanal do Mato Grosso.

Camiseta do Estado do Mato Grosso do Sul

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.