Chapada das Mesas
Chapada das Mesas

O que fazer na Chapada das Mesas – 10 Passeios Imperdíveis

O Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA) está entre as principais unidades de conservação do país. Conheça mais sobre esse destino surpreendente!

O Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA) foi fundando no final de 2005 para preservar a biodiversidade dos biomas brasileiros do Cerrado, Caatinga e Amazônia em seus 160 mil hectares de área, sendo o município de Carolina o principal da região para o ecoturismo.

O Santuário ecológico é uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil e possui dezenas de cachoeiras, trilhas, mirantes, bosques, rios e formações rochosas com mais de 60 milhões de anos!

A Chapada das Mesas é considerada um dos maiores polos de ecoturismo do país graças a quantidade e diversidade de atrações que levam os visitantes a entrarem em contato direto com a natureza e toda sua magnitude.

O que fazer na Chapada das Mesas?

Morro do Chapéu

Morro do Chapéu na Chapada das Mesas Morro do Chapéu. Foto: Carlos Macapuna. 

Paisagens exuberantes do Morro do Chapéu é considerado o maior símbolo da Chapada das Mesas e o seu ponto mais alto possui quase 400 metros de altitude.

Por ser tão imponente, o local atrai milhares de turista em busca de ecoturismo e turismo de aventura vindos do Brasil todo para fazer a trilha que leva ao cume do morro. A trilha, por sua vez, é tecnicamente curta – tem cerca de 500 metros –, mas é íngreme e tem muitas pedras soltas (tome muito cuidado) o que deixa o percurso bastante cansativo. Contudo, no final todo o esforço valerá a pena quando você chegar lá em cima e der de cara com uma vista de tirar o fôlego.

Complexo Turístico da Pedra Caída

Complexo Turístico da Pedra Caída na Chapada das Mesas Complexo Turístico da Pedra Caída. Foto: Marconio Bezerra Pereira. 

Quem chega ao Complexo Turístico da Pedra Caída se impressiona com a excelente infraestrutura do local. Com 12.600 hectares de área preservada, o espaço conta com estrutura hoteleira, restaurantes, piscinas, toboáguas, teleféricos e tirolesas. Como se não bastasse, possui diversas belezas naturais como cachoeiras, piscinas naturais, cavernas e cânions.

Mais informações aqui.

Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira Santa Bárbara na Chapada das Mesas Cachoeira Santa Bárbara. Foto: Divulgação. 

Detentora do título de maior cachoeira da Chapada das Mesas graças aos seus 76 metros de altura, a Cachoeira Santa Bárbara, localizada no município de Riachão, é uma das mais bonitas da unidade de conservação.

A atração faz parte de uma área privada do parque que possui diversas cachoeiras, piscinas naturais, estrutura de hospedagem e atividades ligadas ao ecoturismo.

Portal da Chapada das Mesas

Portal da Chapada das Mesas Portal da Chapada das Mesas. Foto: Divulgação. 

O Portal da Chapada das Mesas é um dos principais cartões portais do parque. A imensa abertura naturalmente esculpida na rocha em formato piramidal possui uma das vistas mais bonitas da região.

Do local é possível ver a extensa vegetação do Cerrado e o imponente Morro do Chapéu. A trilha até o atrativo é de nível fácil e tem 640 metros de extensão. Sem dúvida uma das mais belas paisagens da Chapada das Mesas.

Parque Itapecuru: Cascatas Itapecuru e Itapecuruzinho

Parque Itapecuru: Cascatas Itapecuru e Itapecuruzinho Parque Itapecuru Cascatas Itapecuru e Itapecuruzinho. Foto: Adilson Zavarize. 

Ideal para quem pretende recarregar as energias, o Parque Itapecuru conta, entre outras coisas, com duas cascatas: Itapecuru e Itapecuruzinho, também conhecidas como Cachoeiras Gêmeas. Em alguns pontos do local, as quedas d’agua formam pequenas praias e ilhas – perfeitas para o banho.

O Parque Itapecuru também conta com áreas de lazer, restaurante e chalés para alugar. Certamente um local para passar o dia inteiro relaxando e curtindo a natureza.

Mais informações aqui.

Cachoeira São Romão

Cachoeira de São Romão. Cachoeira de São Romão. Foto: Evandro Martin. 

Considerada uma das maiores e mais belas cachoeiras da Chapada das Mesas, a Cachoeira de São Romão tem uma queda de 35 metros de altura.

O destaque desta atração é o caminho que leva os turistas para trás da queda d’água, diretamente para uma gruta gigantesca. Um espetáculo à parte!

Encanto Azul

Encanto Azul na Chapada das Mesas.

Encanto Azul. Foto: Divulgação. 

A piscina natural de água cristalina, azulada e temperatura ambiente faz de Encanto Azul umas das atrações mais procuradas da Chapada das Mesas.

Localizado no município de Riachão, e surpreende pela beleza e infraestrutura que possui. Está atração turística está a 6 km de distância de outra atração tão bela quanto, o Poço Azul.

Poço Azul

Complexo Poço Azul na Chapada das Mesas
Complexo Poço Azul. Foto: Divulgação. 

O Complexo Poço Azul é considerado uma das seis maravilhas do estado do Maranhão. O local é extremamente conservado e quem vai se surpreende positivamente do começo ao fim do passeio.

A atração faz parte de uma área privada, mas as atrações não são caras. Então fique tranquilo(a). Vale ressaltar que conhecer a área requer uma pitada de fôlego, no entanto, quando se trata da Chapada das Mesas todo esforço é recompensado.

Refúgio Ecológico Serra Torre da Lua

Refúgio Ecológico Serra Torre da Lua Refúgio Ecológico Serra Torre da Lua. Foto: Divulgação. 

Quase na divisa com o município de Carolina (MA), o Refúgio Ecológico Serra Torre da Lua, localizado na cidade de Filadélfia (Tocantins), é um destino que poderá perfeitamente ser aproveitado quando for visitar a Chapadas das Mesas devido a sua distância e possui uma natureza belíssima.

O Refúgio Ecológico Serra Torre da Lua é indicado para fazer trilhas, escalaminhadas, tomar banho de rio, cachoeira… Uma verdadeira imersão na fauna e flora do Cerrado.

Aproveite que a Serra Torre da Lua fica às margens do Rio Tocantins e assista a um pôr do sol diante dessa lindeza.

Pôr do sol no Rio Tocantins

Pôr do sol no Rio Tocantins Pôr do sol no Rio Tocantins. Foto: Diego Aragão. 

Por fim assistir ao pôr do sol no Rio Tocantins é uma daquelas experiências que se leva para o resto da vida. O rio nasce no estado de Goiás, passa pelos estados do Tocantins (TO), Maranhão (MA) e Pará (PA), até chegar à foz do Rio Amazonas, onde deságua.

O Rio Tocantins é o segundo maior rio totalmente brasileiro, ficando atrás apenas do Rio São Francisco. O pôr do sol no Rio Tocantins pode ser feito por passeios de barcos ou pela orla do município de Carolina.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é inegavelmente impressionante, né? Afinal você já tinha ouvido falar sobre ele ou foi a primeira vez? Já o conhece? Se sim, então deixe aí nos comentários outras dicas mais para se fazer por lá.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.