Lençóis Maranhenses: O que Fazer | Passeios Turísticos

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais deslumbrantes desse Brasilzão. Saiba tudo sobre o destino e faça já suas malas!

A primeira impressão que se tem ao desembarcar pela primeira vez no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a de que chegamos ao paraíso ou o mais próximo dele, acredite!

Fundado no ano de 1981, o parque nacional é uma unidade de conservação localizada em Grandes Lençóis, distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro, região nordeste do estado do Maranhão (MA).

Mapa dos Lençóis Maranhenses
Mapa dos Lençóis Maranhenses.

Com cerca de 155 mil metros de extensão – quatro vezes o tamanho da Suíça, para se ter uma ideia –, os Lençóis Maranhenses são um compilado de paisagens exuberantes que se dividem entre dunas de areia branquinha e piscinas naturais de águas cristalinas. Um prato cheio para os apaixonados por turismo de natureza!

Ficou tentando(a)? Apostamos que sim! Então confira nossas dicas sobre o destino e planeje-se!

Quando ir

Como os principais atrativos dos Lençóis Maranhenses são as piscinas naturais, a melhor época para se visitar o destino é entre os meses de junho e setembro,uma vez que, é quando as piscinas naturais atingem os maiores níveis de água. De qualquer forma, sempre fique ligado(a) nas notícias sobre a região para saber se choveu o suficiente para que as piscinas estejam cheias. Lembre-se que tudo depende da natureza e nem sempre as coisas saem como a gente almeja.

Quais cidades visitar

Quando visitar os Lençóis Maranhenses, não deixe de inclua as seguintes cidades no roteiro:

Barreirinhas

Lençóis Maranhenses Barreirinhas. Foto: Monique Renne.

Considerada a principal porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a cidade de Barreirinhas é repleta de atrativos naturais fascinantes. Cercada pelas águas do Rio Preguiças, que corta toda a região e forma diversas pequenas prainhas de água doce. Além disso Barreirinhas é o município com maior infraestrutura turística entre os três. Por este motivo, é ideal para receber o grande número de visitantes que visitam os Lençóis Maranhenses todos os anos. Aliás, arquitetura antiga da cidade dá um charme a mais ao destino.

Santo Amaro

Lençóis Maranhenses - santo amarro Santo Amarro. Foto: Ruy Barros.

Embora seja o município de Santo Amaro é o mais próximo do parque nacional, no entanto está não oferece tanta infraestrutura turística quanto Barreirinhas. Por outro lado, se você curte simplicidade, vai adorar a beleza rústica da cidade.

Atins

Lençóis Maranhenses - Atins Atins. Foto: Divulgação.

Dentre as três opções, a cidade de Atins é a mais rústica e menos conhecida pelos viajantes. Porém, isso não significa que o pequeno vilarejo de pescadores não seja des-lum-bran-te. Situado entre o Oceano Atlântico e a foz do Rio Preguiças, o município é perfeito para recarregar as energias. Afinal, a beleza está nos olhos de quem vê.

Atrações imperdíveis nos Lençóis Maranhenses

Confira em seguida o que você não pode perder ao visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses:

Caminhada pelas dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses

Travessia dos Lençóis Maranhenses Travessia dos Lençóis Maranhenses. Foto: Tamires Fonseca (Blog Me llama que eu vou).

Em primeiro lugar está “A Grande Travessia dos Lençóis Maranhenses”, a caminhada pelas dunas e lagoas da região é diferente da maioria dos trekkings. Um dos motivos está relacionado ao calçado (ou a falta dele) durante o percurso, pois essa longa caminhada é feita de chinelo ou pés descalços.

Outro diferencial é o horário ideal para começá-la: durante a madrugada. Os adeptos do turismo de natureza preferem sair antes do nascer do dia para evitar o sol à pino, já que não há sombras durante o percurso. Além do mais, não há nada melhor do que assistir a um belíssimo nascer do sol neste cenário dos sonhos, não é?

A Travessia dos Lençóis Maranhenses completa leva em torno de 3 dias em seu percurso de um pouco mais de 30 km.

Vassouras

Lençóis Maranhenses - Ilha dos Macacos Ilha dos Macacos. Foto: Fernando Ercolani.

Em Vassouras, a 40 minutos de Barreirinhas, as dunas e piscinas naturais são as principais atrações. Em uma hora de passeio, mais ou menos, é possível desbravar a região por inteiro e, ao final, se refrescar com um delicioso mergulho. Sem contar no contato com a principal atração do local: os macacos-prego, local conhecido como Ilha dos Macacos, certamente um dos atrativos mais conhecidos nos Lençóis Maranhenses.

Passeio de lancha no Rio Preguiças

Lençóis Maranhenses - Rio Preguiças - Passeio de Barco Passeio de Barco pelo Rio Preguiças. Foto: Divulgação.

O passeio de voadeira – uma pequena lancha com capacidade para até 10 pessoas – é um dos passeios mais clássicos de Barreirinhas, município do ladinho do parque nacional. O percurso é feito Rio Preguiças à dentro em direção ao mar e conta com três paradas: Vassouras, Mandacaru e Caburé, onde o viajante pode tomar um refrescante banho de mar. Imperdível!

Lagoa Bonita

Lençóis Maranhenses - Lagoa Bonita Circuito Lagoa Bonita. Foto: Luis Salvatore.

O Circuito da Lagoa Bonita é um dos daqueles atrativos que exigem uma boa dose de disposição, pois o local abriga uma das dunas mais altas da região com 60 metros de altura. Por outro lado, o esforço é recompensado assim que se chega ao topo com uma vista de tirar o fôlego.

Aproveite para conhecer a “Lagoa do Clone”, que recebeu esse nome após servir como cenário para as gravações de cenas a novela O Clone, da Rede Globo.

Lagoa Azul

Lençóis Maranhenses Circuito Lagoa Azul. Foto: Divulgação.

O Circuito Lagoa Azul contempla seis lagoas: Toyoteiros, Preguiça, Esmeralda, Paz, Azul e Peixe. Esse passeio é feito a bordo de uma jardineira e passa pelo Rio Preguiças (de balsa) e segue por trilhas até o ponto de desembarque. O circuito pode ser realizado de dia ou à tarde, com algumas paradas para banho. Não deixe de contemplar o pôr do sol. Quem avisa amigo é!

Mandacaru

Lençóis Maranhenses - Farol de Preguiças Farol de Preguiças. Foto:Claudinez Lacerda.

Mandacaru é um simpático povoado que fica nos arredores dos Lençóis Maranhenses. A principal atração do local é o Farol de Preguiças, com seus imponentes 35 metros de altura e uma vista estonteante para o rio e o mar. Na hora do pit-stop, não deixe de experimentar a caipirinha de caju, fruta típica da região.

Passeio de quadriciclo

Lençóis Maranhenses - Passeio de quadriciclo Passeio de quadriciclo pelos Lençóis Maranhenses. Foto: Divulgação.

O passeio de quadriciclo é um atrativo para um dia inteiro, já que o percurso tem cerca de 80 quilômetros ida e volta com muita adrenalina e diversão. Durante o passeio, é possível conhecer de perto diversos biomas como a restinga e o cerrado, além das dunas, piscinas naturais e um trecho especial de praia. Sem dúvida uma das melhores atrações do turismo de aventura dos Lençóis Maranhenses.

Sobrevoando os Lençóis Maranhenses

Sobrevoando os Lençóis Maranhenses Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses. Foto: Divulgação.

Sonha em ver os Lençóis Maranhenses do alto? Então anote essa dica: passeio de avião. O percurso que possui duas rotas dura, aproximadamente, meia hora e passa pelo Rio Preguiças, Lagoa Bonita e Queimada de Britos.

Praias

Lençóis Maranhenses Praia de Caburé, refúgio onde o turista pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Existem chalés e boa comida. Foto: Divulgação.

Por fim a Praia de Caburé, Barra do Tatu, Moitas, Morro do Boi e Ponta do Mangue são algumas das mais belas praias de Barreirinhas. Para chegar até elas, no entanto, é necessário fazer uma pequena viagem de barco saindo de Barreirinhas.

E então? Os Lençóis Maranhenses é ou não é um destino fantástico? Conta para a gente o que você achou! Aliás, conheça também outro destino de ecoturismo no Maranhão, a Chapada das Mesas.

Veja também: