O turismo no Jalapão vem sendo cada vez mais difundido. Saiba tudo sobre o destino!
“O Jalapão é bruto”. Se deparar com esta frase em placas espalhadas por todo o Parque Estadual do Jalapão é comum. E inegavelmente é a mais pura verdade. Localizada no extremo leste do estado do Tocantins – a cerca de 300km da capita, Palmas –, a região é uma das mais bem preservados do país. Daí sua “brutalidade”, afinal, o que é pouco explorada mantém sua essência intacta.
Para os adeptos do turismo de natureza, o destino é parada certa. Motivos, é claro, não faltam. Com uma área total de 34 mil km², o Jalapão é um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescente do Brasil. E embora o nome ainda não soe tão familiar para muitos viajantes, aos poucos o destino vem sendo exaltado pelos apaixonados por ecoturismo.
Confira o que fazer no Jalapão
1 – Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista. Foto: Divulgação.
O Jalapão é famoso por seus fervedouros – piscinas naturais que não deixam as pessoas afundarem. Entre os mais famosos e bonitos está o Bela Vista, um posso de água de 15 metros de diâmetro de água cristalina.
2 – Cachoeira do Formiga
Cachoeira do Formiga. Foto: Monique Renne.
A Cachoeira do Formiga é eleita a mais bonita do Jalapão. O verde intenso da água, misturado com o ponto de azul na rocha de calcário no fundo, faz desta atração uma parada imperdível.
A temperatura da água é bem gostosa e a queda d’água permite uma bela massagem nos ombros. Caso você queira recarregar as energias, dá para descer um pouquinho e curtir a piscina natural que se forma logo após a queda. Não deixe de conhecer! O valor da entrada é de R$ 20.
3 – Cachoeira da Velha
Cachoeira da Velha. Foto: Divulgação.
Considerada a maior queda d’água do Parque Estadual do Jalapão, a Cachoeira da Velha é um dos pontos mais lindos de toda a região. Dá para contemplá-la de uma plataforma de madeira, mas quem é adepto do turismo de aventura pode optar por fazer um rafting.
O rafting tem corredeiras de nível três e quatro, um passeio inesquecível e que vale muito a pena! A entrada na cachoeira é gratuita, mas o rafting gira em torno de R$ 170.
4 – Serra do Espírito Santo
Serra do Espírito Santo.
A Serra do Espírito Santo é um platô com uma vista magnifica de toda a região. Os visitantes podem chegar ao topo através de uma trilha de nível médio e, apesar do cansaço da caminhada, assistir ao nascer do sol lá do alto é de fato recompensador e energizante.
5 – Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão. Foto: Divulgação.
Não basta ter rios, fervedouros, cachoeiras e uma rica biodiversidade, o Jalapão têm dunas! Isso mesmo! As dunas de cor alaranjada ficam em meio a lagoas que podem chegar a 40 metros de altura. A visitação é aberta ao público no final da tarde, assim que a temperatura fica mais amena. Aí o pôr do sol acontece e o espetáculo está completo.
As dunas estão distantes 5 km da estrada de entrada principal e recomendamos chegar lá antes das 17 horas, assim você poderá chegar no lugar ainda vazio.
6 – Prainha do Rio Novo
Prainha do Rio Novo. Foto: Ricardo Brito.
O Rio Novo é um dos maiores rios de água potável do mundo. E não tem coisa melhor do que curtir essa super atração descansando na prainha formada em suas margens. A praia fica bem pertinho da Cachoeira da Velha e é um belo convite para um merecido descanso.
7 – Morro do Saca-Trapo
O Morro do Saca Trapo. Foto: Renato Sarreto.
Localizado na estrada que conecta os municípios Ponte Alta e Mateiros, este morro se diferencia pelo desgaste do seu cume, expondo rochas.
8 – Morro da Catedral de Pedra
Catedral de Pedra. Foto: Thaigo Sá.
Localizada em São Felix de Tocantins, o Morro da Catedral de Pedra chama atenção pelo tamanho e aparência de uma catedral. Este passeio ainda é pouco explorado pelos turistas, o que faz com que suas belezas intactas sejam ainda mais atrativas.
9 – Cachoeira Das Araras
Cachoeira Das Araras. Foto: Divulgação.
Águas verde esmeralda e transparente, encravada no meio de uma mata fechada de muito verde, assim são as características da Cachoeira das Araras. Suas quedas de mais de 5 metros, de água não muito gelada, fazem deste local ideal para tomar banho cachoeira revigorante.
10 – Pedra Furada
Pedra Furada. Foto: Monique Renne.
Sem dúvida considerado um dos melhores lugares para ver o pôr do sol no Jalapão, a Pedra Furada está localizada a aproximadamente 30 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins, este é um daqueles locais bem afastados que vale a visita. Do alto da Pedra é possível também admirar as belezas do Morro da Cruz (ou Morro do Chapéu) e o Morro Solto (ou Morro do Perdido).
A Pedra Furada é um grande bloco de arenito esculpido pelas ações das chuvas e dos ventos, a beleza cênica do lugar e as centenas de araras e maritacas torna sua passagem ainda mais exuberante.
11 – Cânion do Sussuapara
Cânion do Sussuapara. Foto: Monique Renne.
Localizado a 12 km de Ponte Alta do Tocantins, município considerado porta de Entrada para o Jalapão, a 200 km da capital Palmas, o Cânion do Sussuapara está entre suas principais atrações de ecoturismo do Jalapão.
O cenário composto por esse pequeno cânion com pouco mais de 100 metros de trilha, são encontrados arvores, plantas e grandes raízes pelas laterais de suas rochas, fazendo deste lugar uma beleza singular.
Curtiu nossas dicas? Já visitou o Jalapão? Tem mais dicas para nos dar? Então por favor coloque aí nos comentários!
Agora que você já sabe os principais atrativos do Jalapão, confira o nosso artigo sobre como chegar no Jalapão.