Ilha do Cardoso – Um paraíso natural para quem busca isolamento e contato com a natureza
Um paraíso de difícil acesso, mas que apresenta inúmeras surpresas para os seus visitantes. O Estado de São Paulo é mais conhecido por sua movimentação constante. Mas o que poucos sabem, é que em sua região litorânea abrigam paisagens espetaculares como Ilha do Cardoso, que pertence ao município de Cananéia. Um local quase intocado e que possui 90% de sua região coberta pela Mata Atlântica bastante preservada. Confira o que Fazer na Ilha do Cardoso.
A Ilha do Cardoso
A Ilha do Cardoso está localizada na mesorregião do Litoral Sul Paulista. A área é constituída por mais de 13.600 mil hectares e abriga uma enorme diversidade de fauna e flora. Além disso, possui uma população composta por caiçaras e indígenas (Guarany m’bya) e, e em épocas de alta temporada e feriados, conta com a presença de turistas. Em julho de 1962, deixou de ser apenas uma ilha e tornou-se um patrimônio natural da humanidade pela UNESCO.
Após o apoio de unidades e leis federativas, passou a ser chamada legalmente de Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Apesar de ter o acesso condicionado ao transporte náutico, tornou-se gradativamente um local bastante procurado pelos amantes do ecoturismo. Entretanto, além de ser um patrimônio natural, o local também foi considerado de importância histórico-cultural. Uma vez que, existem outras atividades a serem feitas na Ilha, não somente o turismo de natureza, como também passear pelas ruínas do período pós-colonial, conhecer sítios arqueológicos (sambaquis) e desfrutar da gastronomia local.
Com praias de águas cristalinas, cachoeiras, manguezais, dunas, restingas e florestas arbóreas, a Ilha do Cardoso é um lugar de tirar o fôlego! É considerada uma das mais belas e conservadas Ilhas do litoral sul do São Paulo e recomendada não apenas para quem ama trilhas e acampamentos, mas para as pessoas que respeitam a natureza e buscam aventuras.
O que fazer na Ilha do Cardoso?
Por tratar-se de uma ilha, as opções de lazer poderão ser distribuídas entre: praias, trilhas e e atividades inerentes a estes ambientes. No total, o lugar conta com 7 praias, sendo elas: Marujá, Laje, Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Foles e Pereirinha.
Os sítios arqueológicos que comprovam a ocupação humana de até 10 mil anos na região, também ganham destaque entre os visitantes do local. Em geral, para visitar as praias é preciso desembolsar em média, R$80 reais, utilizando a balsa ou barco que faça lotação.
A Ilha do Cardoso está dividida em sete comunidades, sendo duas delas Núcleos com receptivos turísticos – um dos Núcleos é o do Marujá, que possui a maior estrutura de hospedagens, sendo uma referência no turismo de base comunitária. O outro Núcleo de visitação é o Perequê, mais próximo a Cananéia, que tem um perfil mais voltado para a visita diária; além destes, as demais comunidades são Foles, Cambriú, Vila Rápida, Enseada da Baleia e o Pontal do Leste, este já na extremidade sul da ilha.
O que fazer na Ilha do Cardoso: Praias
Praia do Marujá
A praia do Marujá, hoje com 11 km de extensão, proporciona aos turistas uma visão de tirar o fôlego. Trazendo à tona a beleza local através da fauna, flora e a vista de outras Ilhas no horizonte, Marujá é um local paradisíaco, com areais a perder de vista e todo o esplendor do oceânico atlântico; tudo isso semideserto e sem construções ou estruturas que maculem a magia do local. A praia também é acesso para outros passeios, como um pedal até o limite sul e a Caminhada das Piscinas da Laje.
Praia de Laje
A Praia de Laje, acessada a partir da praia do Marujá e da travessia de um costão rochoso no Morro da tapera (ou também por uma trilha na mata, no mesmo morro), foi considerada uma das praias desertas mais bonitas do Estado de São Paulo. Seu principal atrativo fica por conta da visão panorâmica que se tem na travessia do morro, além de ser o acesso para um grande roteiro da região: A caminhada até as piscinas das Lajes.
Praia do Pereirinha/Itacuruçá
Na praia do Pereirinha, como é mais conhecida, além de quiosques, ao chegar na praia o turista pode, acompanhado por monitores ambientais, fazer o Passeio do Núcleo Perequê: com Centro de visitantes, Museu de História Natural e a Trilha Suspensa do Manguezal; trilhas pelo meio da floresta e Passeios de caiaques. Um dos principais atrativos deste Roteiro é a ocorrência diária de golfinhos, tanto no deslocamento de barco, quanto perto dos banhistas, na praia.
Ainda nesta praia, dependendo da maré do dia, dá para fazer uma caminhada até o Costão rochoso do Itacuruçá, onde está fixado uma réplica de um Marco quinhentista; se tratava de um padrão de pedra com desenhos gravados, que remetem a um Marco de Posse portuguesa ou limitador do tratado de Tordesilhas, possivelmente fixado ali entre 1498 e 1502.
Praia de Ipanema
A praia de Ipanema, dependendo da maré do dia, pode ser acessada pelas praias do Pereirinha e Itacuruçá, e é caminho para uma pequena e paradisíaca cachoeira, a Cachoeira de Ipanema; desta praia também é possível ter a visão da Ilha do Bom Abrigo, Filhote do Bom Abrigo e Ilha do Cambriú.
Praia do Foles e Fole Pequeno
A Praia do Foles e Fole Pequeno ficam a cerca de 3h30 de caminhada de Marujá, estão entre costões e separadas por um rochedo. Os nomes das praias é devidos às rochas emitirem um som semelhante com uma fole quando as ondas explodem nas marés altas.
Praia Cambriú
A tranquila Praia de Cambriú é relativamente deserta e possui um mar de águas extremamente calmas e limpas. A Praia é indicada para mergulho, pesca e surf.
O que fazer na Ilha do Cardoso: Trilhas
Trilha da Aldeia
A atração da Trilha da Aldeia está em contemplar os manguezais do Rio da Aldeia, Areal, Barranco e Sambaqui. Bem como de apreciar a fauna local na foz do rio.
Trilha Morro de São João
As atrações da Trilha Morro São João são suas 4 cachoeiras: Pitu, Mandira, Rio de Minas e Encanto. Todas acompanhadas por um guia, diga-se de passagem.
Trilha do Morro das Almas
Na Trilha do Morro das Almas é comum presenciar no caminho diversas espécies de bromélias, sendo 41 espécies já estão catalogadas no Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Trilha do Sambaqui e do Costão Rochoso
A Trilha do Sambaqui e do Costão Rochoso atravessa o interior da floresta de encosta e os costões rochosos.
O que fazer na Ilha do Cardoso: Passeios de Barcos
Umas das principais atrações turísticas da Ilha do Cardoso são os passeios de barcos, visto que o grande destaque são as observações de golfinhos e botos, muito comuns na região.
Considerações Finais
Podemos resumir a Ilha do Cardoso um local repleto de Praias desertas, trilhas em meio a Mata Atlântica preservada e observação de golfinho. Então se você gosta de lugares rústicos, isolados e quer estar em contato com a natureza, certamente a ilha é um daqueles lugares especiais do nosso Brasil que é pouco conhecido mas que costuma encantar os seus visitantes. Agora que você já conhece as atrações, confira Como Chegar na Ilha do Cardoso.
Para dúvidas ou mais informações sobre a Ilha do Cardoso entre em contato com os guias locais clicando aqui.
Uma resposta
Já estive na praia de Pereirinha ,Marujá e cachoeira grande.
Paraíso 😍
Pretendo conhecer o resto 🥰