O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil e do mundo.
A primeira impressão que se tem ao desembarcar pela primeira vez no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a de que chegamos ao paraíso ou o mais próximo dele, acredite!
Fundado no ano de 1981, o parque nacional é uma unidade de conservação localizada em Grandes Lençóis, distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro, região nordeste do estado do Maranhão (MA).
Mapa do Lençóis Maranhenses.
Com cerca de 155 mil metros de extensão – quatro vezes o tamanho da Suíça, para se ter uma ideia –, os Lençóis Maranhenses são um compilado de paisagens exuberantes que se dividem entre dunas de areia branquinha e piscinas naturais de águas cristalinas. Um prato cheio para os apaixonados por turismo de natureza!
Confira nossas dicas sobre o destino e planeje-se!
Quais cidades visitar
Quando visitar os Lençóis Maranhenses, não deixe de inclua as seguintes cidades no roteiro:
Barreirinhas
Cidade de Barreirinhas. Foto: Monique Renne.
Considerada a principal porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a cidade de Barreirinhas é repleta de atrativos naturais fascinantes. Cercada pelas águas do Rio Preguiças, que corta toda a região e forma diversas pequenas prainhas de água doce.
Barreirinhas é o município com maior infraestrutura turística entre os três do parque nacional. Por este motivo é que recebe o maior número de turistas que visitam os Lençóis Maranhenses.
Santo Amaro
Município de Santo Amaro Lençóis Maranhenses. Foto: Ruy Barros.
Embora o município de Santo Amaro esteja mais próximo do parque nacional, no entanto ele não oferece tanta infraestrutura turística quanto Barreirinhas. Por outro lado, se você curte simplicidade vai adorar a beleza rústica da cidade.
Atins
Município de Atins. Foto: Divulgação.
Dentre as três opções, a cidade de Atins é a mais rústica e menos conhecida pelos turistas. Porém, isso não significa que o pequeno vilarejo de pescadores não seja deslumbrante e que não vale a pena visita-lo.
Atrações imperdíveis nos Lençóis Maranhenses
Confira a seguir o que você não pode perder ao visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses:
Caminhada pelas dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses
Travessia nos Lençóis Maranhenses. Foto: Tamires Fonseca (Blog Me llama que eu vou).
Em primeiro lugar está “A Grande Travessia dos Lençóis Maranhenses”, a caminhada pelas dunas e lagoas da região é diferente da maioria dos trekkings. Um dos motivos está relacionado ao calçado (ou a falta dele) durante o percurso, pois essa longa caminhada é feita de chinelo ou pés descalços.
Outro diferencial é o horário da trilha: durante a madrugada, pois muitos preferem sair antes do nascer do dia para evitar o sol à pino, já que não há sombras durante o percurso. Além do mais, não há nada melhor do que assistir a um belíssimo nascer do sol neste cenário dos sonhos.
A Travessia dos Lençóis Maranhenses completa leva em torno de 3 dias em seu percurso de um pouco mais de 30 km.
Vassouras
Em Vassouras, a 40 minutos de Barreirinhas, as dunas e piscinas naturais estão entre as principais atrações. Em uma hora de passeio, mais ou menos, é possível desbravar a região por inteiro e, ao final, se refrescar com um delicioso mergulho.
Outra atração bastante conhecida em Vassouras são os macacos-prego, local conhecido como Ilha dos Macacos, certamente um dos atrativos mais conhecidos nos Lençóis Maranhenses.
Passeio de lancha no Rio Preguiças
O passeio de voadeira – uma pequena lancha com capacidade para até 10 pessoas – é um dos passeios mais clássicos de Barreirinhas. O percurso é feito no Rio Preguiças à dentro em direção ao mar e conta com três paradas: Vassouras, Mandacaru e Caburé, e com direito a parada para um banho refrescante de no mar.
Lagoa Bonita
Lagoa Bonita, Lençóis Maranhenses. Foto: Luis Salvatore.
O Circuito da Lagoa Bonita é um dos daqueles atrativos que exigem uma boa dose de disposição, pois o local abriga uma das dunas mais altas da região com 60 metros de altura. Por outro lado, o esforço é recompensado assim que se chega ao topo com uma vista de tirar o fôlego.
Aproveite para conhecer a “Lagoa do Clone”, que recebeu esse nome após servir como cenário para as gravações de cenas a novela O Clone, da Rede Globo.
Lagoa Azul
Lagoa Azul, Lençóis Maranhenses. Foto: Divulgação.
O Circuito Lagoa Azul contempla seis lagoas: Toyoteiros, Preguiça, Esmeralda, Paz, Azul e Peixe. Esse passeio é feito a bordo de uma jardineira e passa pelo Rio Preguiças (de balsa) e segue por trilhas até o ponto de desembarque. O circuito pode ser realizado de dia ou à tarde, com algumas paradas para banho. Não deixe de contemplar o pôr do sol.
Mandacaru
Mandacaru é um simpático povoado que fica nos arredores dos Lençóis Maranhenses. A principal atração do local é o Farol de Preguiças, com seus imponentes 35 metros de altura e uma vista estonteante para o rio e o mar. Na hora do pit-stop, não deixe de experimentar a caipirinha de caju, fruta típica da região.
Passeio de quadriciclo
Passeio de quadriciclo pelos Lençóis Maranhenses. Foto: Divulgação.
O passeio de quadriciclo é um atrativo para um dia inteiro, já que o percurso tem cerca de 80 quilômetros ida e volta com muita adrenalina e diversão.
Durante o passeio, é possível conhecer de perto diversos biomas como a restinga e o cerrado, além das dunas, piscinas naturais e um trechos das praias. Sem dúvida uma das melhores atrações do turismo de aventura dos Lençóis Maranhenses.
Sobrevoando os Lençóis Maranhenses
Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses. Foto: Divulgação.
Você também pode conhecer os Lençóis Maranhenses do alto. O passeio de passeio de avião possui duração de aproximadamente 30 minutos e passa pelo Rio Preguiças, Lagoa Bonita e Queimada de Britos.
Praias
Lençóis Maranhenses. Praia de Caburé, refúgio onde o turista pode tomar banho de mar e do lado oposto tirar o sal do corpo com água doce. Existem chalés e boa comida. Foto: Divulgação.
Por fim a Praia de Caburé, Barra do Tatu, Moitas, Morro do Boi e Ponta do Mangue são algumas das mais belas praias de Barreirinhas. Para chegar até elas, no entanto, é necessário fazer uma pequena viagem de barco saindo de Barreirinhas.
Quando ir
Como os principais atrativos dos Lençóis Maranhenses são as piscinas naturais, a melhor época para se visitar o destino é entre os meses de junho e setembro, uma vez que, é quando as piscinas naturais atingem os maiores níveis de água.
De qualquer forma, sempre fique ligado(a) nas notícias sobre a região para saber se choveu o suficiente para que as piscinas estejam cheias. Lembre-se que tudo depende da natureza e nem sempre as coisas saem como a gente almeja.
Uma resposta
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.