Florianópolis – 10 passeios imperdíveis em meio à natureza

Florianópolis – 10 passeios imperdíveis em meio à natureza

Turismo de Natureza: Florianópolis

Florianópolis é exuberância de uma ponta a outra. Confira o que fazer na capital catarinense e se jogue!

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, não ganhou o título de “Ilha da Magia” à toa. As belezas naturais atribuídas ao destino – uma das três ilhas capitais do Brasil – realmente encantam e atraem os mais variados perfis de turistas (estrangeiros ou não).

São mais de 100 praias paradisíacas espalhadas por toda a ilha, lagos, dunas, sítios arqueológicos, casarões históricos e trilhas em meio à Mata Atlânticas perfeitas para os adeptos de turismo da natureza. Para quem curte badalação, Floripa também é o destino ideal. Principalmente no verão. Não curte calor? Sem problemas! Embora o ponto alto da ilha sejam as praias, ela é perfeita no inverno também. O que importa é ir. O quanto antes.

Veja nossas dicas do que fazer em Floripa e programe-se!

1 – Passeio no Barco do Pérola Negra

Passeio no Barco do Pérola Negra - Florianópolis

Passeio no Barco do Pérola Negra. Foto: Divulgação

Durante a alta temporada, fazer um passeio no Barco do Pérola Negra é uma experiência bastante divertida. A embarcação é a maior de Florianópolis com 25 metros de comprimento, 7,30 metros de largura e capacidade para 200 passageiros.

No decorrer do passeio, o público terá a oportunidade de curtir apresentações de dança, shows e peças de teatro com os piratas Jack Spera, Bugra e Mouro que fazem a diversão de adultos e crianças. O passeio tem duração de, aproximadamente, 3 horas. Ótima pedida!

2 – Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição - Florianópolis

Lagoa da Conceição. Foto: Divulgação.

A Lagoa da Conceição é o cartão postal da ilha. Situada no centro da ilha, o ponto turístico é rodeado por construções antigas, bares, restaurantes, núcleos de artesanato e muito mais. Quer apreciar a vista desse espelho d’água e seus arredores de cima? Então vá até o mirante do Morro da Lagoa. A vista é espetacular!

3 – Ilha do Campeche

Ilha do Campeche - Florianópolis

Ilha do Campeche. Foto: Heverson Santos.

Essa atração não pode faltar no seu roteiro, hein? A Ilha do Campeche é a única ilha do Brasil tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. Suas praias são paradisíacas, é verdade, porém, são as dezenas de figuras rupestres espalhados por sítios arqueológicos presentes na região que são as grandes estrelas do local.

A melhor forma de conhecer a ilha é através dos barcos de pescadores que saem da Praia da Armação, no sul de Floripa. Durante o verão, é possível chegar à ilha de escuna que partem da Barra da Lagoa. Ah! Não vá esquecer de levar snorkel e máscara de mergulho para nadar junto aos peixes.

4 – Trilha da Lagoinha do Leste

Trilha da Lagoinha do Leste - Florianópolis

Trilha da Lagoinha do Leste. Foto: Divulgação

Há quem diga que a Praia Lagoinha do Leste é a mais bonita da ilha e, bem, motivos para isso é o que não faltam. Considerada ainda selvagem, a praia está localizada dentro do Parque Municipal da Lagoinha do Leste, área de proteção ambiental com 453 hectares que reúne mata nativa, costões, lagoas e cachoeiras. Um prato cheio para quem curte turismo de aventura!

A trilha, por sua vez, possui cerca de 2 km de extensão e tem grau de dificuldade moderado. Por isso exige bom preparo físico, já que pelo caminho haverão subidas com aclives de até 200m. No ponto mais alto da trilha está a recompensa: o mirante, de onde é possível ver as praias do Pântano do Sul, e a lagoa. Ah! Não se esqueça de levar os seguintes itens para esse “rolê”: repelente, filtro solar, bota para caminhada, água, chapéu ou boné e óculos escuros.

5 – Parque Ecológico do Córrego Grande

Parque Ecológico do Córrego Grande - Florianópolis

Parque Ecológico do Córrego Grande. Foto: José Renato Neves S. Dos Santos.

O Parque Ecológico do Córrego Grande é uma área com mais de 20 hectares repleta de atrativos. Para os amantes de turismo da natureza, esse é um dos atrativos mais bacanas de se conhecer em Florianópolis. O local possui uma infraestrutura excelente e disponibiliza trilhas (bem sinalizadas), lagoas, espaço para fazer piqueniques… Para relaxar é a parada perfeita!

Vá lá: Rua João Pio Duarte Silva, 535 – Córrego Grande / Aberto todos os dias das 7h às 19h

6 – Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones - Florianópolis

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Foto: Rodrigo Silveira

Inaugurada no ano de 1744 na Ilha de Ratones Grande, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones remete construções medievais com pontes levadiças, fontes d’água e aqueduto. Além do valor histórico, o atrativo ainda conta com trilhas em meio à Mata Atlântica que levam até a orla.

7 – Dunas da Joaquina

Dunas da Joaquina - Florianópolis

Dunas da Joaquina. Foto: guiemi.blogspot.com

Não há a menor possibilidade de falar sobre as atrações de Florianópolis e não citar tanto a Praia da Joaquina quanto suas famosas dunas. As Dunas da Joaquina são consideradas as melhores do sul do país e são o cenário perfeito para a prática de esportes como o sandboard – “surfe de areia” – e outros tipos de esportes voltados a destinos como esse. Parada obrigatória!

8 – Parque Estadual Rio Vermelho

Parque Estadual Rio Vermelho - Florianópolis

Parque Estadual Rio Vermelho. Foto: Divulgação.

Fundado em 2007, o Parque Estadual do Rio Vermelho está situado numa área de 1.532 hectares, entre a Barra da Lagoa e o distrito do Rio Vermelho. O local cobre a Mata Atlântica e a restinga da Praia do Moçambique.

Além de atrativos voltados para turismo da natureza, o local ainda possui estrutura completa de camping – considerado, inclusive, como um dos melhores do país. E aí? Vai perder a oportunidade de conhecer um lugar como esse?

9 – Parque da Lagoa do Peri

Parque da Lagoa do Peri - Florianópolis

Parque da Lagoa do Peri. Foto: CP. Adventure

Você quer recarregar as energias? Então inclua o Parque Municipal da Lagoa do Peri em seu roteiro. O local é uma reserva biológica rica em fauna e flora abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas no sul de Florianópolis.

Além disso, o parque é considerado um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica. Por este motivo, não é difícil de encontrar animais típicos por lá como lontras, macaco-prego e, com sorte, até mesmo jacarés de papo amarelo.

10 – Forte de Santana

Forte de Santana - Florianópolis

Forte de Santana. Foto: Divulgação.

Eis mais uma construção com valor histórico inestimável. O Forte de Santana foi construído em 1761 para proteger a então Vila de Nossa Senhora do Desterro. Após sua construção, diversas reformas e restaurações já foram feitas, sendo a definitiva feita na década de 60.

Desde a década de 30, o local é considerado Patrimônio Histórico e atualmente abriga o Museu de Armas Major Lara Ribas, da Polícia Militar de Santa Catarina. Vale a visita!

E então? O que achou das nossas dicas? #PartiuFloripa? Deixe aí nos comentários!

Confira também As 10 melhores Praias de Santa Catarina.

Quer saber mais sobre Turismo de Natureza no Brasil e no Mundo? Então nos acompanhe também no Facebook.

Envie seu comentário