Saiba como chegar no Jalapão, este destino de ecoturismo que vêm sendo cada vez conhecido
As belezas naturais do Tocantins destacam-se por sua beleza singular, resultado do encontro dos biomas do Cerrado, Mata Atlântica e Amazônico. No Jalapão possui águas abundantes, chapadões e serras, dunas, cachoeiras, nascentes e impressionantes formações rochosas. Fique ligado, saiba como chegar no Jalapão, bem como nossas dicas de turismo.
Fervedouro Bela Vista. Foto: Divulgação.
O Parque Estadual do Jalapão possui uma área de 34 mil quilômetros, sendo os principais municípios para o turismo são: Ponte Alta, Mateiros e São Félix.
Saindo de Palmas, normalmente o roteiro turístico realizado começa em Ponta Alta, segue logo depois por Mateiros, vai para São Félix e retorna para Palmas.
Como chegar no Jalapão
O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, está a cerca de 190 quilômetros do Parque Estadual do Jalapão.
Como não há aeroportos próximos ao Jalapão, o único meio de se chegar ao destino é por via terrestre. Para os viajantes vindos de outros estados, a melhor opção é vir de avião até Palmas e de lá seguir de carro até o destino. O Aeroporto de Palmas recebe voos diretos vindos de São Paulo, Brasília e Goiânia e com escalas do restante do país.
Se a intenção é conhecer o Jalapão dirigindo por suas estradas, é altamente aconselhável alugar um veículo 4×4. Carros populares encontram-se grandes dificuldades para trafegarem por essas estradas que quase todas não são asfaltadas, visto que grande parte são de solo arenoso.
Como chegar no Jalapão. Carro 4×4.Foto: Renato Sarreto.
Aliás se for alugar um carro, não deixa também de contratar um guia. Trafegar pelas estradas que não dispõe sinal de internet ou telefone e placas mal sinalizadas, ao deixar de contratar esse serviço poderá sofrer muitos perrengues.
Saindo de Palmas até Ponte Alta do Tocantins (160 km)
Considerada a porta de entrada do Jalapão, para chegar em Ponta Alta você segue pela TO-050 até o Porto Nacional, depois segue pela TO-255.
Saindo de Palmas até Novo Acordo (124 km)
Outra opção para chegar na região é pelo município Novo Acordo, para chegar nesse destino você segue pela BR-010 e depois pela TO-020.
Saindo de Ponte Alta até Mateiros ( 161 km)
Mateiros é onde concentra a maioria das atrações, para chegar ao município siga pela TO-255 ou TO-030, depois dirija-se para o TO-255, saindo de Novo Acordo.
Caso não queira fazer os passeios por conta própria, outras possibilidades de conhecer o Jalapão são através de agências de turismo e empresas especializadas. Nesse sentido poderá encontrar roteiros de 2 a 7 dias, alguns incluindo hospedagem.
Quando ir
O turismo no Jalapão pode ser feito o ano todo. A única ressalva, porém, é com o período de chuvas que vai de outubro a abril. Mesmo assim, como ocorre com qualquer outro destino, o Jalapão também tem seu período ideal para visitação que vai de maio a julho – nada de chuvas e nem de um tempo super seco que contribui para o desconforto nasal.
Custo
Um ponto alto para quem visita o Jalapão é não precisar organizar a viagem com antecedência por medo de o lugar ficar superlotado e os preços super salgados. Embora seja super viável ir por conta própria para o Jalapão, recomendamos que você contrate os serviços de uma agência de viagens para otimizar tempo e dinheiro.
Geralmente, os pacotes oferecidos pelas agências seguem um padrão, embora os valores variem de agência para agência. Os preços vão de 1200 a 2900 reais e o número de dias vai de dois a sete dias. Vale ressaltar ainda que, no geral, os pacotes podem ser parcelados e incluem: transporte, hospedagem, alimentação, serviços de guia, entrada das atrações. Em contrapartida, alguns pacotes não incluem hospedagem em Palmas que podem variar de 80 a 250 reais.
Checklist
Na hora de preparar sua bagagem, escolha por uma mochila ao invés de mala. E não se esqueça dos seguintes itens:
• Lanterna;
• Máscara de mergulho;
• Protetor solar;
• Repelente;
• Produtos de higiene pessoal;
• Roupa de banho;
• Toalha;
• Casaco leve;
• Casaco impermeável;
• Boné ou chapéu;
• Óculos de sol;
• Câmera fotográfica;
• Protetor labial;
• Carregador externo de bateria.
Dicas Principais
Agora que você já sabe como chegar no Jalapão. Confira nossas dicas de viagem, aliás elas são sempre bem-vindas, né? Veja só as que separamos para você:
• Escolha levar dinheiro em espécie. No Jalapão não há caixas eletrônicos e ninguém aceita cartão de crédito;
• É proibido usar filtro solar e repelente antes de mergulhar nos fervedouros. Por isso fique atento(a) a isso, tudo bem? Preservar o local é fundamental;
• Hidrate-se! Leve água e comidinhas durante toda sua viagem, pois pode levar um tempo até você chegar a um local para comprar coisas desse tipo;
• Internet? Esqueça. O sinal de celular é praticamente inexistente e somente na pousada será possível achar algum tipo de comunicação neste sentido. Mas, quer um conselho? Aproveite que você está em um dos lugares mais fascinantes do Brasil e se esqueça do celular!
• Reserve pelo menos cinco dias para conhecer o Jalapão. As principais atrações do destino estão espalhadas por três municípios e então já viu, né? Muitas coisas para ver e se você não dedicar uns bons dias para conhecê-lo direitinho, vai ficar um sentimento de frustração.
Dicas Secundárias
• Sempre leve uma alimentação preparada para o dia todo, pois mesmo que alguns atrativos oferecem refeições, na maior parte do tempo você vai rodar muitos quilômetros sem avistar nenhum estabelecimento para comprar alimentos ou água.
• Você costuma enjoar em viagens? Então não se esqueça de levar seu remedinho, pois saindo de Palmas são cerca de 2 horas de asfalto + 3 horas no chão de terra até chegar ao destino (e durante a viagem também).
• Otimização de espaço: só leve tênis se for fazer uma trilha, pois dá para fazer tudo de chinelo. Caso você vá fazer trilhas, escolha um calçado confortável.
• Se você for alugar um carro 4×4 em Palmas, o recomendável que seja solicitado com muita antecedência, visto que este transporte não chega ser tão abundante e pode correr o risco de não conseguir alugar um se for ver em cima da hora.
E aí? Curtiu nossas dicas? Já visitou o Jalapão? Tem mais dicas para nos dar? Bote tudo aí nos comentários!
Agora que você já sabe como chegar no Jalapão, confira também nosso artigo sobre os principais atrativos do Jalapão.