O Parque Estadual da Serra dos Pireneus é um dos destinos encantadores para os amantes da natureza em Goiás. Localizado a cerca de 20 km do centro de Pirenópolis e a 6 km da cidade de Cocalzinho de Goiás.
A reserva abrange uma área próximo de 30 mil hectares e é o lar de várias espécies animais e vegetais únicas. Com trilhas, cachoeiras, mirantes e diversas atividades ao ar livre, o parque oferece uma experiência única para quem busca contato com a natureza e um ambiente tranquilo para relaxar.
A entrada no Parque Estadual dos Pireneus é gratuita, para aproveitar a logística dos passeios poderá incluir outras atrações que ficam na mesma rodovia, tais como a Cachoeira do Abade, Cachoeira do Lázaro e Cachoeira Santa Maria.
História e Geografia do Parque Estadual da Serra dos Pireneus
O Parque Estadual da Serra dos Pireneus foi criado em 1987 para proteger a área de influência da nascente do rio Corumbá, que abastece diversas cidades da região. A reserva está localizada na Serra dos Pireneus, que faz parte do Planalto Central Brasileiro e abrange parte dos municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás.
Com uma altitude média de 1200 metros, a região tem um clima agradável durante todo o ano, com temperatura média anual de 22 °C. A área é coberta por uma vegetação típica de cerrado, com espécies como ipês, buritis, cagaitas e pequis, além de diversas espécies de animais como tamanduás-bandeira, tatus, lobos-guará e várias aves.
O que fazer na Serra dos Pireneus
Trilha do Pico dos Pireneus
Com 1385 metros de altitude, o Pico dos Pireneus é o ponto mais alto da região e o mais visitado do parque. Lá, no topo, se encontra uma pequena capela dedicada à Santíssima Trindade. Além disso, esta formação geológica é um divisor das águas de duas importantes bacias hidrográficas do continente, a Tocantinense e a Platina.
Para chegar ao topo a partir de Pirenópolis, é preciso seguir uma estrada de terra até o Parque e depois fazer uma trilha que leva entre 15 e 20 minutos, passando por um mirante e a igreja. É recomendável usar um bom calçado e roupas confortáveis, além de levar uma garrafa de água.
O esforço para chegar ao alto é recompensado com uma vista deslumbrante da região, onde é possível avistar algumas cidades ao longe, como Brasília, Goiânia e Anápolis.
Morro Cabeludo
O Morro Cabeludo é uma das mais impressionantes formações rochosas do parque, com mais de 1300 metros de altura e mais de 1 bilhão de anos de idade. Esse tesouro natural é um lugar incrível para os amantes da aventura e da natureza, pois abriga uma grande diversidade de espécies endêmicas rupestres, como cactos, orquídeas e bromélias.
Como Chegar no Parque Estadual Serra dos Pireneus
Saindo do Centro Histórico de Pirenópolis, há 20 km de distância do Parque Estadual Serra dos Pireneus, você precisa pegar a Rua do Bonfim, seguir na Avenida Prefeito Luiz gonzaga Jayme e entrar em uma estrada de terra até o Parque dos Pireneus. O percurso de carro é feito em aproximadamente 40 minutos.
Pirenópolis está a cerca de 130 km da capital Goiânia e a 150 km de Brasília.
Conclusão
O Parque Estadual da Serra dos Pireneus é um destino imperdível para os amantes da natureza em Goiás. Com trilhas, cachoeiras, atividades ao ar livre e uma grande variedade de fauna e flora, o parque oferece uma experiência única e inesquecível para os visitantes.
Respostas de 2
Deve ser uma bela região para que se possa estudar o siclo de vida das onças que deve ser bem ínteresante .
Com certeza irei conhecer a região de vocês que é belíssima