O que fazer em Jaquirana
O que fazer em Jaquirana

O que Fazer em Jaquirana – Conheça 12 Atrações Imperdíveis

Jaquirana, um verdadeiro paraíso natural encravado na Serra Gaúcha, é um destino repleto de belezas que cativam seus visitantes. Com uma população de quase 7 mil habitantes, a cidade oferece uma experiência única para os amantes da natureza e da tranquilidade. Conheça agora 12 atrações imperdíveis para explorar em Jaquirana.

O que fazer em Jaquirana: 12 Atrações que Você Não Pode Perder

1. Cachoeira das Três Quedas

Cachoeira das Três Quedas em Jaquirana.
Cachoeira das Três Quedas. Foto: jaquirana.rs.gov.br

Localizada no Arroio dos Novilhos, na Picada interior de Jaquirana, a Cachoeira das Três Quedas é um espetáculo da natureza ainda pouco explorado. A 29 km do centro da cidade, sendo 23 km de asfalto, esse atrativo turístico oferece não apenas a beleza das quedas d’água, mas também a serenidade do entorno.

2. Cachoeira do Funil

Cachoeira do Funil em Jaquirana.
Cachoeira do Funil. Foto: jaquirana.rs.gov.br

No interior do município, na localidade de Boa Vista, a Cachoeira do Funil, no Rio das Antas, é um convite à contemplação. A 28 km da cidade de Jaquirana, os visitantes podem percorrer trilhas até a cachoeira, desfrutando do banho de rio e até mesmo da pesca, envoltos em uma paisagem de tirar o fôlego.

3. Cachoeira Rodeio das Pedras

Cachoeira Rodeio das Pedras.
Cachoeira Rodeio das Pedras. Foto:jaquirana.rs.gov.br

Para os amantes do off-road, a parada obrigatória é na Cachoeira Rodeio das Pedras. Localizada em área privada, pertencente à Família Pereira, essa cachoeira impressiona pela altura e pela exuberância natural. A Trilha do Silêncio é um atrativo adicional, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

4. Cachoeirão dos Costa

Cachoeirão dos Costa.
Cachoeirão dos Costa. Foto:jaquirana.rs.gov.br

No Rio Tainhas, na Barra da Chapada, o Cachoeirão dos Costa é mais um dos exuberantes atrativos turísticos de Jaquirana. A 28 km do centro da cidade, esse local encanta os visitantes com suas quedas d’água magníficas, acessíveis através dos serviços de guias locais.

5. Cascata Invernada de Baixo

Cascata Invernada de Baixo, jaquirana.
Cascata Invernada de Baixo. Foto:jaquirana.rs.gov.br

Situada no Arroio Boqueirão, na localidade de Boa Vista, a Cascata Invernada de Baixo é um deleite para os aventureiros. Em meio a uma floresta de Mata de Araucárias, suas águas cristalinas são perfeitas para um refrescante banho de verão.

6. Cascata Irmãos Reis

Cascata Irmãos Reis.
Cascata Irmãos Reis. Foto:jaquirana.rs.gov.br

Dentro das terras da Aldeia Colibri, a Cascata Irmãos Reis oferece uma experiência única aos visitantes. Com trilha leve e uma beleza incrível, esse atrativo é acessível a hóspedes da aldeia e também a quem deseja conhecer mediante uma pequena taxa.

7. Cascatas Princesa dos Campos

Cascatas Princesa dos Campos, na Fazenda Cascatas dos Venancios
Cascatas Princesa dos Campos. Foto: Página do Facebook Fazenda Cascatas dos Venancios

Às margens do Arroio dos Novilhos, a Cascatas Princesa dos Campos é considerada um cartão postal de Jaquirana. A 20 km da área central da cidade, essa área privada oferece visitação às quedas d’água, trilhas ecológicas, pousada e área de camping, proporcionando uma imersão completa na natureza.

8. Fazenda Cascatas dos Venâncios

Fazenda Cascatas dos Venâncios.
Fazenda Cascatas dos Venâncios. Foto:jaquirana.rs.gov.br

Com contato direto com a natureza, a Fazenda Cascatas dos Venâncios é um refúgio para quem busca descanso. Banhada pelo Rio Camisas, essa fazenda possui quedas d’água cristalinas e oferece experiências gastronômicas únicas, como churrasco de carne de ovelha e pastel de carne com pinhão.

9. Mirante da Mutuca

Mirante da Mutuca.
Mirante da Mutuca. Foto:jaquirana.rs.gov.br

Um dos mais belos pontos turísticos de Jaquirana, o Mirante da Mutuca, com sua plataforma de 40m² em madeira rústica, proporciona uma vista deslumbrante do Vale do Rio Tainhas. Cercado por mata nativa, vale montanhoso e o leito do rio, é um local que inspira paz e contemplação. Aberto sempre, é uma parada obrigatória para os amantes da natureza.

10. Morro da Cruz – Cristo Redentor

Morro da Cruz - Cristo Redentor.
Morro da Cruz – Cristo Redentor. Foto: jaquirana.rs.gov.br

Dentro da cidade, o Morro da Cruz abriga o monumento do Cristo Redentor e a Trincheira da Revolução de 1923. Acesso por carro ou por uma longa escadaria de 167 degraus, o local oferece uma visão privilegiada do pôr do sol. Com trilha em meio a uma floresta de araucárias, áreas para piquenique e uma estrutura completa, é um ponto de encontro para quem busca conexão com a natureza.

11. Passo do “S”

Cachoeira Passo do “S”.
Cachoeira Passo do “S”. Foto: Página do Facebook Parque Estadual do Tainhas.

A 35 km da área central da cidade, o Passo do “S” é assim denominado pela formação rochosa em forma dessa letra. Localizado dentro do Parque Estadual do Tainhas, pode ser acessado a pé, de carro ou até mesmo a cavalo. Com uma queda d’água de aproximadamente 100 metros, é um espetáculo natural que vale a visita. Sem custo para visitação, está aberto a qualquer hora do dia.

12. Ponto do Funil

Ponto do Funil em Jaquirana.
Ponto do Funil. Foto:jaquirana.rs.gov.br

No Rio das Antas, logo abaixo da Barragem PCH Pezzi, o Ponto do Funil é um lugar incrível com suas corredeiras de águas cristalinas, formando um ponto em forma de funil. A 38 km da cidade, é mais um dos atrativos naturais de Jaquirana-RS que merece ser explorado.

Como chegar em Jaquirana

Para alcançar Jaquirana de carro a partir de Porto Alegre, percorra aproximadamente 220 km, o que corresponde a uma viagem de aproximadamente 3 horas e 30 minutos pela RS-020.

Conclusão

Jaquirana se revela como um tesouro escondido na Serra Gaúcha, oferecendo uma experiência única para os amantes da natureza e da tranquilidade. Com suas atrações imperdíveis, que vão desde cachoeiras magníficas até mirantes deslumbrantes, a cidade proporciona um mergulho nas belezas naturais da região. Cada ponto de interesse revela a riqueza da biodiversidade local, convidando os visitantes a explorarem trilhas, apreciarem quedas d’água majestosas e se conectarem profundamente com o ambiente.

COMPARTILHE:

Uma resposta

  1. Adorei.
    Gostaria de saber se as cascatas podem ser vista sem longas caminhadas.
    Gostamos de turismo de contemplação, até porque somos idosos.
    Mesmo trilhas pequenas podem ser um problema para minha mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.