Turismo de Aventura em Brotas: 10 atrações imperdíveis

Brotas – O que fazer?

O turismo de aventura em Brotas é a combinação perfeita de aliar a natureza e a diversão em um só lugar. Localizado no interior do Estado de São Paulo, a cerca de 240 quilômetros da capital paulista, o destino é referência no turismo de aventura e turismo de natureza.

Conhecida como “a capital da aventura paulista”, Brotas entrou na cobiçada lista de melhores destinos de turismo de aventura nos anos 90, com a ascensão do rafting – modalidade esportiva que consiste em descer corredeiras a bordo de botes infláveis. Desde então, a cidade passou a receber aventureiros de todo o Brasil. Mas atrações em Brotas não param por aí.

Assim sendo, listamos 10 atrações imperdíveis ligadas ao turismo de aventura para se fazer na cidade. #Partiu?

Turismo de aventura em Brotas

Mountain Bike

Turismo de Aventura em Brotas Turismo de Aventura em Brotas – Mountain Bike. Foto: Brotas Pedal.

Passeios de mountain bike são muito comuns em Brotas. Durante a atividade esportiva, os percursos são divididos entre: trilhas próprias para iniciantes, onde os percursos são menores; e trilhas próprias para ciclistas experientes, onde os percursos são irregulares. Dessa forma, a atividade contempla a todos.

Rafting, Boia Cross e Kayak

Turismo de Aventura em Brotas Turismo de Aventura em Brotas – Rafting. Foto: Rafting Brotas.

Estas são as três modalidades mais procuradas por quem desembarca em Brotas. O rafting, como dito anteriormente, é uma atividade que consiste em descer as corredeiras dos rios a bordo de botes infláveis; Já o Boia Cross, é um esporte onde se desce o rio a bordo de boias individuais; O Kayak, por sua vez, é um barco próprio para descer corredeiras. E aí? Qual dessas modalidades você faria?

Cachoeira do Astor

Brotas - O que fazer? Turismo de Aventura em Brotas – Cachoeira do Astor. Foto: Divulgação.

Considerada uma das cachoeiras mais bonitas da região, a Cachoeira do Astor tem uma beleza impressionante. Localizada em uma propriedade privada, a atração conta com duas quedas d’água de 30 metros de altura cada e uma piscina natural. O acesso é feito por trilha e o percurso dura em torno de 40 minutos, portanto um passeio bem tranquilo de se fazer.

Tirolesa e Tirolesa com bicicleta

Brotas - O que fazer? Turismo de Aventura em Brotas – Tirolesa com Bicicleta. Foto: Divulgação.

Em 2017, Brotas ganhou uma nova atração turística voltada ao turismo de aventura. Que atração é essa? A SuperBike, uma tirolesa com bicicleta presa a um cabo de aço a 70 metros de altura onde, além de o viajante poder “pedalar pelos ares”, ainda tem uma vista panorâmica. O super “rolê” custa a partir de 90 reais, embora o preço seja um pouco salgado, o passeio vale super a pena.

A lista continua!

Ecoparque Cassorova

Brotas - O que fazer? Turismo de Aventura em Brotas – Cachoeira Cassorova. Foto: Divulgação.

O Ecoparque Cassorova é uma das principais atrações do turismo de aventura Brotas. Além de oferecer uma ótima infraestrutura, o local oferece diversos atrativos. A principal é a Cachoeira Cassorova, bem como eleita a cachoeira mais bonita de Brotas pelo Guia Quatro Rodas e um dos cartões-postais da cidade.

Areia que Canta

Brotas - O que fazer? Turismo de Aventura em Brotas – Areia que canta. Foto: Divulgação.

Certamente, a Areia que Canta é um das atrações mais lindas de Brotas. A atração fica dentro das dependências do Hotel Fazendo Areia que Canta e recebeu esse nome porque produz um som semelhante ao som de uma cuíca. O acesso à nascente é gratuito para hóspedes e taxado para visitantes.

Parque dos Saltos

Brotas - O que fazer? Turismo de Aventura em Brotas – Parque dos Saltos. Foto: Brotas Online.

O Parque dos Saltos abriga uma paisagem exuberante. Localizado na região central de Brotas, o local pode ser desbravado por diversas trilhas que levam às corredeiras do Rio Jacaré Pepira. Ecoturismo na veia! A entrada é gratuita.

Parte final

Cachoeira do Saltão

Brotas - O que fazer? Turismo de Aventura em Brotas – Cachoeira do Saltão. Foto: Divulgação.

Localizada em Itirapina, município vizinho a Brotas, a Cachoeira do Saltão é uma das maiores e mais bonitas cachoeiras do estado de São Paulo. Com uma queda d’água de 75 metros de altura, a cachoeira tem uma imponência que impressiona. A região conta com estrutura de camping.

Arvorismo

Brotas - O que fazer? Turismo de Aventura em Brotas – Arvorismo. Foto: Divulgação.

Depois do rafting, o arvorismo é a segunda atração focada em turismo de natureza mais procurada em Brotas e consiste, basicamente, em explorar as copas das árvores utilizando equipamentos de rapel. Durante a atividade, o praticante passa por obstáculos dos mais diferentes níveis de dificuldade. Em outras palavras, é adrenalina pura!

Cachoeirismo

Brotas - O que fazer? Turismo de Aventura em Brotas – Cachoeirismo. Foto: Divulgação.

Por fim chegamos o nosso último passeio, se a sua intenção é ter um contato mais direto com a natureza, o cachoeirismo é a sua modalidade. A atividade proporciona um contato direto com a flora, pois consiste no praticante descer quedas d’água utilizando as técnicas do rapel. Certamente, essa será uma experiência única desse turismo de aventura em Brotas!

E então? Curtiu nosso artigo sobre Turismo de aventura em Brotas? Aliás poderá te agradar também em São Paulo a Trilha das 7 praias em Ubatuba.

Veja também: