Como chegar em Alter do Chão, quando ir e o que comer

Em Santarém, no distrito de Alter do Chão, é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Então fique por dentro e saiba todos os detalhes de como chegar em Alter do Chão.

caribe da amazônia - alter do chão O Caribe da Amazônia. Foto: Divulgação.

Alter do Chão, também conhecido como Caribe Amazônico, oferece diversos atrativos naturais para quem curte turismo de natureza. O destaque acima de tudo está na Ilha do Amor, uma das praias mais bonitas do Brasil. Está foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como a praia de água doce mais bonita do mundo.

Como chegar

Como chegar em Alter do Chão de táxi ou ônibus

O Aeroporto Internacional de Santarém (Maestro Wilson Fonseca) está a 15 km de centro do município e a 11 km da rodoviária. Do centro de Santarém até a vila dos pescadores de Alter do Chão são 38 km pela PA-457.

O preço do translado do centro de Santarém até a vila custa R$90 pelas corporativas de táxis, já o tempo do trajeto leva em torno de 40 minutos.

A opção mais barata para se chegar até a Vila do Alter do Chão é através dos ônibus municipais que custa R$2,50, estes saem a cada uma hora do centro. No entanto não é indicado para quem está levando mala grande ou indo com crianças.

Como chegar em Alter do Chão de Avião

Há voos direto para o aeroporto de Santarém saindo de Brasília, Belém e Manaus. Assim sendo operam as companhias aéreas Azul, LATAM, Gol e Map. No entanto os voos mais em conta são os de saindo de Belém e tempo de viagem leva em torno de 1 hora e 20 minutos.

Como chegar em Alter do Chão de Carro

Por estarmos falando da Amazônia onde o transporte muitas vezes são por vias fluviais. Sendo assim o acesso por estrada nessa região é bem restrito. Ao passo que quem for de carro em épocas de chuvas seja recomendado ir em carros 4×4.

Partindo de Belém:
Via BR 230 – 1.373 km – 21h28m
Via BR-010 e BR-230 – 1.795 km – 27h

Distâncias de algumas principais capitais para Santarém por terra

• Belém: 1.373 km

• Brasília: 2.611 km

• Curitiba: 3.467 km

• Rio de Janeiro: 3.692 km

• Salvador: 3.000 km

• São Paulo: 3.305 km

• Vitória: 3.756 km

Para quem deseja fazer os percursos de carros chegando no aeroporto de Santarém, você pode alugar um veículo diretamente no aeroporto. A vantagem de alugar um carro é que poderá também conhecer outros destinos. A belíssima Praia do Pindobal é uma delas, está a 13 km de estrada da Vila de Alter do Chão. Assim como a Praia de Ponta de Pedras, que está a 35 km do centro de Santarém. Aliás nada impede também de contratar com uma agência de turismo para conhecer esses lugares.

Como chegar em Alter do Chão de Barco

Quer conhecer ainda mais a Amazônia? Uma opção é viajar de barco até Santarém, isto é, caso tenha muito tempo para viajar. Desse modo pode sair de Belém ou Manaus. Seja como for as distâncias dessas cidades até Santarém são praticamente as mesmas. Dessa maneira, o tempo de viagem leva em torno de 2 a 4 dias dependendo do tipo da embarcação e do sentido da correnteza do rio.

Belém – Santarém

Empresa: Amazon Star Turismo –
Site: www.amazonstar.com.br
Telefones: 91-3241-8624 / 91-3212-6244

Manaus – Santarém

Ana Beatriz IV – 92 9149-8860 | (92) 9112-1014 | 93 3522-6061
São Bartolomeu – 93 9145-9252 | 93 9975-2452
Luiz Afonso – 93 9143-0837 | 92 9292-7604
Cisne Branco – 91 3224-1225

Quando ir a Alter do Chão

De seis em seis meses, o sobe e desce da água muda tudo, onde floresta e rio se misturam, é como se estivéssemos em 2 lugares em um só

Como chegar em Alter do Chão, quando ir e o que comer - Rio Tapajós Rio Tapajós quando está seco. Foto: Divulgação.

O verão amazônico, de agosto a dezembro, é a melhor época para conhecer Alter do Chão. Dessa forma os volumes dos rios baixam e se formam praias de areias branquinhas e de águas cristalinas.

A coloração da água do Caribe da Amazônia, especificamente do Rio Tapajós, varia dependendo da época do ano, de marrom claro, marrom escuro e até verde cristalino, isso em virtude da água do mar que entra na região.

De fevereiro a julho o Rio Tapajós sobe e as praias ficam submersas. Apesar de não poder presenciar elas nesse período, no entanto é a melhor época para passear pela Floresta Encantada do Tapajós, fica submersa e o passeio de canoa é realizado por meio das copas das arvores. Vale ressaltar que só é permitido chegar nesse local por meio de canoa, bem como é proibido utilizar qualquer outro tipo de embarcação, tudo para manter a paz da fauna na região.

Como chegar em Alter do Chão, quando ir e o que comer - Rio Tapajós cheio Rio Tapajós quando está cheio. Foto: Cristiano Santa Cruz.

O que comer em Alter do Chão

A gastronomia do Pará é uma viagem a parte, em cada região possui um sabor único e com Santarém não é diferente. Os famosos pratos típicos à base de peixes regionais é uma boa pedida, tais como: Surubim, tucunaré e pirarucu, alguns ao molho de creme de Castanha do Pará e ao molho de camarão como o aviú, o menor camarão do mundo.

gastronomia tapajós - culinária tapajós - que comer em Alter do Chão Gastronomia Tapajônica. Foto: Divulgação.

Se você adora banana não deixe de experimentar a banana de Santarém que tem a sua casca vermelha, também não deixe de comer o famoso feijão manteiguinha, um feijão regional com um sabor adocicado delicioso.

Além da culinária regional, não deixe também de experimentar os pratos típicos do Pará: Pato no Tucupi, Tacacá, Açaí natural, unha de caranguejo, bolinho de camarão, bolinho de piracuí, maniçoba, entre outros. Bem como experimentar os sucos, sorvetes e sobremesas das frutas da Amazônia, tais como: Muruci, cupuaçu, bacuri, taperebá, araça, entre outros.

Agora que você sabe como chegar e quando ir para Alter do Chão, saiba o que fazer, confira os passeios imperdíveis dessa região.

Afim de explorar mais Pará? Conheça também

Turismo de Natureza Belém do Pará – 10 Passeios Imperdíveis

Roteiro na Ilha de Marajó de 1 a 5 dias

O que fazer na Ilha de Marajó em Soure?

Veja também: